O Departamento Pessoal é uma das vertentes mais importantes da área de Contabilidade no Brasil. Praticamente todos os tipos de empresas que mantêm funcionários necessitam desse tipo de serviço, dada a complexidade das leis trabalhistas.

Embora a alta demanda seja um sinal de que o mercado oferece muitas oportunidades, o profissional que deseja atuar com Departamento Pessoal deve se atentar a alguns fatores para conseguir preencher uma vaga ou, até mesmo, buscar outras maneiras de conquistar espaço no mercado.

Para melhor elucidar o assunto, fornecerei, neste artigo, um breve panorama do mercado de Departamento Pessoal para profissionais contábeis e, é claro, algumas dicas do que fazer para ampliar as chances de sucesso. Acompanhe!

O mercado de Departamento Pessoal para contadores

Quando pensamos em médias e grandes empresas, temos de ter em mente que o Departamento Pessoal pode ser formado tanto por equipes internas quanto por profissionais terceirizados.

No primeiro caso — mais tradicional —, a própria companhia seleciona os profissionais contábeis de acordo com os seus critérios e avaliações. Ou seja, você é contratado pela própria empresa e passa a ser um funcionário do regime celetista.

Em contrapartida, temos o mercado de outsourcing (terceirização), o qual vem mudando a maneira como as contratações são feitas. O contratado, nesse caso, não é o profissional contábil, mas o fornecedor de serviços dessa natureza.

O prestador de serviços, por sua vez, é representado pela figura do escritório contábil. Logo, estando você em busca de oportunidades, convém apresentar o currículo a esses escritórios, também. Mas vale destacar: o mercado de Departamento Pessoal não se resume a isso.

A prestação de serviços de Departamento Pessoal

Os exemplos acima são mais voltados a médias e grandes empresas, como mencionamos, e não se aplicam, necessariamente, a micros e pequenos negócios (MPEs), responsáveis por empregar metade dos trabalhadores no país (Sebrae). Aliás, esse é um nicho que oferece ao contador a oportunidade de empreender.

Vamos entender melhor esse ponto? Então analisemos, superficialmente, os conflitos desse público-alvo. Geralmente, as MPEs têm poucos funcionários e, ao mesmo tempo, poucos recursos financeiros para contratação de profissionais contábeis — o que torna a prática inviável.

Porém, há um agravante: a necessidade de agir dentro da Lei e evitar multas, processos na Justiça etc. Diante dos problemas, elas costumam recorrer a escritórios contábeis ou contadores que prestem o serviço de Departamento Pessoal individualmente.

É aí que você pode entrar em cena: ofertando serviços que caibam na sua rotina por preços cabíveis no bolso do cliente. Supondo que determinada empresa tenha cerca de dez funcionários e esteja à procura de serviços contábeis, encare isso como uma grande oportunidade de fechar negócio.

A tendência de crescimento da demanda por parte do MEI

Fora os perfis de empresas que vimos até aqui, o profissional contábil tem como alternativa a prestação de serviços a Microempreendedores Individuais (MEIs). Assim como as MPEs, o MEI tem um papel cada vez mais significativo na economia, mas carece de assessoria contábil.

Como o MEI tem direito a contratar um funcionário com carteira assinada, o Departamento Pessoal pode ser inserido às necessidades. Sendo assim, a mesma dica do tópico anterior se aplica a este: oferta de serviços contábeis. Porém, vale destacar que o marketing é extremamente importante para que a estratégia tenha sucesso.

Resumindo o conteúdo, o mercado de Departamento Pessoal para profissionais contábeis é amplo a ponto de oferecer diferentes alternativas de carreira, seja enviando currículos a empresas e escritórios contábeis, seja atuando como prestador de serviços.

O que fazer para ter uma chance? O caminho principal é a qualificação. Quer saber mais? Conheça nosso treinamento completo de DP e eSocial basta clicar aqui para conferir! É o curso mais completo do mercado, com tudo que você precisa saber para se qualificar na área.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.