A contabilidade é o pilar que sustenta tudo o que uma micro ou pequena empresa pretende desenvolver, desde produtos ou serviços, até suas estratégias. Isso parece ser um tanto quanto pretensioso, mas a seguir você vai ver que investir em uma boa gestão contábil é um dos fatores primordiais para alcançar o sucesso do negócio.

Vamos começar pelo começo: empreender no nosso país não é tarefa simples. A quantidade de documentações e burocracias que envolvem o processo de abertura de uma empresa é alta, isso sem contar os impostos e tributações. Além disso, existem diversos trâmites exclusivos para micro e pequenas empresas que podem ser um tanto complexos de realizar sem ajuda de um profissional de contabilidade. Por exemplo, se a empresa for aberta em sociedade, o contador deverá definir a divisão da participação dos sócios, o capital social, além do modelo de tributação e planejamento financeiro. Muitas vezes o processo de abertura necessita até da participação de um advogado, ou seja, é melhor ser feito por quem tem conhecimentos específicos no tema.

No dia a dia de uma micro ou pequena empresa, o contador também tem participação ativa. Engana-se quem pensa que o trabalho do profissional de contabilidade se resume em contratos jurídicos, financeiros e planejamentos, um bom contador alia operacional e estratégico a fim de oferecer consultorias e dar o embasamento necessário para planejamentos futuros. Na prática, isso quer dizer que ele dá o suporte sobre possíveis mudanças na legislação, realiza os balanços, mantém o controle das contas que precisam ser pagas, além de ajudar no controle de estoque, fluxo de caixa, analisar as vantagens e desvantagens para obtenção de crédito junto aos bancos, entre outras inúmeras atividades.

É muito importante que o contador seja parceiro do negócio, e também é essencial que a empresa envolva o profissional nas estratégias e planejamentos, afinal de contas é ele quem vai dizer qual é o momento financeiro ideal para realizar ações de diferenciação de produto, marketing, além de investimentos em ampliação e aprimoramentos.

Para micro e pequenas empresas, ter um contador é a garantia de que a empresa não estará irregular ou em débito com o governo, além de permitir que os empreendedores se dediquem ao negócio em si, sem a necessidade de passar boa parte do tempo realizando tarefas financeiras e burocráticas.

Antes de contratar um contador, é preciso considerar que a atuação desses profissionais não se resume somente a parte técnica das finanças, ele também pode prestar consultoria, o que é indispensável para manter o negócio nos trilhos e se desenvolvendo.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Gestão Cont

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.