Estamos vivendo um contexto único da evolução e transformação de um ramo tradicional de negócios, o . Isso é derivado de vários acontecimentos.

  •         A introdução de empresas de online, como a Contabilizei em seu maior expoente e demais empresas seguidoras;
  •          Evolução no mercado de software financeiro para empresas, que entenderam no uma forma de alavancar os seus negócios;
  •         O próprio despertar das empresas de software contábil a partir do ponto logo acima;
  •         A evolução de Fintechs com diversos serviços financeiros mais inteligentes, se aproximando das necessidades de controle das Empresas.
  •         Uma explosão de novos negócios iniciantes com a popularização do empreender + o início de um movimento grande de Pejotização do trabalho.
  •         A criação de oportunidades de mudança dos negócios contábeis tradicionais como a Consultiva, BPO Financeiro, Online Digital, Recuperação Tributária, entre outros.

Uffa, é tanta coisa que com certeza eu esqueci de algo, mas o fato é que todos esses elementos, juntos e misturados, criam um ambiente em que é necessário movimentar e pensar na evolução do seu próprio negócio.

Podemos observar que, como nunca, os empresários contábeis estão participando de fóruns e eventos, com o intuito de aprender, e aplicar novos métodos além de abrir novos negócios.

Regina e eu, somos exemplos disso, pois a todo momento estamos estudando, lendo e observando o mercado, tentando transformar o nosso próprio negócio e a busca do nosso propósito

Bem, e o texto será bem isto. Vamos analisar o modelo de negócios da e repassar para você o que capturamos de bom nele. Além disso vamos tangibilizar esses ensinamentos em um case conhecido do nosso mercado… Vamos lá…

Estudo de Caso – A e o Elon Musk

Antes de iniciar a análise da , ela não teria sua história sem Elon Musk. Elon, foi CEO da Paypal até o ano de 2000, e após sua saída passou a investir em tecnologia.

Em 2002 fundou a companhia de foguetes espaciais SpaceX, onde tem o objetivo de explorar outros planetas visando criar uma capsula para enviar humanos nestas viagens.

Na ele iniciou em 2004 como investidor, e foi somente em 2008 que assumiu o controle.

Sobre o seu comando a criou uma série de tecnologias para realmente criar e popularizar a utilização do carro elétrico. Mas para fazer isso, criar e financiar a tecnologia, se fez com estratégia, tornando a empresa, uma das mais valorizadas companhias, e será isso que nos importa.

Ao final deste texto você terá uma ideia clara de como adaptar esse modelo para o seu próprio negócio.

O Modelo de Negócios

O objetivo da empresa sempre foi desde o início criar um produto acessível, mas para atingir esse objetivo Elon criou um Plano Diretor bastante simples que consistia em;

  1.       Vender um produto de alto ticket para poucas pessoas.
  2.       Vender um produto de ticket médio para um volume médio de pessoas.
  3.       Vender um produto de ticket baixo para as massas.

O detalhe era que o plano deveria seguir a mesma sequência acima, fazendo com que o Caixa da etapa 1, pudesse ser utilizado para escalar a etapa 2, e que o Caixa da etapa 2 servisse para escalar a etapa 3.

Simples né, tanto que Elon contou isso para o mercado em um texto de 600 palavras no máximo que você pode ler clicando aqui.

O fato é que este plano foi bastante eficiente conforme iremos ver em todo texto… mas antes como a empresa de fato aplicou o plano.

1- Etapa – Roadster 2008

O Roadster, esse carrão acima tinha o preço de $ 109.000 e uma edição limitada de 2.450 unidades.

Ele foi o único carro vendido pela empresa até 2012, e pelo seu alto preço e exclusividade somente quem realmente tinha recursos pode compra-lo.

Embora uma produção limitada, vamos nos lembrar que o plano era gerar Caixa para a próxima etapa, então temos uma baixa produção, alto ticket e clientes de valor.

Isso permitiu a empresa ir para a próxima fase.

2- Etapa – Model S 2012 e Model X 2015

O segundo modelo, o Model S, foi um sucesso. Seu preço era de $ 57.400, e a sua produção já supera a marca de 100.000 unidades.

A intenção era ter um produto excelente, e ele foi reconhecido como tal;

  •         Ele foi campeão de venda de carros elétricos em 2015 e 2016;
  •         Foi eleito uma das 25 melhores invenções pela Revista Time;
  •         Foi o carro do século pela site Car and Driver
  •         Mudou a régua de analise da Revista Consumer Reports após receber nota 103 (acima do máximo).

Além do Model S foi lançado o Model X.

O Model X foi lançado para complementar a gama de produtos já que toda fabricante precisa ter um modelo SUV. Seu preço era de $ 80.000. Apesar de ser um SUV todo mundo arregalou os olhos devido suas portas asas de gaivota (ai que saudade de De volta para o Futuro).

E com isso, com o aumento das vendas a estava pronta para a 3 Etapa.

3- Etapa – Model 3

Por fim o Model 3, que vem batendo recordes de produção de automóveis elétricos. Ele custa aproximadamente $ 35.000. 

Agora em 2019 a expectativa de produção da é de 500.000 veículos, sendo mais de 80% neste modelo e ainda há gargalos de produção, tanto que a empresa irá investir esse ano $2,5 Bilhões na Gigafactory 3. 

Com essa fábrica, a rá seus 3 estágios de crescimento, inovação e escala.  

Algumas lições que podemos obter

Mesmo após falir em 2008 e 2009 e ainda necessitar de investimentos, hoje a é maior do que as tradicionais Ford e GM. 

Por isso entendo que sim, esse modelo de negócios da pode ser um excelente case, inclusive para o que está neste momento em plena modificação.

Anotei diversas lições, e vou dividir com você as principais: 

a- Você pode financiar o seu crescimento com sua própria empresa

Uma questão que impressiona, é que o Plano do Elon considerava gerar Caixa a partir de sua própria operação, enquanto o processo de produção amadurecia, e seus engenheiros inovavam. 

Isso deu fôlego financeiro e principalmente maturidade para melhorar processos e ampliar o seu negócio. 

Muitas vezes, olhamos para a nossa situação no mercado, e não vamos à frente pois pensamos que não temos recursos para investimento. É verdade que precisamos investir, mas temos que considerar utilizar melhor os recursos existentes. 

O agora, é o melhor momento para você fazer a transição para o novo, tocando esse novo em paralelo ao projeto principal que paga as contas. 

Explicamos recentemente aos nossos clientes 7 formas de gerar caixa para financiar seus negócios no Blog da Capital Social.

b- No início, é mais fácil fazer 10 contratos do que ter 1.000 clientes

Na dica anterior, refletimos somente o momento de mudar, utilizando os recursos atuais, certo… E se você estiver chegando agora ao mercado?

Existem muitas oportunidades no nosso mercado, como comentei no texto O que ninguém te contou sobre modelo de receita em escritórios contábeis. Mas vamos pegar dois exemplos para ilustrar. 

On-line Digital X Consultiva. No perfil destes serviços, a On-line produz um honorário menor do que a tradicional, assim como a Consultiva tem um honorário maior. 

Mas enquanto a On-line você precisa de volume para ser rentável, tendo que realizar diversos investimentos em Marketing, na Consultiva você com pouco volume já pode ter uma rentabilidade adequada. 

Afinal, você não recebeu os milhões dos investidores da Contabilizei para escalar a empresa. Agora na Consultoria você tem a oportunidade de encontrar pessoas que tenham a dor que resolve e vender contratos.

Lembre-se que na escolha deste exemplo, você deixou o mercado de massa, para o mercado de nicho, pois Consultiva é para uma pequena parcela do mercado (essa é a minha opinião depois de me frustrar com um contrato com um sistema de indicadores financeiros para contadores aplicarem Consultiva). 

Então se hoje, eu tivesse que começar do zero, escolheria serviços de maior valor agregado, como o BPO Financeiro, na qual temos um curso para ajuda-lo

c- Pragmatismo e ação, faça o trabalho que precisa ser feito

Bem, olhar para o modelo da e para todo glamour do Elon, você pode não ver todo o trabalho que ele teve.

Afinal ele trabalha cerca de 100 horas por semana, tem uma opinião que todos devem fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, e dispôs de toda a sua fortuna pessoal para esses projetos. 

Isso é o verdadeiro foco por uma causa. Achamos que você ter um propósito pode fazer você crescer 10x mais rápido.  Mas, para dar certo, apesar de todo o amor, deve-se ter o pé no chão. 

Passo a passo, você deve construir o caminho do sucesso. Foi o que a fez ao construir primeiro o Roadster em edição super limitada, até o Model 3 que é a concretização do seu planejamento. 

d- Cuide do futuro do seu negócio e será um verdadeiro gestor

O papel do Elon em suas empresas e principalmente na é de um Gestor, isso ninguém pode negar. 

Ele se transformou em um CEO supercompetente, ao lado de Jeff Bezos da Amazon e outros. Ele abraçou o seu propósito e sabe o que é necessário fazer para a transformação. 

Nós, empreendedores contábeis aprendemos a trabalhar no operacional, e isso nos transformou em escravos do hoje e do agora, sem chance para cuidar do futuro e da evolução dos nossos negócios. 

Mas se de fato abraçarmos o nosso propósito, vamos ver que teremos cada vez menos tempo para fazer o operacional, e com isso iremos ter que ter uma excelente equipe, delegar tarefas e responsabilidades, fazer o controle adequado da empresa. 

Tenho percebido muito disso. Nos caminhos que estamos trilhando na Capital Social tenho aprendido muito. Percebi que somente é possível crescer deixando de ser aquele empreendedor centralizador, acredito no time e delegando responsabilidades para equipe.

Saiba como deve funcionar a nova mente do empreendedor contábil.

Você precisa agir agora!

Bem, isso tudo é motivador para mim.

Existem diversas oportunidades no mercado, e o melhor a se fazer é construir o futuro a partir do presente. Se você já é um empreendedor contábil, separe os recursos disponíveis e comece a inovar no paralelo. Já está provado que fazer mudanças a partir de um negócio consolidado pode ser uma péssima ideal.

Agora se você está chegando no mercado agora, pé no chão, planeje uma forma de financiar o seu negócio, já que investir no mercado que busca atingir as massas pode exigir muito de você. Serviços Consultivos ou ainda os Serviços Financeiros com BPO podem ser uma excelente alternativa.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de , o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre , e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original Negócio Contábil