O que abre e o que fecha no Dia de Finados

O movimento nos aeroportos no feriado prolongado de Finados deve ser 54% maior em relação ao registrado na mesma folga (2 de novembro) em 2020. A projeção da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), divulgada pela Agência Brasil, indica que os voos comerciais regulares devem receber 776 mil passageiros, entre amanhã ( 29) e quarta-feira (3). Alguns serviços têm o funcionamento impactado por conta do feriado e, também, pela celebração do Dia do Servidor Público. Veja o que muda e organize a agenda para aproveitar a folga prolongada.

BANCOS

Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que nas cidades que não tiverem feriados municipais, os bancos abrem normalmente na segunda-feira (1º).

Não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia de Finados, por se tratar de um feriado nacional. A orientação vale mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data. Neste dia, os clientes podem fazer uso das áreas de autoatendimento e canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking, que oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e os carnês com vencimento em 2 de novembro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira, 3. Nos casos em que os tributos não vêm com datas ajustadas ao calendário de feriado, a entidade orienta que o pagamento seja antecipado.

A entidade ressalta que em razão da reabertura da economia e do processo de flexibilização do isolamento social no país, cada banco associado irá adotar política própria de abertura e horário de funcionamento de suas agências, de acordo com suas características e estratégias internas. Não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia.

BOLSA

A B3 irá funcionar normalmente na segunda-feira, com pregão das 10h às 18h. No feriado, estão suspensos todos os serviços, o que engloba os segmentos BM&FBOVESPA: Cetip UTVM: Cetip UFIN: Tesouro Direto: e Câmara de Câmbio B3.

SERVIÇOS DE SAÚDE E VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Na cidade do Rio de Janeiro, os centros municipais de saúde, clínicas da família e centros de atenção psicossocial tipo II fecham amanhã e só voltam a funcionar na quarta-feira. Em relação à vacinação da covid-19, não haverá aplicação na segunda e terça-feira. A Secretaria de Saúde anunciou a antecipação do calendário e orienta que os locais de vacinação sejam procurados até amanhã (30) por idosos de 64 anos ou mais que precisam tomar a dose de reforço ou se enquadram na repescagem. Pessoas que deveriam tomar a 2ª dose na segunda ou terça também devem seguir a recomendação. A cidade já superou a marca de 65% da população com o ciclo vacinal completo.

Na capital paulista, algumas unidades de saúde terão funcionamento alterado na segunda-feira por conta do ponto facultativo do Dia do Servidor (celebrado em 28 de outubro). Atenderão parcialmente:

AMAs 12h: abertas das 7h às 19h, nos dias 30 de outubro, 1º e 2 de novembro.

AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h, nos dias 30 de outubro, 1º e 2 de novembro.

Hospitais Dia: atendem normalmente na segunda (1º) e fecham ao público na terça, feriado.

A vacinação antiCovid ocorre em esquema especial na capital. Amanhã, a aplicação acontece nas 82 AMAs e UBSs Integradas entre 7h às 19h. Os megapostos funcionam das 8h às 17h. No domingo (31), haverá vacinação em seis parques da cidade, das 8h às 17h. O megaposto da galeria Prestes Maia estará fechado.

Na segunda-feira (1º) e terça-feira (2), as AMAs/UBSs Integradas vão funcionar e vacinar a população elegível no horário regular para aplicação de primeiras, segundas e doses adicionais das vacinas.

TRANSPORTE

No Rio, o MetrôRio terá esquema especial de funcionamento na folga prolongadaNo sábado, por conta do jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, a concessionária vai ampliar a oferta de trens. As viagens serão nos horários de fim de semana: sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.

Na segunda-feira (1º), o esquema será o mesmo de dia útil. Já na terça-feira, os trens circulam das 7h às 23h.

Com relação ao serviço de ônibus na capital paulista, a circulação na segunda-feira será normal. Na terça-feira (2), a SPTrans informa que a frota será equivalente à de sábado. Os postos de atendimento aos usuários do Bilhete Único Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais aos usuários do Bilhete Único Comum, de ônibus e estações de transferência funcionarão normalmente, das 6h às 22h. Os postos Metrô Jabaquara, Santana e Augusta e o Posto Central da SPTrans estarão fechados nesses dias.

Mesmo nos horários em que os postos estão fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, Lotéricas e Banco do Brasil. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da SPTrans.

CEMITÉRIOS

Na capital paulista, os 22 cemitérios municipais estarão abertos. O público deverá seguir os protocolos em prevenção à covid-19 e também evitar aglomerações. Haverá medição de temperatura nas entradas das unidades, máscaras e álcool em gel serão disponibilizado em pontos estratégicos.

Consulte sua Região para ver como vai funcionar o Dia de Finados

Comentários estão fechados.