Tempo de Leitura: 4 minutos

Sabe o que é Auditoria Contábil? Ela é uma análise muito importante para a gestão financeira de uma empresa.

Todo empresário que preza a saúde financeira de seu negócio, tem a necessidade de ter um controle de todos os seus registros.

A Auditoria apura estas e outras informações, portanto, para entender mais sobre o assunto, continue acompanhando este artigo.

O que é Auditoria Contábil?

A Auditoria Contábil é o processo de análise da situação financeira de uma empresa, onde os registros são avaliados, apresentando a realidade da corporação.

Ou seja, tem como objetivo a verificação de cálculos feitos pela contabilidade, identificando se há falhas, fraudes ou irregularidades na gestão.

Esta análise é realizada a partir de um estudo de documentos contábeis, com inspeções internas e externas.

Anúncios

Desta forma, é possível verificar com transparência e detalhes, a realidade financeira da corporação, tendo conhecimento dos problemas e suas possíveis causas.

A realização da auditoria é feita por um profissional formado em Ciências Contábeis e com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

O empreendedor pode acompanhar a análise, e caso a corporação tenha um contador, ele pode auxiliar no processo, disponibilizando as informações e documentações necessárias.

Porém, toda a análise é limitada apenas ao auditor, que deve agir com imparcialidade em todo o processo.

O que é analisado em uma Auditoria Contábil?

A análise principal de uma Auditoria Contábil é sobre a situação patrimonial e financeira da empresa, como dos processos de compra e venda de itens.

Segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, oito áreas são beneficiadas com uma boa auditoria, sendo elas:

  • Administrativa;
  • Patrimonial;
  • Fiscal;
  • Técnica;
  • Financeira;
  • Econômica;
  • Ética;
  • Social.

Todas estas áreas são abordadas em uma auditoria caso haja alguma falha nos resultados, e se nenhuma falha for apontada, o documento irá atestar que a empresa cumpre com todas as regras.

Quando realizar uma Auditoria Contábil?

A decisão para realizar uma Auditoria Contábil depende de vários fatores, ou seja, é algo bem particular.

Um empreendedor pode optar pela auditoria quando julgar que existe alguma falha ou irregularidade nos processos contábeis da empresa, como por exemplo, quando há suspeita de desvio de verbas.

É vantajoso quando o gestor tem resultados certeiros de que o controle interno de sua empresa está sendo feito de forma eficiente, além de indicar correções necessárias.

Assim, a empresa conhece sua real situação financeira e tem a segurança de que todos os processos contábeis executados estão corretos.

Portanto, mesmo que o custo de uma auditoria seja alto, vale a pena investir na técnica e assim ter resultados precisos de toda a economia da corporação.

Como a auditoria é realizada?

Na primeira etapa, é feito o reconhecimento de área, ou seja, é preciso entender o ambiente e as operações da empresa.

Logo, é feito o planejamento e a escolha de estratégias e testes que serão aplicados na auditoria, sendo verificado também o controle interno e seus testes.

Os testes aplicados são: teste de controle e teste substantivo, enquanto o de controle verifica o cumprimento de normas, o substantivo busca assegurar a exatidão dos valores nas demonstrações contábeis.

Na última etapa, os resultados dos testes são avaliados pelo auditor e as demonstrações são revisadas, verificando se todas as exigências são atendidas.

O relatório com todos os resultados é redigido pelo auditor de acordo com as normas brasileiras de contabilidade.

Portanto, a Auditoria Contábil pode concluir que os processos estão sendo executados de forma correta ou pode identificar erros e fraudes.

E quando identificados erros e fraudes, o auditor deve informar ao gestor e sugerir medidas de correção.

Exemplos de fraudes e erros

  • Manipulação e alteração de documentos e registros;
  • Omissão de transações em registros contábeis;
  • Apropriação indébita de ativos;
  • Práticas contábeis indevidas;
  • Transações sem comprovação registradas;
  • Erros aritméticos nas demonstrações contábeis;
  • Interpretação incorreta das normas e legislação.

Considerações Finais

A Auditoria Contábil é um diagnóstico da empresa, assim, ela apontará possíveis problemas, cabendo somente aos gestores tomares decisões que destine a empresa para o caminho correto.

Portanto, é importante verificar se sua empresa tem a necessidade de uma Auditoria Contábil e se sim, fazer esse investimento.

Porém, estude o recurso e converse abertamente com seus sócios e contadores antes de qualquer decisão.

Entenda também sobre a Perícia Contábil com este artigo do Blog da Soften.

Conheça a Soften Sistemas

A Soften Sistemas é uma empresa que preza a qualidade e o bom atendimento para com seus clientes.

Disponibilizando assim sistemas completos que automatizam todas as áreas de uma organização empresarial.

Com eles é possível a emissão fiscal, controle de estoque, vendas e financeiro, além de treinamentos especializados por módulo e suporte técnico ilimitado.

E todas essas vantagens são disponibilizadas tanto no sistema instalado em Desktop, Soften SIEM, quanto no sistema online, GerencieAqui.

Além disso, a empresa tem um programa de parceria com contadores, com bonificações por indicações.

Flávia Scalon

É formada em publicidade e propaganda, pós graduada em gestão de comunicação integrada e uma das principais autoras do blog. Especialista em assuntos fiscais. Nas horas vagas, gosta de ler sobre romance, comédia, drama, entre outros assuntos, também curte vários estilos musicais e aprecia múltiplas culinárias.