O que é avaliação de desempenho e como um software ajuda nessa estratégia? 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta para medir o talento e o rendimento dos colaboradores.

A avaliação de desempenho é um dos aspectos mais importantes na gestão de RH. De acordo com a “Pesquisa de Tendências no RH”, conduzida pela Catho e pela Reconnect | Happiness At Work, em 2022, mostrou que pouco mais de 70% das empresas pretendem adotar ou investir em programas de avaliação de desempenho. 

Impulsionar talentos e potencializar as habilidades dos funcionários está na pauta do dia das organizações brasileiras. Nesse cenário, a avaliação de desempenho é uma ótima estratégia para criar iniciativas que otimizem a produtividade dos colaboradores e um ambiente saudável de trabalho. A seguir, saiba mais sobre a avaliação de desempenho e como um software especializado pode ajudar a sua empresa!

O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta para medir o talento e o rendimento dos colaboradores. Por sua vez, estimula e incentiva os funcionários a atingirem seu potencial máximo. É uma metodologia que pode ser aplicada por meio de um software de RH para analisar as competências e a produtividade dos profissionais.

Um dos principais objetivos da avaliação de desempenho é auxiliar no desenvolvimento dos profissionais e oferecer dados valiosos para os gestores de RH entenderem os funcionários. Por isso, essa avaliação deve ser contínua, desempenhando um papel estratégico nas organizações. 

Assim, é possível criar um ambiente de aprendizado constante, com insights sendo gerados e integrados a todo momento com outros módulos do sistema de Recursos Humanos, pode ser cruzado com dados interessantes como relatórios de recrutamento, desenvolvimentos e resultados do treinamento, horas trabalhadas e clima organizacional. 

Como fazer a avaliação de desempenho?

Um dos aspectos mais importantes na hora de fazer uma avaliação de desemepnho é levar em considerar as características e as necessidades da sua empresa. O software Bizneo HR, por exemplo, permite criar modelos de análise e valoração (com avaliação 360º, 180º, autoavaliação, 1:1 e feedback), que envolvem arquitetura de posições, catálogo de competências e definição de perfis por competências. 

Além disso, para uma estratégia de avaliação mais eficiente, é necessário definir e analisar objetivos e KPIs, levando em conta as habilidades e os conhecimentos dos funcionários que a empresa quer avaliar. Você também consegue criar escalas personalizadas e estabelecer os próprios critérios para medir a produtividade dos colaboradores.  

No processo de avaliação, é interessante rodar pesquisas com os colaboradores, o que pode ser facilitado com uma ferramenta especializada. Essa ferramenta permite automatizar processos e aumentar a produtividade do time de RH, que consegue se dedicar a atividades de gestão mais importantes.

Uma maneira eficiente de analisar resultados de avaliação de desempenho com uma ferramenta especializada é utilizar matrizes de talentos com o objetivo de identificar, categorizar e comparar o desempenho atual com o potencial de cada funcionário.

Por fim, é fundamental acompanhar todos os resultados gerados pelo software de avaliação de desempenho e implementar melhorias constantes de acordo com os pontos fortes e as fraquezas encontradas. O número de relatórios disponíveis ajudará as empresas a ter um controle exaustivo do trabalho e da evolução de cada funcionário e equipe. 

Quais as vantagens da avaliação de desempenho?

Quando realizada por meio de um sistema de avaliação de desempenho traz inúmeros benefícios para as empresas, como:

  • Metas mais claras: como a avaliação de desempenho permite identificar pontos de melhoria na produtividade dos funcionários, os gestores conseguem traçar objetivos de acordo com os resultados encontrados. Com isso, a empresa cria um processo constante de melhoria. O sistema de avaliação de desempenho permite estabelecer metas SMART para os colaboradores e fazer um acompanhamento de perto da performance dos funcionários.
  • Otimização do processo de feedback: como o software de avaliação de desempenho oferece um bom volume de dados sobre os funcionários e guarda o histórico de produtividade, isso ajuda os gestores a identificar fraquezas e pontos fortes dos funcionários, auxiliando no plano estratégico da empresa. Além disso, essa ferramenta emite relatórios específicos sobre o desempenho de cada colaborador
  • Fortalecimento do relacionamento entre líderes e funcionários: uma ferramenta de avaliação de desempenho deve ser utilizada para fortalecer os laços entre gestores e colaboradores e não criar um ambiente punitivo na empresa. Com essa estratégia, os líderes conseguem saber o que é mais importante para cada pessoa do time e valorizá-las pelo aquilo que fazem. Isso reduz as chances de turnover, além de melhorar a satisfação dos colaboradores. É importante ter muita transparência para comunicar os feedbacks para os funcionários e ter clareza sobre os passos que devem ser seguidos para a melhoria de performance.
  • Retenção de talentos: uma vez que a avaliação de desempenho é uma forma de estabelecer objetivos, acompanhar resultados e criar melhores estratégias para otimizar a produtividade e o ambiente de trabalho, a tendência é reter talentos. Afinal, a avaliação de desempenho permite recompensar os funcionários pelo trabalho realizado de maneira mais adequada. 

Resumindo, com o software de avaliação de desempenho, é possível criar planos de carreira para os colaboradores, além de acessar métricas sobre o desempenho das pessoas ao longo do tempo e criar treinamentos específicos para o desenvolvimento de competências. 

Com isso, é possível fazer um acompanhamento preciso de cada pessoa na empresa, criar estratégias personalizadas para cada caso e impulsionar a performance das pessoas na empresa. Conte com a Bizneo HR para ter um software aliado à sua estratégia de avalição de desempenho!

Comentários estão fechados.