Quando se precisa de crédito, os credores precisam ter certeza que você pode pagar a sua dívida confortavelmente e é capaz de gerenciar qualquer novo endividamento, caso isso venha a ocorrer. Para se verificar essa capacidade, eles usam sempre que possível a credit scoring. Essa ferramenta é capaz de medir de maneira eficaz quais as chances de um devedor pagar ou não o que deve, sendo parte importante da avaliação da sua aptidão para um empréstimo.

Escritórios contábeis devem fazer uso do credit scoring para orientar melhor seus clientes e colaboradores de maneira mais eficaz e segura. Saiba mais sobre esse conceito:

O que é o credit scoring

O credit scoring é um número de três dígitos que pode definir uma pessoa a partir de um ponto de vista financeiro. Uma boa pontuação de crédito pode permitir que você compre a casa dos seus sonhos ou consiga investimento para abrir um negócio, enquanto uma má classificação pode causar problemas para se obter crédito ou financiamento. Para criar ou manter um bom crédito que te permitirá alcançar seus objetivos, pode ser útil entender o que afeta a sua pontuação.

Como funciona esse sistema

Pessoas com uma pontuação alta são geralmente vistas como de menor risco e, portanto, mais propensos a conseguir crédito — e, possivelmente, com as melhores taxas. Veja o que interfere na sua pontuação:

Fórmula

As notações de crédito podem estar em um intervalo mínimo de 300 e um máximo de 850. Existem cinco fatores que determinam onde sua pontuação se classifica nessa faixa:

  • 35% de sua pontuação é baseada em seu histórico de pagamento;
  • 30% é baseado em dívidas atuais;
  • 15% é determinado pelo seu histórico de crédito;
  • 10% é atribuído a novos pedidos de crédito;
  • 10% correspondem aos tipos de crédito atuais.

Histórico de pagamentos

Quem possui muitos cartões de crédito no limite pode diminuir sua pontuação de crédito. Ter muitas dívidas em aberto ou não quitar a fatura do seu cartão rapidamente pode prejudicar a sua classificação — e apagar o impacto de seus registros pode levar até cinco anos. Se pago na íntegra e em tempo hábil cada fatura dos seus cartões de crédito e as suas contas, o histórico vai permanecer limpo, o que te levará a uma classificação mais elevada.

[useful_banner_manager banners=12 count=1]

Histórico de crédito

O credit scoring também leva em conta as tendências nos padrões de pagamento e pedidos de crédito. Ter uma longa história como um bom pagador pode aumentar sua pontuação, enquanto o hábito de pular pagamentos ou solicitar um novo crédito pode reduzir drasticamente a sua pontuação.

Tipos de crédito existentes

Quando se tem uma combinação de produtos de crédito, tais como uma hipoteca, empréstimo de carro, um financiamento para a compra de uma casa e um ou dois cartões de crédito, isso é considerado mais saudável ​​do que ter muitos apenas muitos cartões. Obter o equilíbrio certo entre os tipos de crédito pode melhorar sua pontuação.

Com essas informações, você pode escolher opções com conhecimento de causa para ajudar a maximizar a pontuação de uma empresa. E quanto maior a classificação, maiores as chances de se conseguir o crédito que seus clientes precisam.

 

Matéria Original: https://blog.sage.com.br/gestao-contabil/o-que-e-credit-scoring-na-contabilidade/

 

Comente no Facebook

Comentários