O que é e como funciona o Planejamento orçamentário?

0

planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão empresarial muito significativa. É ainda um dos pilares da Gestão Orçamentária, cujo objetivo é estudar como planejar e monitorar os resultados financeiros de sua empresa.

O planejamento orçamentário tem como função planejar as Receitas, Custos, Despesas e Investimentos que sua empresa possui e prevê para os próximos meses ou anos.

É como fazer uma contabilidade reversa, já que a contabilidade se preocupa em registrar as entradas e saídas financeiras que já ocorreram, enquanto o Planejamento Orçamentário busca prever o futuro do negócio, para que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir.

E para isso, possui métodos e ferramentas eficazes, para a maior precisão das decisões.

Como fazer o planejamento orçamentário?

Há muitos métodos de realizar o planejamento orçamentário. Pode-se usar o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional da sua empresa, baseando-se no histórico dos anos anteriores, por exemplo.

É importante envolver não apenas gestores neste processo mais os contadores de sua confiança, que podem fornecer dados específicos para esta projeção.

Composição do planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é composto por:

  • Planejamento de Vendas
  • Projeção de Deduções de Vendas
  • Orçamento de Custos de Produção
  • Orçamento de Gastos com Pessoal
  • Orçamento de Despesas Operacionais
  • Orçamento de Investimentos

É importante considerar ainda as necessidades específicas de cada empresa e criar regras próprias para aplicar este orçamento às suas demandas.

Para isso, é importante compreender o modelo de negócios de sua empresa e definir qual dos itens citado deverá colocar mais esforço.

Coleta de dados

O passo seguinte é a coleta de dados. Ao realizar a elaboração do orçamento pelas áreas, é possível a geração dos três relatórios considerados essenciais para a gestão: DRE Projetado, Projeção de Fluxo de Caixa e Projeção de Balanço Patrimonial.

Você pode contar com escritório contábil de sua confiança nesta tarefa. Qualquer empresa deve fazer estes relatórios.

A Projeção de DRE apresenta o quanto de lucro sua empresa vai gerar. A Projeção de Fluxo de Caixa apresenta o quanto a empresa vai ter de dinheiro em caixa.

E a Projeção de Balanço Patrimonial indica o quanto a empresa irá acumular de riqueza no período projetado.

Com estes relatórios, é possível criar um planejamento orçamentário mais assertivo, e consequentemente, melhorar a gestão orçamentária da sua empresa.

É possível criar simulações, prever cenários, fazer ajustes e tomar decisões mais adequadas.

Veja também: Como impulsionar as vendas da sua empresa?

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por: Guilherme Pagotto, Sócio da O|S|P Contabilidade, responsável por novos negócios.

Fonte: O|S|P Contabilidade

Imagem: OSP Assessoria Contábil