O que é Ensino Remoto e o seu papel fundamental em 2021

0

Inicialmente, ensino remoto, basicamente é um conteúdo disponibilizado e produzido pela internet.

Atualmente as aulas e ensino remoto estão em alta, porém, ainda existem muitas pessoas com dúvidas sobre esse tipo de ensino online.

E você, sabe o que significa ensino remoto? Não?! Então está no lugar certo.

Hoje nesse conteúdo, esse será o tema abordado, o que é ensino remoto. Então se você tem alguma dúvida sobre o que é ensino remoto, continue a leitura para esclarecê-las.

Confira a seguir.

Ensino remoto

O ensino remoto é todo conteúdo que é produzido e disponibilizado online, que é acompanhado em tempo real pelo professor que leciona aquela disciplina, sempre seguindo cronogramas adaptáveis do ensino tradicional.

Geralmente, as aulas remotas são uma medida emergencial, caso as atividades presenciais precisem ser suspensas.

Essa estratégia é utilizada para não acontecer atrasos no progresso escolar, tanto para crianças e adolescentes quanto para universitários.

Esse tipo de ensino oferece todo tipo de suporte ao aluno e disponibiliza materiais para que o aluno permaneça com um ensino de qualidade assim como seria nas aulas presenciais.

Como funciona a educação remota na prática

Como já mencionei acima, geralmente o ensino remoto é uma medida emergencial, então esse tipo de ensino é focado em não se diferenciar muito dos encontros presenciais na escola.

Na prática, através de uma plataforma virtual online, professores se encontram com os alunos seguindo os mesmos dias e horários das aulas presenciais.

Os softwares que são utilizados, geralmente proporcionam a interação professor e alunos através de áudios, vídeos, chats e compartilhamento de tela.

 A diferença maior entre as aulas presenciais e remotas é o ambiente escolar que possibilita o contato físico e social, tirando isso, as aulas remotas suprem as necessidades de ensino, em outras palavras, tudo se mantém mesmo com os estudantes em casa.

Quais as vantagens e desvantagens do ensino remoto

VANTAGENS

→ Economia de tempo relacionado a locomoção até a instituição;

→ Compartilhamento de conteúdos instantâneos;

→ A produção de envio de trabalhos são por e-mail;

→ É possível tirar qualquer dúvida, mesmo online, diretamente com o professor;

→ Proporciona a flexibilidade de horários e autonomia relacionada ao ensino.

DESVANTAGENS

→ Perda de contato com os colegas;

→ Distrações do lar;

→ Queda de conexão com a internet;

→ Nem todos possuem um equipamento adequado, como computador, tablet ou smartphone.

Qual a diferença entre aula EAD e aula online

Ensino EAD (ensino a distância)

O ensino EAD (ensino a distância) é um tipo de ensino em que usa de meios tecnológicos  de informação e comunicação, onde as atividades são feitas em tempo diferentes, de acordo com cada pessoa.

O aluno tem os materiais disponíveis para serem usados no tempo em que puder acessar, não tem necessariamente um horário marcado.

As aulas já ficam gravadas aguardando a reprodução em qualquer momento

Ensino Online

O ensino online é feito a distância, porém, a diferença é que as aulas são ao vivo, em tempo real, sendo acessado por dispositivos como celular, notebook, computador, tablet e com um horário determinado.

Designed by @ake1150sb / Freepik
Designed by @ake1150sb / Freepik

Atividades do ensino remoto

Agora que você já sabe as diferenças entre o ensino EAD (ensino a distância) e o ensino online (remoto)  vou te apresentar quais são os principais tipos de atividades que as escolas podem adotar na educação remota.

A seguir veja algumas metodologias das atividades assíncronas e síncronas, para poder entender melhor.

Confira:

Assíncronas

As atividades assíncronas são aquelas usadas nas aulas remotas e a distância.  Alunos e professores não precisam estar online na plataforma para ter acesso ao conteúdo.

O estudante pode acessar a qualquer momento ou hora do dia.

Nas atividades assíncronas são disponibilizadas vídeo-aulas que ficam hospedadas nas plataformas de transmissão.

Outras atividades assíncronas usadas para complementar as aulas remotas são: fóruns de discussão, e-mail que fica disponibilizado pelo professor para eventuais pendências ou dúvidas, slides, ebooks, etc.

Síncronas

As atividades síncronas que fazem parte das aulas remotas, por outro lado, vai exigir interação entre professor e turma, ao vivo.

Essa interação pode ser feita através de salas virtuais, ligações de voz ou até através dos chats simultâneos.

DICAS

O ensino remoto está em alta e estão cheias de funcionalidades e recursos para facilitar a rotina de estudos.

A seguir separei algumas dicas para melhorar sua experiência com as aulas online e remotas. Veja a seguir.

DICA 1 → Alinhe-se com a proposta escolar;

DICA 2 → Foque-se nas atividades funcionais e práticas;

DICA 3 → Esteja presente em todas as aulas online;

DICA 4 → Tenha equilíbrio com a carga horária e sua rotina.

Dúvidas frequentes sobre o ensino remoto

→ O ensino remoto pode substituir o ensino presencial?

O ensino remoto foi criado em caráter especial. Sendo bem estruturado é possível aprender bastante, porém não substitui as aulas presenciais, afinal estar com colegas e aprender com eles e estar em um relacionamento social é imprescindível para o crescimento.

→ O ensino remoto traz facilidade aos professores?

Assim como os alunos, e professores tiveram que se recriar e fazer um novo modelo de ensino, criando e adaptando atividades, projetos com o pensamento em desenvolver tudo com ferramentas digitais.

Não é simplesmente dar aula na frente do computador, inclui pensar em como interagir e ensinar de maneira em que todos entendam e aprendam o que foi passado.

→ O ensino remoto pode proporcionar outras aprendizagens?

O ser humano tem capacidade de se adaptar. Então a resposta para essa pergunta é sim! O ensino remoto fez com que muitos professores e alunos avançassem, principalmente na educação midiática, desenvolvendo a criatividade e aprendizagem.

Conclusão

Hoje você aprendeu sobre ensino remoto. Que hoje em dia, no atual cenário em que nos encontramos, essa é uma boa maneira de manter a aprendizagem.

Esse tipo de ensino oferece todo tipo de suporte ao aluno e disponibiliza materiais para que o aluno permaneça com um ensino de qualidade assim como seria nas aulas presenciais.

Espero que tenha entendido tudo o que foi passado nesse conteúdo, mas se tiver alguma dúvida ou até mesmo sugestões deixe nos comentários. Até a próxima.