A pandemia do novo coronavírus botou muitas empresas de pernas pro ar, precisando rever prioridades, processos e modelos de negócio para sobreviver em meio a crise.

E embora possa parecer contraproducente contratar serviços neste momento, ter um ERP (software de gestão de empresas) pode fazer toda a diferença para organizar a casa, entender os pontos fracos e fortes da organização, fazer as melhorias necessárias para continuar em frente e principalmente poder simular diferentes cenários com base no planejamento orçamentário.

“Os ERPs são sistemas que integram de forma inteligente e automática todas as áreas da empresa. Para as pequenas empresas, a plataforma acaba sendo um grande alívio na rotina, já que eles automatizam atividades operacionais e estratégicas. Usar um bom ERP não só traz mais segurança para o negócio, como também diminui custos desnecessários, previne possíveis problemas e dá mais agilidade ao desempenho de tarefas”, comenta Marcio Tomelin, Diretor de Produto e Mercado da WK Sistemas, empresa de Blumenau referência em ERP. 

Não está convencido? Confira alguns dos benefícios de contratar um sistema de gestão:

Facilidade no acesso às informações

Os ERPs não só reúnem os dados da sua empresa, mas também os deixam integrados e disponíveis de uma forma prática e segura.

Assim, o empresário tem em mãos análises estratégicas com base nas informações registradas no sistema, o que facilita na hora de tomar decisões.

Além disso, existem algumas opções de softwares na nuvem, como é o caso do ERP Lite Cloud da WK, que também acabam ajudando a economizar recursos e espaço.

A plataforma é toda projetada para otimizar a gestão de negócios online e fica hospedada em um ambiente protegido e confiável, o que também facilita neste momento de home office.

“Em poucas horas a empresa já tem faturamento, estoque e controle financeiro integrados e prontos para operar” comenta Tomelin.

Integração automática de ponta a ponta

Na prática, um sistema ERP funciona como um grande banco de dados, onde as informações interagem entre si automaticamente.

Então, ao registrar uma compra no sistema, por exemplo, o valor já é lançado no módulo financeiro (no contas a pagar ou pagamentos, de acordo com a situação), de estoque (entrada ou saída), e assim sucessivamente.

Essa integração acaba com possíveis problemas de divergências de dados, já que todos os detalhes de balanço e do inventário ficam disponíveis em tempo real. 

Diferencial competitivo

Com um bom ERP, os gestores das empresas podem acompanhar a produtividade, as vendas e o faturamento da empresa, além de todos os detalhes de balanço e inventário.

Assim, não só é possível planejar, diminuir gastos ou repensar processos, mas também negociar com seus fornecedores valores mais atrativos para repassar para os clientes, já que, com um sistema abastecido de todas as informações, é possível enxergar para o negócio de forma mais ampla.

“Quanto mais a gestão é facilitada, mais tempo pode ser destinado para o atendimento aos clientes e às demandas estratégicas”, destaca Tomelin.

Outra vantagem é a segurança fiscal: ao fazer qualquer lançamento, o próprio software já armazena dados relativos a impostos, tributos e outras obrigações legais, evitando atrasos e multas.