O que é eSocial e como funciona a admissão preliminar?

0

Se uma empresa não possuir as informações necessárias para fazer o registro completo dos funcionários, o mesmo poderá ser utilizado no Evento S-2190.

Na matéria de hoje vamos explicar o que é e como funciona o eSocial.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

O que é eSocial? 

Trata-se de um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Previdenciárias e Trabalhistas. 

Este projeto é do governo federal que foi criado por meio do decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014, o mesmo unificará o envio das informações de seus empregados e estagiários.

Trata-se de uma ferramenta para consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa em um único guia de entrega. 

Objetivo do eSocial 

O objetivo do eSocial é uniformizar, centralizar as obrigações e combater a sonegação relativas aos empregados. 

Logo no cruzamento de dados, fiscalizado o cumprimento da legislação envolvendo a Receita Federal, Ministério do trabalho, Previdência Social e Caixa Econômica Federal. 

O que é Evento S-2190? 

Este evento é opcional para as empresas, trata-se da admissão de trabalho por registro preliminar, o mesmo deve ser utilizado quando a empresa não possuir todas as informações para fazer o registro completo, que seria o evento S-2200. 

Pois, a contratação deve ser enviada até o dia anterior ao início do trabalho. 

Mas pode ocorrer da empresa não ter todas as documentações do colaborador. 

E com isso a empresa poderá fazer a admissão preliminar através do S- 2190, com isso ela continuará cumprindo com suas obrigações. 

esocial

Evento S-2190

Para este evento de admissão preliminar é necessário informar:

  • CPF do trabalhador; 
  • Data de nascimento;
  • Data de admissão.

Com isso não será preciso a pessoas iniciar o trabalho e depois de um tempo registrar o trabalhador. 

Qual o prazo de envio? 

Ela deverá ser enviada até o dia anterior ao início da prestação, logo a empresa ganhará até o dia 7 do próximo mês para coletar informações faltantes e submeter ao evento S-2200.

Vamos destacar que se  houver necessidade de lançar algum outro tipo de evento sem a conclusão do S-2200 não será possível. 

Mas mesmo com o ganho desse prazo, é necessário que após a admissão preliminar os dados faltantes sejam coletados o mais rápido possível. 

Se a empresa não tiver submetido ao evento S-2200 e surgir a necessidade de fazer algum lançamento diferente, seja afastamento, desligamento ou até mesmo a folha de pagamento daquele funcionário, o mesmo não será permitido. 

Admissão preliminar S-2190

Com essa admissão a empresa não poderá esperar o funcionário vir trabalhar para depois dar entrada no seu registro completo. 

Os prazos de envio do evento S-2190 são: 

  • Envio da S-2190: Até o dia anterior ao início do trabalho;
  • Validade: Será válido até o dia 7 do mês seguinte ao início da prestação de serviço, esta data máxima deverá ser submetida ao evento S-2200. 

Mas vale ressaltar que se for preciso fazer outro tipo de lançamento será necessário enviar o S-2200 primeiro e depois submeter os demais eventos, como folha de pagamento. 

Dados incorretos 

Se houver algum dado errado na admissão preliminar, como ter errado o número do CPF ou data da admissão, não será possível alterar. 

Com esta situação será necessário excluir o evento e enviar o S-2190 novamente, com as informações corretas. 

É importante lembrar que se a contratação não acontecer, o S-2190 terá que ser excluído, pois, uma admissão preliminar sem seu correspondente S-2200 fará com que o eSocial não permita o fechamento da competência. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Laís Oliveira