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O que é inbound marketing na contabilidade e como usar?

O que é inbound marketing na contabilidade e como usar?

20/02/2018 às 09h10 Atualizada em 20/02/2018 às 12h10
Por: Ricardo de Freitas
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Foto: Reprodução
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Quer entender o que é inbound marketing e como usar a produção de conteúdo na contabilidade para impulsionar o seu escritório? Então você chegou ao lugar certo. O inbound marketing busca atrair o público-alvo através de conteúdos que sejam relevantes sobre o produto ou serviço da empresa e que ajudem a solucionar a dúvida, o problema ou as dores dos usuários. Para entender melhor, basta imaginar um gestor com dúvidas sobre alguma questão do universo contábil, fiscal e tributário. Nesse caso, ele faz uma busca no Google e encontra um post sobre o assunto de autoria de um contador. Assim, com esse conteúdo gratuito, o escritório pode atrair um possível cliente e, depois, oferecer seus serviços. Parece bom? E não para por aí: o inbound marketing vai muito além da produção de textos para blogs e pode ser adotado com investimento baixo e benefícios imediatos.  

O que é e como usar o inbound marketing

A seguir, confira algumas dicas para dar a largada na sua estratégia de marketing inbound:

1 – Tenha um blog

O blog é um complemento do site da sua empresa e é voltado para a criação de conteúdos diversos, como a publicação de artigos e e-books, e com ele você consegue segmentar leitores, captar leads e depois convertê-los em clientes. Para isso, você precisa criar conteúdo que trate de problemas relacionados ao universo da contabilidade. Assim, você pode oferecer respostas gratuitas para dúvidas básicas e um contato para captação de leads e clientes para seus serviços pagos. Se ainda não tem um blog ou um site, vale a pena considerar plataformas gratuitas, como o WordPress.

2 – Trabalhe o SEO

Como vimos, o inbound marketing tem, como objetivo final, conquistar clientes. Para isso, você precisa criar uma audiência segmentada, e um dos melhores caminhos para isso é o SEO (Search Engine Optimization, ou seja, a otimização para motores de busca). As técnicas de SEO buscam otimizar o conteúdo do seu blog de contabilidade para que ele fique bem posicionado nos principais motores de busca. Quando se estar na primeira página do Google, por exemplo, você consegue gerar tráfego orgânico para o seu site, transformando os visitantes em leads e de leads ele se transformarão em clientes. Mas como começar a pensar em SEO? O primeiro passo é descobrir como possíveis clientes fazem suas buscas no Google e depois escrever posts que respondam a essas dúvidas. Para investigar as palavras-chave (termos que os usuários utilizam no buscador), o Keyword Planneré uma boa opção – e gratuita.

3 – Esteja presente nas redes sociais

Os brasileiros são os usuários que mais utilizam as redes sociais na América Latina, logo a sua empresa de contabilidade também deve estar presente no Facebook, Instagram e demais redes sociais que seu público-alvo utiliza. Nas redes sociais, o inbound marketing aumenta a sua interação com um público interessado nos seus serviços e facilita muito o início de diálogo, o atendimento personalizado e a humanização da marca. Vídeos, por exemplo, cabem muito bem nesses meios. Só não esqueça que, se criar perfil ou página em um desses canais, precisa manter uma regularidade de atualizações.

4 – Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das plataformas de ação do inbound marketing que possibilitammaior conexão entre o escritório de  contabilidade e o cliente. Isso porque a ferramenta não tem a mediação dos algoritmos das redes sociais ou a concorrência do conteúdo da web. Com o e-mail do leitor, você tem um canal mais direto com o possível cliente e pode criar um relacionamento mais facilmente. Para conquistar esse lead, a dica é tentar captar o interesse do usuário oferecendo um conteúdo rico, como um e-book ou um curso básico. Dessa forma, você estreita laços e depois oferece seus serviços. Para o e-mail marketing, você pode começar inicialmente com plugins gratuitos do WordPress e, com o tempo, migrar para serviços pagos, com mais recursos e maior capacidade de disparo de mensagens.

Inbound marketing na contabilidade

produção de conteúdo sobre contabilidade ainda tem grande potencial, pois conta com baixa concorrência. Um dos indicativos disso é a pequena quantidade de fontes confiáveis de informação sobre assuntos tributários e fiscais. Experimente fazer uma busca por assuntos mais complexos, que poderiam ser dúvida de gestores e empreendedores (possíveis clientes). Você vai ver que não há tanta competição nesse nicho, e pode aproveitar a brecha para se destacar rapidamente. Para isso, use os quatro canais citados no tópico anterior para criar conteúdo relevante e original sobre os assuntos em que seu público está interessado. Não sabe sobre o que escrever? Sem problema. Você pode começar sua pesquisa de assuntos conversando com seus clientes e detectando que tipo de perguntas eles fazem. Depois, pode fazer uma pesquisa de mercado procurando no Google por algumas palavras relacionadas a esse universo. Você vai ver que, além dos resultados no ranking, o buscador vai oferecer algumas sugestões relacionadas a sua busca. Essas buscas são chamadas de palavras-chave e podem servir de referência para futuros textos de blog, posts em redes sociais, conteúdos de e-mail e vídeos em todos esses canais. Outra maneira de captar assuntos é o Keyword Planner, já citado anteriormente. Com ele, você digita o tema sobre o qual quer escrever e recebe uma série de palavras-chave relacionadas, com uma estimativa de buscas mensais. De posse dessas palavras-chave, você pode montar uma planilha no Google Drive para organizar suas pautas e assim montar um calendário de publicações. Veja abaixo alguns assuntos em torno dos quais você pode procurar palavras-chave para o seu blog: Esses são apenas alguns exemplos que podem ser abordados dentre outros que possuem ligação com o seu ramo de atuação, que gerem interesse do seu público-alvo. Não esqueça, ao tratar desses temas em um blog, de responder à dúvida do leitor. Por exemplo: se ele está procurando por “enquadramento MEI”, você deve dar todos os detalhes para o usuário saber se pode virar um microempreendedor individual e quais são os procedimentos para isso. Via ContaAzul
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