O que é o CFOP 6201, qual é sua importância e a quem se destina

0

Na nomenclatura contábil, o código fiscal CFOP 6201 identifica a devolução de compra para a industrialização ou produção rural. Entenda a sua importância.

Você trabalha com produtos industriais ou rurais e quer entender o que significa o CFOP 6201? Então chegou ao lugar certo!

Neste artigo, vamos explicar a importância desse código fiscal, a quem ele se destina exatamente e o que acontece se você não usá-lo corretamente.

Isso porque a movimentação e os fluxos de mercadorias e prestação de serviços precisam ser registrados para o acompanhamento dos órgãos competentes. Confira!

O que significa CFOP?

Para começar, é importante compreender o que significa a sigla CFOP.

Trata-se de um Código Fiscal de Operações e Prestações.

É por meio desse código que é possível identificar que tipo de operação está sendo realizado com determinada mercadoria ou prestação de serviços.

Pela sequência dos números também é mostrado o destino dessa operação. Ou seja, se o produto está sendo comprado (entrada) ou vendido (saída) em nível estadual, interestadual ou mesmo internacional.

O CFOP também mostra qual tipo de imposto incidirá sobre esse material ou serviço, até porque cada um obedece a uma tabela específica de tributos.

Se olharmos o primeiro número do CFOP, já é possível ao menos identificar uma compra ou venda.

Os códigos que começam com os algarismos 1, 2 ou 3 são de compra.

Já os números 5, 6 e 7 comprovam uma venda.

Código Fiscal

Qual é a finalidade do CFOP 6201?

No caso específico do CFOP 6201, o código atesta que se trata de uma venda, por começar com o número 6.

E, pela tabela de CFOP, verificamos que é uma devolução de compra para a industrialização ou produção rural.

Portanto, o CFOP 6201 é destinado a quem fornece notas fiscais referentes à industrialização ou produção rural.

Se alguém comprou algo produzido dentro desses setores e deseja devolvê-lo, o fornecedor deverá registrar a devolução usando o CFOP 6201 em seus documentos fiscais.

O que acontece se não usar corretamente o CFOP 6201?

Como já dissemos, o CFOP é um código que aponta para toda a circulação de serviços ou produtos.

Pela legislação nacional, é obrigatório que essa movimentação esteja registrada nas notas fiscais, livros fiscais, arquivos da empresa, relatórios e demonstrativos.

Esses documentos acabam chegando à Receita Federal e aos demais órgãos competentes.

Sendo assim, se você não usar corretamente o CFOP 6201, é provável que futuramente aconteça algum problema fiscal na contabilidade da sua empresa.

Para evitar isso, a recomendação é consultar um contador da sua confiança e entender melhor a movimentação fiscal necessária para registro das compras e vendas dos seus produtos ou serviços.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. 

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. 

Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? 

Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Azulis