O que é o Livro Caixa Digital do Produtor Rural?

Entenda o que é o livro caixa digital do produtor rural que é uma das obrigações daqueles que trabalham com a atividade agropecuária.

As obrigações fiscais e tributárias se aplicam às empresas brasileiras e isso independente do setor, por isso, a Atividade Agropecuária também possui obrigações junto ao fisco. 

Dentre essas obrigações dos produtores rurais está o envio do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) e falaremos mais sobre ele no artigo de hoje. 

Para que serve o Livro Caixa Digital do Produtor Rural?

Dentre umas das normas fiscais do produtor rural se encontra o envio do Livro Caixa Digital do Produtor Rural, parte da escrituração contábil para aqueles que mantêm uma exploração rural. 

O Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), foi instituído por meio da Instrução Normativa RFB n.º 1.848/2018.

Tendo como objetivo a apuração de resultados das atividades rurais, onde serão incluídos os investimentos, receitas, despesas de custeio, entre outros.

Todo produtor rural deve realizar esse envio? 

O envio do LCDPR deve ser realizado por todas as pessoas que obtiveram uma renda bruta na atividade rural superior ao valor de R$4,8 milhões no ano-base anterior. 

A entrega do arquivo digital que contém o LCDPR escriturado e assinado deverá ser realizada até o final do prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do respectivo ano-calendário.

Como é realizado o envio do documento? 

A entrega do Livro Caixa Digital do Produtor Rural ocorre por meio do Portal e-CAC na opção “Meu Imposto de Renda”.

Será preciso utilizar o  certificado digital válido, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

A entrega do documento deverá ser realizada a partir de assinatura eletrônica através de certificado digital. 

A comprovação da apresentação do arquivo digital do LCDPR ocorre por recibo gravado após a transmissão, no computador ou em mídia removível, quanto a impressão fica a cargo do contribuinte.

Informações que devem constar no lançamento de atividade rural? 

É importante preencher todas as informações que constam no artigo para ser possível evitar erros e gerando assim multas. 

Das seções do arquivo existem a Q100 que trata o Demonstrativo do Lançamento do Livro Caixa do Produtor Rural, neste o modelo para preenchimento é disponibilizado pelo Governo Federal e é necessário colocar as seguintes informações:

  • CPF ou CNPJ do Produtor
  • Data de Entrada e saída de recursos
  • Histórico
  • Identificação do Imóvel Rural: onde ocorre a atividade rural
  • Identificação da Conta Bancária
  • Número do Documento
  • Saldo final.
  • Tipo de Documento: como nota fiscal, fatura, recibo, contrato, folha de pagamento e outros;
  • Tipos de Lançamento: receitas, despesas, investimentos, produtos entregues e adiantamento de recursos
  • Valor de Entrada de Recursos
  • Valor de Saída de Recursos

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.