Atualmente, o sonho de muitas pessoas é ter seu próprio negócio. No entanto, para algumas especialidades é necessário obedecer a determinados requisitos, como ocorre no caso dos es.

Muitos profissionais contábeis sonham em ter seu próprio empreendimento mesmo antes de terminar a faculdade. Porém, nesse ramo existem algumas regras a seguir e necessidades a preencher.

Neste post, você vai saber o que precisa para abrir um escritório de . Continue a leitura e confira!

Realize um planejamento

Antes de realmente abrir um escritório contábil, é necessário ter um plano de negócios. Esse é o principal conselho que um dá aos seus clientes, logo é de suma importância que ele próprio siga suas recomendações.

A estruturação (tanto física quanto processual) do trabalho oferecido é o que vai marcar as características da sua empresa. Por isso, analise itens como:

  • onde estará localizado o seu escritório?
  • quantas pessoas você precisa ter na sua equipe?
  • que tipo de serviços prestará?
  • qual será seu diferencial em relação aos concorrentes?
  • qual é o investimento necessário?

É primordial escolher um software que proporcione uma gestão contábil eficiente e, assim, consiga integrar as informações das diversas áreas das empresas de seus clientes. Ele é fundamental para a apresentação dos relatórios que servirão como suporte na tomada de decisão.

Pesquise os registros necessários

No Brasil, para exercer as atividades de , existem algumas burocracias que precisam ser seguidas. Algumas delas podem variar conforme o município.

A primeira é ter qualificação profissional, ou seja, ser bacharel ou técnico em Ciências Contábeis. O próximo passo é possuir o registro do CRC (Conselho Regional de ), já que exercer a atividade de sem o devido registro é crime. Conforme diz o Decreto Lei nº 9.295/46, Art. 12 parágrafo único:

O exercício da profissão, sem o registro a que alude este artigo, será considerado como infração do presente Decreto-Lei.

Conforme mencionamos, em âmbito municipal as exigências costumam variar. Contudo, em modo geral o pode solicitar um alvará junto à prefeitura de seu município para trabalhar como autônomo. Dessa forma, ele vai pagar o ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza).

Entretanto, as exigências são maiores para quem deseja ter um escritório contábil como pessoa jurídica. É necessário redigir um contrato social, realizar os registros na Junta Comercial e na Secretaria da Receita Federal e o alvará de funcionamento do município.

Além disso, é imprescindível a filiação junto ao Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis).

Obtenha a certificação digital

Na era digital, os escritórios de necessitam estar preparados para trabalhar com a realidade. A digital veio para confirmar a veracidade e autenticidade dos dados.

É por meio dos certificados digitais que as informações são entregues de forma rápida e ágil. Os escritórios de utilizam o E-CNPJ, a versão digital do CNPJ, que serve para a emissão de notas fiscais eletrônicas, transmissão de escrituração fiscal e obrigações acessórias.

Conteúdo original via RTAlmeida

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.