O Que é VPN e Como Usá-la?

0

VPN é uma sigla cada vez mais usada não só por especialistas em tecnologia, mas por quem adora navegar na internet e, claro, quem gosta de aproveitar todos os atrativos das plataformas de streaming, dos games online e todo tipo de conteúdo – ou seja, é cada vez mais comum entre praticamente qualquer pessoa que use o mundo digital.

Mas talvez você ainda não saiba o que isto significa e nem quais as utilidades de uma VPN. Neste artigo nós explicamos os pontos mais fundamentais para que você não fique de fora desta ferramenta incrível e saiba mais sobre as melhores vantagens de usá-la.

Então, vamos conferir as perguntas mais comuns sobre o que é uma VPN, respondidas da maneira mais simples e acessível (e completa) possível.

O que é uma VPN?

Vamos começar então. Antes de qualquer coisa, VPN é a sigla para Virtual Private Network (“rede virtual privada” em uma tradução livre). Uma VPN serve como uma “rede privada” estabelecida usando a infraestrutura de uma rede existente (a rede fornecida pelo seu provedor de internet, por exemplo).

Através de protocolos de segurança, a VPN cria um “túnel”, um “caminho” seguro para o fluxo de dados da sua rede, usando uma criptografia mais avançada que a convencional – o que garante mais integridade, privacidade e um maior nível de sigilo para suas atividades online.  

De forma mais resumida, a VPN ajuda a criar uma conexão mais segura e protegida para deixar seus dados, registros e informações enviadas e recebidas menos vulneráveis às diversas ameaças da internet.

O que é uma conexão VPN?

É uma conexão que se estabelece com um aplicativo VPN. Quando você faz o download de um programa VPN para seu PC, notebook, smartphone ou tablet, por exemplo, você vai poder escolher uma série de servidores disponibilizados, localizados em diferentes países e regiões do mundo.

Depois de se conectar a um destes servidores, a VPN vai estabelecer uma conexão – e é pela localização destes servidores que ela, por exemplo, altera o endereço de IP da sua conexão. Este é um dos recursos que garante maior privacidade para as suas atividades.

Assim, enquanto você se conecta usando a rede fornecida pelo seu provedor de internet, com uma VPN você pode usar outros servidores para criar novas conexões e navegar na internet com mais autonomia e menos intromissões.

Servidores VPN

O que é proteção VPN?

É o modo como uma VPN melhora a segurança dos seus dispositivos (e da sua rede como um todo, caso você a configure diretamente em um roteador, por exemplo). 

Como nós dissemos acima, uma boa VPN oferece um bom nível de criptografia para os dados que circulam pela sua conexão. Isto ajuda a tornar sua navegação na internet mais segura, o que é bom especialmente quando você precisar usar redes públicas de Wi-Fi que, geralmente, são mais vulneráveis do que as redes particulares.

A criptografia fornecida por uma boa VPN te permite navegar sem deixar rastros, o que dificulta que seu provedor de internet (conhecido pela sigla ISP, Internet Service Provider ou provedor de serviço de internet) monitore suas atividades por exemplo – ou até mesmo agências e terceiros.

Além disto, a proteção fornecida por um serviço VPN ativo no seu dispositivo mantém sua conexão menos exposta a agências de governo que podem monitorar suas mensagens, atividades, históricos e registros.

Como usar uma VPN?

Usar uma VPN é fácil. Primeiro, você precisa escolher a melhor opção, ou seja, aquela que atende melhor suas necessidades. Há vários comparativos que mostram as principais características das diversas VPN’s disponíveis no mercado – mas vale a pena escolher uma opção profissional e paga, já que muitas opções gratuitas acabam não sendo realmente confiáveis e, ao contrário, podem criar brechas para que terceiros monitorem sua conexão. 

Depois de escolher sua VPN, baixe a versão compatível com o sistema operacional do seu dispositivo (Windows, macOS, Linux, Android, iOS, etc.), instale e faça as configurações necessárias.

Geralmente, as VPN’s agem de modo automático, mas é possível habilitar ou desabilitar seu funcionamento. Com a VPN ativa, basta escolher o servidor que você preferir e, pronto, a conexão estará configurada e você já vai se beneficiar de suas vantagens.

Dependendo da VPN que você escolher, há funções e ferramentas diferentes que você também pode habilitar, desabilitar ou configurar da maneira que você preferir.

Baixar VPN

Uma VPN é segura?

A resposta é sim e não. Como todo programa, a confiabilidade depende de quem criou o recurso e do modo como você o utiliza. Uma VPN não oferece nenhum risco aos usuários em si mesma. 

Mas há opções “grátis” disponibilizadas no mercado que funcionam exatamente para infectar os dispositivos e abrir brechas por meio das quais terceiros podem monitorar as informações da sua conexão e seus registros – ou seja, uma ferramenta que deveria aumentar sua segurança acaba causando o efeito contrário.

Antes de escolher uma VPN, procure por reviews, análises e informações mais detalhadas tanto dos usuários quanto de especialistas para saber se a empresa desenvolvedora é confiável e quais as políticas de privacidade são adotadas.

Se você fizer sua escolha com cuidado e selecionar uma opção séria, não haverá problema nenhum no uso de uma VPN. Ao contrário: você vai se beneficiar muito de seus recursos.

Há opções de VPN grátis para download, mas é importante tomar cuidado com elas, já que muitas não são confiáveis e até servem como ameaças para seus dispositivos e sua rede. Você pode conferir quais as melhores opções de VPN para o Brasil.

Como baixar uma VPN?

Fazer o download de uma VPN é um processo muito simples. Primeiro, você precisa escolher a opção que melhor corresponde às suas necessidades e expectativas. Faça uma pesquisa sobre as opções que mais te interessam e veja comparativos e reviews entre os principais nomes do mercado.

Depois, você pode baixar a VPN da sua escolha pelo website oficial dos criadores e distribuidores dela ou por plataformas como Google Play Store ou Apple Store. É importante tomar cuidado com links e websites suspeitos e só baixar sua VPN por uma destas duas formas.

Na Google Play Store ou na Apple Store, você pode baixar os aplicativos VPN diretamente no seu dispositivo móvel. Se você quiser fazer a instalação em seu PC ou Mac, basta acessar os websites dos desenvolvedores pelo navegador web da sua preferência.

E vale a pena reforçar: pesquise antes de baixar qualquer coisa. Saiba se o programa é legítimo e se os desenvolvedores são responsáveis. Assim, você evita prejudicar seus equipamentos e, claro, evitar colocar seus dados em perigo.

VPN para dispositivos móveis

As principais opções de VPN contam com versões especiais para dispositivos móveis. Como eles são cada vez mais difundidos e nós usamos a internet mais e mais através deles, não faria sentido deixá-los de fora.

Então você com certeza vai encontrar versões especiais para os sistemas operacionais mais comuns em smartphones, tablets e equipamentos do gênero, como Android e iOS (e, mais raramente, para Windows Phone) – saiba como configurar VPN no Android e em iOS.

Vale a pena configurar uma VPN compatível com o sistema operacional do seu dispositivo móvel porque é por meio dele que você provavelmente realiza grande parte da sua interação online ao longo do dia. Como já mencionamos, é muito útil ter uma boa VPN no seu aparelho porque, dentre outras coisas, isso te ajuda a ter mais segurança ao usar redes públicas de Wi-Fi, por exemplo.

Mas é importante só fazer o download de uma VPN confiável, e através de plataformas de apps mais seguras, como a Google Play Store e a Apple Store – ou por meio dos websites oficiais das fabricantes de VPN.

Cuidado para não baixar aplicativos falsos que se disfarçam de VPN’s mas, na verdade, não passam de malware. Você também pode conferir o que é VPN no celular e como estes programas funcionam.

VPN para o PC

Também há versões compatíveis com os principais sistemas operacionais usados nos computadores de mesa (desktops ou PC, como são geralmente conhecidos), como sistemas Windows e Linux. E, claro, também há VPN’s especiais caso você tenha um Mac – saiba como usar uma VPN no PC.

A utilização de uma VPN em um PC ou Mac não difere muito das versões que você vai encontrar para os seus dispositivos móveis. Elas são fáceis de configurar em seus aspectos principais e podem ser habilitadas ou desabilitadas.

Elas são excelentes complementos para reforçar a segurança do seu dispositivo e da sua rede como um todo (e muitas podem ser configuradas no próprio roteador, protegendo todos os aparelhos conectados à rede transmitida por ele).

Mas vale a pena lembrar que uma VPN, por si só, não é garantia total de uma segurança perfeita (e, na verdade, nenhum software ou nenhuma estratégia de segurança cibernética são totalmente perfeitos).

Então, vale a pena sempre manter um bom antivírus profissional, além de um firewall sempre ativo – e, claro, manter seu sistema e seus programas atualizados, suas senhas protegidas e verificações frequentes para encontrar e eliminar vírus e ameaças em potencial.

Cada VPN oferece assinaturas com coberturas diferentes e uma quantidade variável de dispositivos nos quais elas podem ser usadas associadas à sua conta – ou configuradas diretamente na rede, por meio do roteador. Se o seu PC ou Mac são ferramentas importantes para você, vale a pena escolher uma boa opção e configurá-la no seu equipamento.

Além disso, muitas opções oferecem funções de VPN como extensão para os navegadores, ajudando a melhorar a navegação neles e a apontar, por exemplo, mensagens (e-mail) e websites que oferecem perigo.

VPN para o PC

VPN para TV Box

Além de dispositivos móveis, PC e Mac, também é possível configurar uma VPN para videogames (por meio de configurações diretas no roteador) e também em aparelhos de TV Box.

Com o sucesso das plataformas de streaming e das chamadas Smart TV’s com uma interatividade cada vez maior por meio de conexões com a internet, equipamentos como uma TV Box são cada vez mais populares.

Elas oferecem muitas vantagens: otimizam as funções de uma Smart TV e permitem “transformar” uma TV convencional em uma Smart TV, permitindo jogar diversos games típicos de dispositivos móveis direto na sua televisão, por exemplo – além de diversos conteúdos de streaming, como os oferecidos pela Android TV, por exemplo.

Também é possível armazenar e compartilhar conteúdos e algumas opções de TV Box oferecem até resolução em 4K.

Para alguns equipamentos, como a Android TV, é possível fazer o download direto no aparelho por meio da Google Play Store. Em outros, você pode fazer a configuração no roteador para que o aparelho de TV Box seja incluído – este processo pode ser um pouco mais complexo, mas há vários tutoriais disponíveis na internet que com certeza podem te ajudar.

Então, seja direto na TV Box ou pelo roteador, será possível aproveitar as melhores vantagens da sua TV Box com a proteção oferecida pela VPN – e, além disso, você vai poder acessar conteúdos que podem estar bloqueados ou restritos na sua região, conectando-se em servidores de regiões onde estas limitações não existam.

É possível também ver listas para saber qual a melhor VPN para IPTV grátis mas, como nós já falamos, elas não são muito confiáveis e seguras. 

Conclusões

VPN’s são ótimas ferramentas: bastante versáteis, funcionais e dinâmicas. Elas podem ser usadas em dispositivos, individualmente, ou configuradas diretamente em um roteador. Abrangem não só seu PC, seu Mac ou notebook, mas também smartphones, tablets e até mesmo consoles, Smart TV’s, Tv Box e vários outros tipos de equipamentos.

Elas oferecem uma boa camada adicional de segurança para a sua conexão e de privacidade para suas atividades online.

O ponto fundamental é saber escolher uma boa opção, pesquisar com cuidado e evitar as fraudes que se disfarçam de opções legítimas. Fazendo uma boa escolha e se certificando da integridade da VPN, ela vai tornar sua navegação no imenso oceano da internet ainda mais segura e agradável.