O que esperar com a tecnologia na contabilidade em 2019

A transformação digital está ditando as grandes mudanças no mercado contábil. Algumas pesquisas preveem que a profissão de contador pode acabar por conta da entrada da tecnologia na contabilidade e da consequente automação.

Por exemplo, o mecanismo de buscas Will robots take my jobs?, baseado em pesquisa de professores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, diz que entre 702 carreiras, a profissão de contador corre o risco de mais de 90% de chance de automação. Mas como uma máquina poderá auxiliar na gestão de uma empresa e na tomada de decisão?

tecnologia na contabilidade vem possibilitando o aumento da Inteligência Artificial, trazendo benefícios como redução de custo operacional, melhoria na eficiência, automatização de processos e otimização de preços.

Anúncios

É muito importante utilizar a tecnologia para automatizar os processos e manter-se atualizado. Afinal, não é novidade para ninguém que a contabilidade também se beneficia da inovação. Além disso, você ganha tempo para atuar na consultoria contábil ou na contabilidade gerencial. Por isso, você precisa ler esse post para planejar o novo ano do escritório e ajudar seus clientes!

Contabilidade gerencial é fator estratégico

Segundo as empresas pesquisadas pelo Fórum Econômico Mundial, as máquinas desempenham 29% dos trabalhos. Esse número, segundo a organização, deverá subir para 42%, em 2022, e 52% em 2025.

Na visão da organização, o resultado disso seria um número maior de especialistas em diversos setores, além de outros cargos que exigem traços humanos, como prestadores de serviços.

Ora, quer melhor momento para o profissional de contabilidade se atualizar?

O trabalho de um contador é muito mais que lançar notas fiscais: na verdade, seu papel é de consultoria contábil. Ele compreende a análise cuidadosa das demonstrações financeiras de cada cliente para dar suporte ao sucesso de um negócio.

Claro que a tecnologia impacta diretamente no trabalho. É fundamental utilizar a tecnologia para automatizar os processos e se manter atualizado. E a tecnologia na contabilidade obriga sim a uma revolução em sua estrutura, nas estratégias aplicadas, na cultura dos colaboradores e nos processos adotados.

Mas o contador nunca deixará de desempenhar um papel essencial para as empresas. Papel esse, aliás, que vai muito além de uma obrigação. Trata-se de atuar na contabilidade gerencial, tornando-se um parceiro estratégico para os negócios.

Segundo o estudo Future of Jobs Report, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, algumas das principais tendências para essa área entre 2018 e 2022, as 10 principais habilidades que serão procuradas no futuro próximo são:

  • Resolução de problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança colaborativa
  • Inteligência emocional
  • Julgamento e tomada de decisão
  • Orientação ao serviço
  • Negociação
  • Flexibilidade cognitiva

SPED inaugurou nova era contábil

Para representar a evolução tecnológica das obrigações acessórias, uma sigla que ganhou muita força nos últimos anos no setor é SPED (Sistema Público de Escrituração Digital)

SPED inaugurou uma nova era contábil com o cruzamento de informações. No passado, os contadores se preocupavam apenas em registrar os documentos que os clientes enviavam. Além da declaração de Imposto de Renda.

Leia Também:  Seguro desemprego 2019: Novas regras e novo valor

Porém, com a implantação das diversas versões do Sped, toda a empresa precisa ter informações detalhadas e convergentes. Com isso, a informatização tornou-se uma necessidade na contabilidade gerencial.

Além disso, um grande desafio dos últimos anos é aliar a contabilidade à administração. Afinal, o contador, por meio da consultoria contábil, tornou-se um dos principais aliados do processo de desenvolvimento econômico-financeiro das organizações.

Tendências tecnológicas para o futuro da contabilidade

Veja então como a tecnologia na contabilidade pode contribuir para o futuro do setor cada vez mais digital. E garantir que o contador ajude no sucesso de seus clientes.

1. Sistemas integrados de gestão empresarial

Cada vez mais, o fluxo de informações entre diferentes departamentos tem sido apontado como necessidade para melhorar a performance das empresas de maneira geral.

Um exemplo importante de algo que deve ser cada vez mais presente no dia a dia dos profissionais de contabilidade é o uso de sistemas contábeis. O software para contador permite cumprir desde as tarefas mais básicas às mais estratégicas. O que significa garantir mais produtividade e ter uma visão completa dos desafios do escritório.

2. Armazenamento na nuvem

Imagine ter acesso a um recurso capaz de garantir significativa redução de gastos e aumento de produtividade. Essa é a grande oferta da tecnologia da nuvem. Com ela, a empresa pode trabalhar com diferentes tipos de aplicativos disponíveis online, ou seja, armazenados em um espaço virtual.

cloud computing é perfeita para atender as exigências do Fisco com o armazenamento de notas fiscais eletrônicas pelo prazo legal de 5 anos. E quando essa guarda é realizada no mesmo ambiente em que todas as informações do cliente estão, os arquivos são localizados com muito mais facilidade!

3.  Atendimento especializado

Com a exigência crescente por parte do mercado, é preciso que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às tendências da contabilidade e aptos a atuarem na consultoria contábil especializada.

A necessidade constante que as empresas têm de trabalhar com informações precisas e enviá-las a órgãos competentes aumenta a procura por profissionais capazes de trabalhar com esses dados.

Por isso, o ideal é que o profissional seja capaz de fazer o recolhimento de impostos de maneira econômica e correta, além de oferecer opções de investimentos em estratégias de negócio.

Sendo assim, tem ganhado cada vez mais força o atendimento especializado ao cliente por meio de aconselhamentos. Por meio de orientações estratégicas é possível não somente oferecer opções pontuais aos empresários, mas também uma parceira apta a auxiliar na execução de tarefas de gestão.

4. Gestão de talentos

Assim como vem acontecendo nas mais diferentes empresas, tem se tornado cada vez mais importante pensar na gestão de novos talentos para a área da contabilidade.

Leia Também:  Conheça os impostos pagos pelo Simples Nacional em 2019

Para ter mais eficiência na hora de encontrar novos profissionais aptos a oferecer o melhor para sua empresa, será necessário contar com uma política de planos de sucessão, prática bastante adotada por grandes empreendimentos.

Isso gera frutos, além de impedir que funcionários sintam o futuro da organização como uma ameaça.

Com uma estratégia de sucessão é possível definir como as pessoas vão se encaixar no processo e cruzar os dados dos envolvidos com as funções elegíveis à sucessão, para enfim, preparar os talentos para ocupar determinados cargos.

gestão de talentos é a melhor maneira de adequar sua empresa ao futuro, formando profissionais qualificados e com o perfil desejado.

5. Reuniões online

Uma tendência tecnológica para o futuro da contabilidade, que também é uma forma de aumentar a produtividade, é a realização de reuniões online. Nelas é possível a solução de dúvidas e problemas sem a necessidade de estar presencialmente com o cliente.

Muitos profissionais já adotam essa estratégia, mas alguns contadores ainda são resistentes a essa mudança. Porém, o tempo economizado no deslocamento pode ser utilizado para entregar soluções ainda melhores ao seu cliente. Afinal, você terá mais tempo para pensar e planejar estrategicamente.

As reuniões podem ser realizadas por plataformas variadas, como o conhecido Skype, o Google Hangouts ou o Zoom, que permitem, que as reuniões sejam gravadas para posteriores consultas.

6. As mídias sociais como ferramenta de negócio

Ter um site na Internet deixou de ser luxo, mas virou uma obrigação. São mais de 116 milhões de pessoas conectadas no Brasil, cerca de 65% da população, segundo o IBGE.

Um site profissional, moderno e atualizado é importante e o ponto zero para a criação de estratégias de marketing contábil. Ele é o canal ideal, já que está online24 horas por dia e 7 dias por semana.

As empresas que utilizam as mídias sociais dizem que os maiores benefícios de se ter presença digital estão no aumento da satisfação do cliente, seguido pelo benefício de atrair e conquistar novos negócios.

Rodrigo Barros (head de marketing da Thomson Reuters), mostrou em sua apresentação durante o evento Synergy 2018, que as empresas mais bem sucedidas investem, em média, 40% da verba de marketing em produção e divulgação de conteúdo, principalmente com posts em redes sociais.

As mudanças em geral acontecem para melhorar o processo das empresas. E se tantos escritórios têm resultados positivos com as atualizações tecnológicas, está na hora de um bom planejamento para 2019, levando em conta todas essas tendências.

Mas, além do planejamento, é imprescindível aderir  à tecnologia para assumir um perfil muito mais estratégico. O tempo ganho pode ser revertido em produtividade, permitindo o desenvolvimento de uma contabilidade gerencial. Veja mais informações sobre planejamento contábil no blog e interaja nas redes sociais, sugerindo temas.

Com Thomson Reuters