19°C 29°C
Uberlândia, MG

O que faz um Freelancer de Marketing Digital? Saiba como começar

O que faz um Freelancer de Marketing Digital? Saiba como começar

26/03/2020 às 13h32 Atualizada em 26/03/2020 às 16h32
Por: Vanessa Marques
Compartilhe:
Designed by @yanalya / freepik
Designed by @yanalya / freepik

Uma alternativa para quem está desempregado e precisa trabalhar é aproveitar as oportunidades que a internet oferece. E uma excelente excelente forma de começar é como freelancer de marketing digital. 

Continua após a publicidade

Você pode ganhar dinheiro no conforto do seu lar com a produção de textos, artes, vídeos, e-books, além do gerenciamento de sites e páginas de redes sociais. 

A maioria dessas atividades não exige grandes investimentos. Você deve ter, por exemplo, um computador com uma internet de alta qualidade. 

O segredo de trabalhar na internet é saber identificar quais são os melhores caminhos para ganhar dinheiro no mundo virtual. Dessa forma, você não perderá tempo e investimentos com aplicações sem retorno. 

A partir de agora, vamos apresentá-lo todas as informações sobre freelancer de marketing digital. 

Continua após a publicidade
  • O que é freelancer de Marketing Digital?
  • Por que trabalhar como freelancer de Marketing Digital?
  • Quais são as melhores oportunidades de freelancer de Marketing Digital?
  • Como começar como freelancer de Marketing Digital?
  • Como captar os primeiros clientes?

Quer trabalhar de casa, ter renda própria ou completar o seu faturamento? 

Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

O que é freelancer de Marketing Digital?

O freelancer de marketing digital é um dos profissionais mais procurados pelas empresas. Afinal, todas querem ser destaque na internet para atrair novos clientes e melhorar a reputação digital. 

O trabalho do freelancer de marketing digital também é valorizado porque ele pode ser feito de forma remota, ou seja, no conforto de casa. As empresas não precisam gastar com transportes ou refeições para executarem um projeto na internet. 

Continua após a publicidade

Esse profissional tem disponível diversas ferramentas de automação de marketing para potencializar e agilizar o seu trabalho, sem prejudicar a qualidade de outros clientes. 

As empresas também preferem contratar esse tipo de profissional porque não é necessário fazer contratos extensos para desenvolver apenas um demanda pontual. 

Geralmente, o freelancer de marketing digital não precisa ter graduação para executar as atividades que são solicitadas pelo cliente. 

Na internet, existem diversos cursos gratuitos ou com preços acessíveis para aprender o conceito de forma eficiente e prática. 

Por que trabalhar como freelancer de Marketing Digital? 

Existem diversos motivos pelos quais você deve trabalhar como freelancer de marketing digital. Conheça abaixo cada um! 

Qualidade de vida 

Sem dúvidas, o trabalho como freelancer melhora a sua qualidade de vida. Não é necessário acordar bem cedo para enfrentar o trânsito exaustivo da cidade. Em alguns casos, o simples trajeto entre casa e empresa pode durar mais de uma hora. 

Na sua residência, você pode aproveitar esse tempo para fazer outros tipos de atividade como tomar café com a sua família ou praticar esportes antes de iniciar as tarefas.  

Flexibilidade de horários 

Uma das vantagens do trabalho como freelancer de marketing digital é a flexibilidade de horário.Você pode fazer o seu planejamento conforme as demandas do dia a dia. 

Além disso, o trabalho em casa permite resolver outras tarefas que não são possíveis com uma rotina mais engessada, por exemplo, consulta ao médico ou problemas no banco. 

Se você pretende resolver um problema particular, basta adequar as tarefas para outro horário. Dessa forma, a sua demanda não será afetada. 

Baixo investimento 

A maioria das profissões que podem ser executadas em casa não exige grandes investimentos por parte do trabalhador. Você deve ter um computador com acesso a internet para executar as atividades diárias. 

Uma dica interessante é que você deve ter um cuidado especial com a qualidade da sua internet. Caso precise fazer reuniões online, a conexão deve ser de boa qualidade para não sofrer com interrupções. 

Geralmente, uma internet de 30 gigas já é o suficiente para trabalhar em casa. 

Conforto 

O trabalho em casa traz mais conforto para a sua rotina. Você pode organizar o seu local de trabalho de acordo com as suas preferências. Isso é muito importante, pois impacta diretamente na sua produtividade e criatividade. 

Responsável pelo lucro 

No trabalho em casa, você é responsável por definir os seus ganhos. 

Inicialmente, você pode ter dificuldades para gerar renda. No entanto, após construir a sua carteira de clientes, será mais fácil definir metas e lucros. 

O mais interessante é que não há limites para aumentar o seu faturamento, uma vez que a renda depende da sua produtividade. 

Menos pressão 

O trabalho como freelancer de marketing digital não tem a mesma pressão que ocorre nas empresas tradicionais.

O microgerenciamento causa desconforto no ambiente de trabalho, prejudicando os resultados e o relacionamento com outros membros do time. 

Em sua residência, você estará distante desse tipo de situação. Agora, você poderá criar o ambiente que sempre sonhou, com tranquilidade e equilíbrio. 

Execução do trabalho sem burocracia 

Algumas vezes temos dificuldades para lidar com as interferências externas em nossa rotina. Isso porque o trabalho é avaliado por diversas pessoas, prejudicando a produção original. 

No trabalho em casa, o seu relacionamento é direto com o responsável pela demanda. Essa dinâmica traz mais produtividade e confiança no desenvolvimento das tarefas. 

Quais são as melhores oportunidades de freelancer de Marketing Digital? 

O lado positivo do freelancer de marketing digital é a quantidade de demandas disponíveis no mercado de trabalho. 

Empresas de pequeno, médio e grande porte podem solicitar os seus serviços. O trabalho pode ser executado em qualquer área: artesanato, esportes, gestão de negócios, meio ambiente, moda, tecnologia, entre outros. 

O freelancer de marketing digital pode ajudar empresas na divulgação da marca, lançamento de um produto e na gestão de crise. 

O freelancer de marketing digital pode desenvolver vários trabalhos. Os mais comuns são: 

  • redator web ou redator de marketing de conteúdo; 
  • produtor e editor de vídeos; tradutor de textos; 
  • revisor de textos; consultor de UX design; 
  • social media; 
  • designer de Logos; 
  • criação de infográficos; 
  • criação de anúncios;
  • marketing de afiliados. 

O importante é conhecer cada área para entender qual é aquela que se encaixa melhor ao seu perfil. 

Como começar como freelancer de Marketing Digital?

O mercado de marketing digital tem várias oportunidade. No entanto é necessário seguir alguns critérios para ter sucesso na profissão. 

Conheça abaixo as melhores dicas para começar como freelancer de marketing digital. 

Estude de forma correta 

Na internet, há diversos canais com conteúdos sobre marketing digital. Você pode consultá-los por meio de blogs, vídeos, cursos, podcasts, infográfico, entre outros. 

No entanto, recomendamos escolher as fontes certas para aprender com qualidade o conteúdo. Fuja daquelas pessoas que mostram situações milagrosas que são provocadas pelo marketing digital 

O mais indicado é escolher cursos que comprovam resultados e mostram pessoas que tiveram sucesso com aquele conteúdo. Pesquise bastante antes de tomar uma decisão.

Procure certificações especificas 

Outra dica é investir em certificações específicas. Dessa forma, você pode se tornar um especialista em um determinado assunto. 

Então, busque certificações sobre produção de conteúdo para a web, marketing de conteúdo, inbound marketing, outbound marketing, e-mail marketing e social media. 

Crie um projeto 

Antes de contratar um profissional, as empresas sempre solicitam um portfólio para avaliar os conhecimentos técnicos. 

Se você ainda não tem um portfólio, recomendamos desenvolver um projeto pessoal. Isso é muito importante, pois aumenta as suas chances de surpreender os clientes. 

Os profissionais que trabalham com gerenciamento de redes sociais, por exemplo, podem criar uma página para mostrar a sua criatividade com postagem, o engajamento e os tipos de conteúdo que consegue desenvolver na internet. 

O profissional que opta por trabalhar no conforto da sua casa não pode estudar somente sobre marketing digital. Ele precisa conhecer detalhes sobre a carreira de freelancer. 

Assim, saberá da melhor forma como aproveitar o seu tempo e como encontrar novas oportunidades de trabalho

Como captar os primeiros clientes? 

Existem algumas estratégias que aumentam a carteira de clientes. 

Crie um portfólio na internet

O primeiro passo é construir um portfólio na internet. Você não precisa ser um especialista em programação para ter a sua página. Algumas ferramentas deixam o processo mais simples do que parece. 

O portfólio é ideal para mostrar o seu trabalho para os seus futuros cliente. Grande parte das pessoas querem conhecer a sua habilidade de escrita ou uma arte que desenvolveu ao longo da carreira

Se você ainda não fez nenhum trabalho para o cliente, pense em um tema e escreva sobre esse conteúdo. É uma boa oportunidade para treinar sem a pressão por prazos. 

Você pode escrever sobre diversos temas para o seu portfólio. 

  • Como ser um empreendedor; 
  • Como ser mais produtividade; 
  • Como melhorar o clima organizacional; 
  • O que é LGPD? 
  • Saiba como implementar a tecnologia em sua empresa;
  • Por que sua empresa deve investir em marketing digital; 
  • Como decorar uma casa? 
  • O que fazer para aumentar o foco? 
  • O que é procrastinação e como evitá-la? 
  • Como comprar uma piscina? 
  • Como camuflar um link de afiliado?

Claro, esses são apenas alguns exemplos. Você pode utilizá-los ou escolher um conteúdo que tem mais relação com o seu perfil. Lembre-se apenas de alterar o título para mostrar criatividade e evitar plágios. 

Use o Facebook ao seu favor 

O Facebook e outras redes sociais são excelentes ferramentas de apoio para conseguir mais clientes. Por meio de alguns grupos, clientes procuram especialistas em diversos assuntos para produzir o material. 

Portanto, entre nos grupos e fique atento as publicações. Diariamente, são divulgados assuntos nessa rede. 

Os grupos mais conhecidos são: redatores WEB e criadores de conteúdo WEB. 

Cadastre em várias plataformas 

No mercado, você encontra diversas plataformas que oferecem trabalho para freelancers. O ideal é fazer o cadastro em todas as opções, e não somente em uma. Assim, será mais visto por outros tipos de clientes. 

Faça um cadastro no linkedin

O linkedin também é outra rede social que pode ser muito útil na busca por mais clientes. Você pode encontrá-lo por meio das publicações no feed, no contato com as empresas e nos filtros de vagas. 

Para chegar nesse filtro, você deve fazer um cadastro na rede social, clicar em vagas no canto superior da tela e escrever “redator web” no campo de busca denominado “ pesquisar vagas”. Há outras terminologias como ‘redator freelancer’ e ‘analista de conteúdo’. 

O trabalho de freelancer de marketing digital traz diversos benefícios para a sua vida. Portanto, siga as nossas dicas, encontre os melhores caminhos e se surpreenda ao executar as suas atividades no conforto do seu lar. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 29°

19° Sensação
1.34km/h Vento
72% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 04h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 -0,01%
Euro
R$ 5,51 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,07%
Bitcoin
R$ 348,062,24 -0,49%
Ibovespa
124,740,69 pts -0.33%