O que fazer em situações em que ocorre assédio moral no trabalho?

0

No texto de hoje vamos esclarecer sobre o assédio moral no trabalho, infelizmente este assunto ainda é uma realidade nas empresas brasileiras.

Continue conosco e veja o que fazer nestas situações. 

Tribunal Superior do Trabalho 

Ainda há muitos processos por dia envolvendo assédio moral, este problema é sério e é primordial ter a orientação de um profissional especializado. 

Infelizmente isto acontece com frequência e às vezes bem na nossa frente sem a gente perceber, a vítima se sente coagida e não consegue fazer nada para mudar esta situação. 

No mundo que estamos vivendo hoje as empresas estão cada vez mais severas, violentas, onde todos trabalham em torno somente do capitalismo. 

Assédio Moral 

Este define um comportamento abusivo que atenta contra a dignidade psíquico-emocional do cidadão, estamos falando sobre a exposição de um funcionário em situações humilhantes, desmoralizantes e desestabilizadoras, com isso todas essas são capazes de ocasionar problemas na saúde mental. 

Em situações como esta a pessoa que está assediando o funcionário  não está preocupado, não se preocupa com o bem estar do trabalhador, quanto mais mantém o funcionário manipulado, maior será a chance de alcançar o objetivo. 

O que fazer nestas situações?  

A pessoa consegue provar o assédio moral no trabalho por várias formas, sendo através de testemunhas, pois, as mesmas podem descrever o que viram perante o juiz. 

Se acontecer dos colegas de trabalho não quererem testemunhar a favor, a pessoa que sofre o dano moral pode tentar comprovar com áudios, gravações, até mesmo filmagens.

Vamos listar abaixo o que caracteriza um assédio moral no trabalho. Veja: 

  • Sobrecarregar o empregado de tarefas;
  • Receber tarefas distintas das inerentes à sua função;
  • Acusar injustamente.
  • Ignorar a presença;
  • Agressão verbal;
  • Espalhar rumores e boatos;

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Por Laís Oliveira