A Reforma da Previdência está prestes a ser aprovada e você sabe o que vai mudar? Caso não saiba se será afetado(a) com a nova lei, confira a seguir.

Então, como não ser afetado pela Reforma?

A principal diferença da lei atual e da Reforma da Previdência é a idade mínima exigida para obtenção da aposentadoria por idade. O que é 60 anos para mulheres e 65 para homens, com 15 anos de contribuição necessários, passará a ser 62 anos para elas e 65 para eles. 

Além deste benefício, diversos outros sofrerão mudanças quanto aos requisitos para concessão, tornando-se mais rígidos e relação à impossibilidade financeira e ausência de condições físicas e morais para atividades profissionais.

São várias mudanças que são impossíveis de elencar neste momento, mas é importante destacar quem será afetado pela Reforma.

Pois bem. Existem muitas pessoas prestes a alcançar o requisito idade mínima para aposentadoria, mas com a aprovação da nova lei, entrarão nas regras de transição, o que aumentará o tempo necessário para obter o benefício. 

Ou seja, para obter o direito ao benefício que está próximo a ser requisitado, o beneficiário deverá contribuir com um “pedágio” para não ser prejudicado ainda mais.

Por outro lado, se você já cumpriu os requisitos da aposentadoria por idade e apenas não solicitou ainda ao INSS formalmente, o seu direito é adquirido e não sofrerá com as alterações da lei. Isso vale também para as outras modalidades de aposentadoria, como por tempo de contribuição.

Caso você tenha dúvidas sobre o preenchimento dos requisitos para concessão do benefício e se sofrerá com a Reforma, é preciso analisar sua documentação e seu período de contribuição ao longo dos anos, certamente um profissional habilitado conseguirá te orientar melhor. Busque seus direitos e se oriente.



Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.



Conteúdo original Diniz Advocacia

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.