O que não te contaram sobre o eSocial

O assunto do momento mais comentado nas empresas e escritórios de contabilidade é o eSocial.

Sabemos que o projeto já esta em vigor e é preciso muito empenho para a sua implantação, mas será que você já sabe tudo sobre este novo método de envio das informações da sua empresa?

Com base nas principais dúvidas, citamos aquilo que não te contaram sobre o eSocial. Confira:

Nova obrigação acessória?

Você sabia que o eSocial não é uma nova obrigações acessória? Muito pelo contrário, o principal objetivo desta nova sistemática é facilitar o dia a dia das empresas e reduzir cerca de 15 declarações que são enviadas redundantemente. A ideia é que as informações sejam enviadas para um único ambiente e todos tenham acesso a esta plataforma.

Mei pode registrar funcionário? Entenda as regras e veja como funciona o eSocial

Houve mudança na legislação?

O eSocial não traz nenhuma mudança para o que já existe hoje, ao invés disso ele irá exigir que seja cumprido aquilo que já é previsto na legislação, sem o famoso jeitinho brasileiro. (admissão retroativa, férias sem aviso, falta de exames de retorno, etc)

Meus empregados têm que realizar os exames médicos?

Sim! Toda empresa que tenha um ou mais funcionários esta obrigada a realizar os exames médicos ocupacionais regularmente, e estes exames não se limitam apenas a exames admissionais, demissionais e periódicos. O eSocial, a partir de janeiro de 2019, contará com uma fiscalização excelente que identificará com mais precisão as empresas que não tiverem os programas de Saúde e Medicina Ocupacional.

Sou Micro Empresa e não cumpri o prazo de entrega e agora?

Às micro e pequenas empresas e MEIs estarão obrigadas ao eSocial somente a partir de novembro. Ressaltamos que as empresas que optaram por esta data deverão prestar as informações referentes às três fases iniciais do cronograma de uma única vez.

Conteúdo original via Sindilojas-sp

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.