Para você entender melhor, neste artigo, queremos deixar bem claro a função do auxiliar contábil, as particularidades desta profissão e todas as mudanças e avanços que ela enfrenta, atualmente, na área fiscal.

Acompanhe essa leitura para ficar bem informado e entender que o auxiliar contábil é uma das profissões fundamentais num escritório de contabilidade ou em um departamento de contas de uma empresa.

Está pronto para conhecer mais esta profissão?

O que faz um Auxiliar Contábil?

São muitas as atividades  executadas por este profissional. A classificação de despesas e o registro de documentos, por exemplo, são uma delas. Mas ainda há outras funções que também fazem parte da rotina de trabalho do auxiliar contábil.

Executar e controlar planilhas e relatórios relacionados à contabilidade de uma empresa, analisar e reconciliar contas, elaborar balancetes, auxiliar na apuração de impostos e na escrituração nos livros fiscais.

Vamos listar aqui mais funções de um auxiliar contábil:

  •       Realizar cálculos de encargos;
  •       Fazer o controle de contas a pagar e a receber;
  •       Orientar na abertura e encerramento de empresas;
  •       Manter atualizadas todas as planilhas de controle;
  •       Repassat importantes dados para o sistema de gestão da empresa.

Mas o que vem chamando a atenção é que, embora essas tarefas sejam imprescindíveis para o setor de Contabilidade, o papel de um auxiliar contábil está indo muito mais além dessas atividades.

Isso porque, esse profissional exerce ainda função vital dentro da rotina de um escritório e sendo fundamental e importantíssimo todo o suporte que este profissional oferece.

Qual o salário de um Auxiliar Contábil

Para quem quer ingressar na área fiscal, conseguir emprego como auxiliar contábil é um excelente início. O mesmo vale também para o profissional que busca uma recolocação no mercado de trabalho.

O auxiliar contábil é uma profissão que vem conquistando cada vez mais espaço na área fiscal e, portanto, o número de vagas de emprego também aumenta.

A faixa salarial do auxiliar contábil varia de Estados do País para outros. Mas, em média, gira em torno de R$ 1.500,00 podendo alcançar o teto salarial de R$ 2.744,70. Estes valores são referentes ao piso salarial de 2019 acordado nas convenções coletivas da categoria. 

Também é importante ressaltar que estas médias salariais valem somente para profissionais contratados em regime CLT com carteira de trabalho assinada.  

Habilidades necessárias ao auxiliar contábil

Ter conhecimentos atualizados e buscar formações específicas constantemente são condições fundamentais para o profissional, mas ter algumas habilidades também é necessário.

Saber resolver problemas, organizar o serviço e planejá-lo são habilidades pessoais que vão fazer a diferença na rotina de trabalho de quem trabalha na área contábil.

Ter boa comunicação escrita e oral também vai facilitar o entendimento do auxiliar contábil perante a equipe para a qual trabalha. Até porque, é preciso ser objetivo e priorizar as atividades.

O auxiliar contábil será subordinado ao assistente contábil e ao analista contábil. Portanto, uma de suas habilidades deve ser trabalhar sob pressão sem perder os prazos estabelecidos para a entrega de projetos.

Seja prático, organizado, saiba lidar com cálculos, tenha iniciativa. Todas estas habilidades pessoais vão ajudar você a se destacar entre os demais e crescer profissionalmente na área contábil.

Mas lembre-se, a profissão de auxiliar contábil ao mesmo tempo em que cresce no mercado de trabalho com inúmeras ofertas de vagas de emprego também aumenta a quantidade de concorrentes disputando a função.

Portanto, saiba adaptar-se a novos serviços e entenda de uma vez por todas que o profissional da área contábil está sempre em constantes mudanças e essa tendência seguirá cada vez mais forte nos próximos anos.

Você pode iniciar sua carreira profissional ou retomá-la a partir do cargo de auxiliar contábil, mas com perspectivas de crescimento garantidas dentro dessa área desde que você se prepare com formações específicas e conhecimentos atualizados.

Parece muito, mas não é! O importante é direcionar seu foco para aprendizados que realmente vão atender às necessidades do mercado de trabalho e, especificamente, da área contábil e fiscal.

Formação de Auxiliar Contábil

Geralmente, o auxiliar contábil tem graduação em Ciências Contábeis como formação básica para iniciar a carreira na área fiscal. Mas somente esta graduação não é suficiente. É preciso mais!

Principalmente, porque a área contábil não para de crescer e vem se transformando a cada avanço e mudança na legislação.  A chegada do eSocial é um exemplo prático disto.

Cada vez mais surgem novos microempreendedores individuais e novas empresas também. Esse movimento de ascensão no mercado de trabalho impulsiona para que o auxiliar contábil torne-se peça vital num escritório contábil ou em uma privada. 

Para isso, a formação precisa ser constante, intensa e eficiente. Manter-se atualizado e engajado às mudanças na área contábil já torna o caminho profissional do auxiliar contábil mais promissor.

Dica extra: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Com informações Nith