Entrar na faculdade pode trazer diversos questionamentos para os estudantes: qual é a melhor opção de curso superior? Quais alternativas trazem bons salários? Será que a área que escolhi realmente vai me oferecer boas oportunidades?

No artigo de hoje vamos falar sobre a faculdade de contabilidade, como ela funciona e porque ela pode ser uma excelente alternativa para os estudantes. Entenda quais são as áreas de atuação, tipos de disciplina e outros detalhes.

Vamos lá?!

Os perfis do profissional e especializações da faculdade de contabilidade

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que a profissão contábil tem diversas formas e perfis de atuação. E é preciso escolher o que mais se encaixa em suas ambições e vontades para o futuro.

Citaremos alguns tipos, para que vocês entendam as grandes possibilidades:

1. Perícia Contábil

A perícia contábil tem se tornado um campo bem popular na contabilidade. 

Quem atua nesse ramo precisa a trazer informações contábeis que guiem o juiz para chegar a uma solução justa em processos judiciais.

Vamos dar um exemplo para facilitar a compreensão: Imagine só que o ministério quer mover uma ação contra uma instituição financeira que sonega impostos. O perito contábil será o profissional responsável por revisar os demonstrativos do banco e gerar um laudo com informações que permitem identificar se a instituição financeira é culpada ou inocente da acusação.

2. Exportação e Importação

Essa também é uma área muito interessante para quem tem formação em uma faculdade de contabilidade.

Essas transações envolvem muitas questões fiscais (impostos, taxas, documentação) que um contador tem a capacidade plena de controlar. 

Um outro fato bem interessante desse campo são as oportunidades de contato com exterior e, até mesmo, a possibilidade de viajar pelo mundo. 

3. Auditoria

O auditor tem como principal função examinar os relatórios e demonstrativos contábeis para garantir que estão corretos e obedecendo aos princípios da contabilidade. 

Essa função pode ser dividida em dois tipos: Auditor interno e Auditor externo

O auditor interno atua dentro da empresa, principalmente com um foco preventivo e corretivo, para manter toda a contabilidade “nos trinques”. Ele é muito importante, por exemplo, para que os acionistas da empresa possam ter certeza de que os diretores estão cuidando bem do dinheiro investido no negócio e para que a empresa siga uma linha contábil que vá gerar lucros.

Enquanto isso, o auditor externo geralmente é chamado de forma terceirizada, quando há algo muito importante acontecendo (por exemplo, quando a empresa está sendo vendida). Nesses casos, seu papel é mais investigativo: o auditor deve encontrar qualquer erro, proposital ou não, nas informações contábeis.

4. Contabilidade Consultiva

Essa forma de atuação pode ser considerada umas das mais rentáveis e que trazem mais retornos ao profissional.

Contabilidade Consultiva é o modelo de negócios no qual o contador atua de forma mais próxima dos empresários, com o foco no relacionamento com o cliente, utilizando-se da Ciência da Contabilidade para diagnosticar e cuidar da saúde das pequenas empresas, levando-as à riqueza e à prosperidade.

O papel do contador consultor é analisar e interpretar as informações contidas em todos os relatórios contábeis. E, a partir disso, trazer uma ação indicada para cada um dos resultados.

Contabilidade Consultiva é, portanto, o produto palpável e aplicável daquilo que você aprendeu desde o início: que a Contabilidade é uma ferramenta de tomada de decisão.

Disciplinas dentro da Contabilidade

Como você já pode ter percebido, a área contábil possui diversas possibilidades de atuação. E para cada possibilidade, a faculdade de contabilidade será o guia. 

Por isso, é preciso saber qual caminho e qual especialização você deve seguir.

No quesito disciplinas, a amplitude é gigantesca. E, mesmo sendo um curso bem amplo, é preciso gostar bastante de matemática e economia. 

Administração financeira

Essa disciplina irá ensinar sobre função e objetivo da empresa no mercado, como tomar decisões financeiras, propriedade e controle, avaliação de títulos de dívida, quais são os riscos, como mensurar o retorno que a empresa está dando, como fazer orçamentos, como analisar a estrutura de capital e os mercados de atuação.

Análise de custos

A disciplina de análise de custos irá tratar de temas como custos gerenciais, padrões de custos, verificação, análise de desempenho e custos realizados pela organização.

Contabilidade avançada

Em contabilidade avançada são abordados temas como demonstrações contábeis, correção monetária, inflação, cálculo de ganhos e perdas da organização, balanço patrimonial, demonstrações de valor adicionado, balanço social e avaliações de investimento.

Contabilidade Internacional

A contabilidade internacional irá tratar de temas como normativas européias e norte-americanas, relações internacionais entre Brasil e o mundo, conversão da moeda e relatórios contábeis internacionais.

Contabilidade introdutória

Na disciplina de contabilidade introdutória são trabalhados conceitos primários da contabilidade, evolução do mercado, lucro, patrimônio, operações financeiras, ativos intangíveis e investimentos.

Contabilidade tributária

Em contabilidade tributária serão tratadas questões como comércio exterior, tributos incidentes sobre a receita, patrimônio, lucros, operação de crédito, remuneração e trabalho.

Custos 

A disciplina de custos vai trabalhar a classificação de custos e despesas, contabilidade societária, quais são os sistemas de custeamento, contabilidade gerencial, perda, investimento, desembolso e gasto, despesas variáveis e fixas.

Demonstrações contábeis

Em demonstrações contábeis serão trabalhadas questões como demonstração de resultados, balanço patrimonial, investimentos e tomada de decisões.

Direito comercial

A disciplina de direito comercial irá trabalhar toda a teoria do direito comercial, quais são os deveres dos empresários, o comércio de modo geral e a constituição jurídica das organizações.

Fundamentos da Administração

Em fundamentos da administração, os estudantes irão aprender sobre as linhagens de abordagem (como fordismo e taylorismo), estrutura organizacional, tendências, organizações, planejamento, sucesso empresarial, ética e enfoque sistêmico.

Introdução ao Marketing

Se engana quem pensa que o curso de contabilidade não trabalha o marketing. Existe uma disciplina que irá ensinar sobre os conceitos mais importantes, e comunicação de mercado, comunicação social, a função do marketing e outros detalhes fundamentais para o crescimento saudável das empresas.

Legislação tributária

A disciplina de legislação tributária irá trabalhar os princípios constitucionais, o sistema tributário brasileiro, a administração tributária, direito tributário, história dos tributos, cargas tributárias, evasão fiscal e crédito, por exemplo.

Liderança e comportamento humano

Nessa disciplina os estudantes aprendem sobre teorias da liderança, política, cidadania, psicologia social, conceito de grupos, noções de poder e gerenciamento de pessoas.

Macroeconomia

Na disciplina de macroeconomia, os alunos irão aprender sobre mercado, custos, competitividade, demanda, impostos, oferta, concorrência, consumidor, mercados, controle de preços, produtores, comércio exterior, etc.

Matemática financeira

A matemática financeira também está presente no curso de contabilidade, tratando de assuntos como: pagamentos, operações financeiras, inflação, taxas, análises, investimentos e amortização.

Mercado financeiro

A disciplina de mercado financeiro permitirá que os alunos estudem a bolsa de valores, operações de renda fixa, sistema financeiro nacional, securitização, funcionamento de instituições, mercado de ações, captação interna e externa.

Planejamento estratégico

Existe também a disciplina de planejamento estratégico, onde são estudadas técnicas de planejamento, orçamento da empresa e controle orçamentário.

Probabilidade e estatística

Para quem adora números, probabilidade e estatística pode ser uma disciplina divertida! Nela, são feitas análise de dados, variáveis que implicam nos mais diversos resultados, simulações, distribuição, probabilidade condicional, etc.

Teoria da contabilidade

Essa disciplina irá explorar o conceito de receitas e despesas, pesquisas normativas, as teorias gerais da contabilidade, fluxo de caixa, contratos, normatismo, stakeholders, governança corporativa e outros detalhes fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa.

Teoria das organizações

A teoria das organizações é a disciplina que estuda a história e cultura organizacional do Brasil e do mundo, avaliando todas as mudanças, novas técnicas de gestão e estratégias que podem ser aplicadas em outros negócios.

Essa abrangência traz um ponto ainda mais positivo: o aquecimento do mercado. 

O mercado de trabalho para quem cursa uma Faculdade de Contabilidade está bem positivo, mesmo com as mudanças recentes nos rumos econômicos do Brasil. Com a tarefa de cortar custos e ainda se manterem competitivas no mercado, muitas empresas recorrem aos contadores para otimizar despesas e fazer investimentos mais acertados.

Não é por acaso que Contabilidade aparece entre as 10 profissões que estão em alta mesmo na crise.

E uma próxima questão que vem à tona e que preocupa bastante os estudantes é o valor de um curso como esse.

Quanto custa a faculdade de contabilidade?

Hoje em dia, precisamos analisar cada transição de mercado e cada investimento devemos fazer para conseguirmos nos colocar. E o valor da faculdade se torna um fator principal desse investimento. 

A boa notícia em relação a esse curso, que é tão abrangente, são as diversas opções de valores.

Um curso presencial de ciências contábeis, gira em média de R$930 a mensalidade. Mas, ainda vemos opções mais em conta.

Com um desconto simples, como aquele dado a quem paga as mensalidades em dia, o valor pode cair rapidamente para menos de R$700.

E pesquisando mais, encontramos faculdades com um menor preço. 

Por exemplo: encontramos o curso de Ciências Contábeis por cerca de R$640 no Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) das cidades de Goiânia (GO), Dourados (MS) e Matão (SP). Com desconto, eles saem por pouco mais de R$ 500. Isso no modelo presencial.

Já na Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS), em diversas cidades de Minas Gerais, o valor pode variar de R$ 900 a R$1.200, dependendo do turno e da unidade escolhida. Com descontos, o custo pode cair para R$670 a R$880.

* Preços consultados no final de 2019.

Como construir uma carreira nessa área 

As várias possibilidades de mercado geram muitas dúvidas no momento do desenvolvimento de carreira na área. Quais as melhores formas e como começar?

Bom, a ideia inicial de todo estudante de contabilidade é abrir seu próprio escritório, conseguir desenvolver uma empresa de grande porte e uma grande carteira de clientes. Mas, infelizmente essa realidade acaba sendo atropelado pela enorme quantidade de gastos e responsabilidades.

A dica que podemos dar é para que atente-se para cada movimentação da área e prepare-se para começar de baixo. A ambição é algo muito bom, mas colocar suas ambições à frente da realidade pode causar danos irreversíveis.

Então, vá com calma e fique preparado para as transições e adversidades da área. E monte um plano de carreira. 

Saber quais passos você deve percorrer é uma ótima forma de conseguir sucesso.

Além disso, uma outra ótima forma de se preparar para o futuro é já começar a se destacar durante a graduação. Participe de grupos, comunidades, aproveite as oportunidades de estágio, faça trabalho voluntários, busque conhecimento fora da sala de aula e mergulhe de cabeça em cada chance de emergir nesse mercado e aproveite para desenvolver habilidades extracurriculares.

Quais habilidades extracurriculares precisam ser desenvolvidas? 

Um bom contador precisa desenvolver certas habilidades para que consiga gerenciar sua carreira e a empresa de cada cliente. Essas habilidades são bem práticas e exigem uma dedicação extra para o alcance. 

Então vamos listar cada uma delas e como funcionam na prática.

Tomada de decisões

Em conjunto com a criação e entrega de valor ao cliente, a saúde financeira é um dos pontos mais importantes para o gerenciamento de um negócio. E sempre existe um risco quando o empreendedor não tem habilidades contábeis.

Sem o conhecimento mínimo para compreender a situação e a variação dos direitos, bens e obrigações, o empresário não consegue guiar suas ações da fator mais efetiva.

E essa pode e deve ser uma posição ocupada pelo contador. Ganhando a confiança e a fidelização do empresário. 

Compreensão de cálculos

É bem necessário entender os cálculos realizados. Trata-se de compreender como os profissionais chegam aos resultados apresentados a gestores, advogados, analistas de recursos humanos, etc.

Isso é de extrema importância em casos práticos, como rescisões trabalhistas, liquidações de sentença, teste de recuperabilidade e análise de demonstrativos.

Planejamento empresarial

As projeções contábeis também são fundamentais para qualquer planejamento empresarial. Sem elas, os dados concretos sobre o negócio são largados e os objetivos, metas e estratégias que são fundamentados em estimativas desprovidas de base científica.

Superação de crises

Qualquer tipo de empresa está sujeita a enfrentar crises, especialmente quando relacionadas a dificuldades financeiras de um negócio.

Nesses casos, as habilidades de contabilidade que você desenvolverá fornecem as informações necessárias para diagnosticar o problema e encontrar soluções. Guiando seu cliente ao melhor caminho e fortalecendo novamente o vínculo.

Análise de documentos

Os documentos contábeis, quase sempre, são produzidos para profissionais de outros setores. Ou seja, os peritos da área não elaboram balanços patrimoniais, demonstrativos de caixa e outros informativos por lazer, o objetivo é basear decisões ou comprovar eventos.

Sendo assim, é imprescindível que o contador tenha o domínio para análise e correção de qualquer tipo de documento. 

Só assim a contabilidade pode se manter completamente “redonda” e concreta. 

Como ser um contador acima da média?

Além de todos os desenvolvimentos e aplicações extras, um bom contador precisa ter em mente uma questão: a contabilidade não é uma simples obrigação das empresas. 

Acho que demonstramos bem durante todo o artigo. A contabilidade é e deve ser usada como uma ferramenta de diagnóstico e decisão. Ela é fundamental para o sucesso e crescimento de cada empresa.

E a dica exata para se destacar em um mercado que cresce, se aquece, se transforma, é sempre se preocupar com seu maior tesouro: As empresas. 

Cuide, guie, incentive e saiba que seus clientes são seus guias para o sucesso.

Não existem outras formas de conseguir mais. Só cabe a você desenvolver presença e estar lá. 

A maioria dos textos que falam sobre o destaque nesse mercado nos mostram inúmeras fórmulas furadas e que os clientes estão pouco se lixando. 

A alma de seu trabalho precisa ser salvar empresas e fazer por elas. Só assim, você poderá ser reconhecido. 

Então guie seus estudos e foco profissional para análises financeiras, planejamentos resolução de problemas. 

E se tem dúvidas do que pode ser feito, existem empresas no mercado que podem te guiar por essa estrada turbulenta.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai transformar sua carreira profissional!

Conteúdo original NUCONT