O que você precisa saber sobre a Prova de vida do INSS em 2022

A prova de vida é obrigatória para que o segurado do INSS continua recebendo seu benefício mensal

Como é de conhecimento de grande parte dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a prova de vida voltou a ser obrigatória aos segurados. A exigência do exame estava suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19.

O que você precisa saber sobre a prova de vida

A prova de vida do INSS estava suspensa devido à pandemia da Covid-19, suspensão essa que teve vigência até o dia 31 de dezembro de 2021.

Agora, tanto o aposentado quanto o pensionista que não confirmar sua condição poderá ter o benefício cancelado de maneira mais rápida do que o esperado.

No entanto, é importante que o segurado saiba que a rotina da prova de vida até 2021, era uma tarefa cumprida pela rede bancária ao qual o segurado recebe o benefício, definido com base em critérios estabelecidos por sua gestão, sendo elas:

  • o mês de aniversário do segurado;
  • o mês de aniversário do benefício; ou
  • o mês que antecede o vencimento da última prova de vida.

Já no caso da exigência do exame de 2022, além do exame voltar a ser obrigatório, a padronização da rotina prova de vida agora será exigida no mês de aniversário do segurado.

Além disso, é importante que os segurados se atentem, pois, o cronograma da prova de vida deste ano também inclui a realização do exame vencido desde 2020.

Logo, o segurado precisa se atentar para quando foi a última vez em que o mesmo realizou a prova de vida, pois, ao deixar de prestar o exame, a partir do segundo mês em que estava obrigado à realização do mesmo, o benefício será bloqueado na rede bancária.

Calendário Prova de vida do INSS 2022

Vencimento da prova de vidaData de bloqueio do benefício
Até dezembro de 2020fevereiro de 2022
Entre janeiro e junho de 2021março de 2022
Entre julho e agosto de 2021abril de 2022
Entre setembro e outubro de 2021maio de 2022
Entre novembro e dezembro 2021junho de 2022

Como fazer a prova de vida

O exame deve ser feito no banco ao qual o segurado recebe o pagamento do benefício. O procedimento é simples e pode ser feito nos caixas eletrônicos, por meio da biometria, ou ainda presencialmente nas agências bancárias.

Vale lembrar que dependendo da instituição bancária, existe a possibilidade de oferecerem o serviço via internet banking ou por aplicativo, realizando o exame de forma online.

No caso dos segurados com biometria facial cadastrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), podem realizar a prova de vida de maneira online, por meio do aplicativo Meu INSS.

Já no caso de idosos a partir dos 80 anos ou ainda os segurados que possuam dificuldade de locomoção podem solicitar a visita em domicílio. Para isso, será necessário agendar horário pelo telefone do INSS 135, ou por meio da plataforma Meu INSS.

Comentários estão fechados.