O segmento da Certificação Digital deve muito aos contabilistas

Contadora

No momento em que você precisa prestar contas com o Leão, ao declarar o Imposto de Renda, ou quando sua empresa precisa de um planejamento tributário, o profissional certo para resolver essas situações é o contabilista. Historicamente, ao longo da história, a categoria se modernizou, buscou adaptar-se aos novos modelos que o mercado exigia e hoje é essencial ao bom desempenho de qualquer corporação. Por isso, amanhã, dia 25, quando se comemora o Dia da Contabilidade, ou do Contabilista, todas homenagens ainda são poucas.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, há no Brasil 349 mil contadores e 169 mil técnicos em Contabilidade em atividade. Trata-se, sem dúvida, de uma classe bastante numerosa e relevante, sem a qual não saberíamos em que situação estaria a nossa economia neste momento. Certamente seria uma grande bagunça.

Neste sentido, a Certificação Digital, juntamente com outros avanços tecnológicos, passou a somar em favor de todo o segmento contábil. Rapidamente os contadores perceberam que se tratava de uma nova ferramenta, fundamental ao bom desempenho de suas atividades no dia a dia. Além do cumprimento das obrigações legais, por isso, passaram a dar ao Certificado Digital padrão ICP-Brasil novas funções, para a assinatura remota de contratos e seu pleno funcionamento como assinatura digital, para diversos fins, entre os mais óbvios contratos e documentos. Ou seja, os contabilistas ajudam por iniciativa própria ou por solução de demandas a criar novos benefícios em torno da Certificação Digital.

A Certificação Digital, portanto, tem nos contadores seus melhores e mais relevantes parceiros. Trata-se de um time qualificado e que ao entender o papel que o meio eletrônico possibilitava, ajudou muito na expansão das certificadoras digitais como a Serasa Experian. Graças a parcerias firmadas ou de forma individual, os contadores, em muitos casos, passaram a ser nossos representantes, na venda ou renovação de certificados digitais.

O fato de terem pleno conhecimento do que representa a ferramenta, de como funciona essa infraestrutura, certamente tornaram nosso dia-a-dia mais fácil, seja na expansão dos negócios, seja no lado didático de compreensão plena e resolução dos problemas.

Por todas essas razões a Serasa Experian sempre valorizou os contadores, sempre entendeu que sem eles não seria possível nem sequer a existência da infraestrutura. A expansão do Certificado Digital e seu pleno funcionamento, sem grandes problemas, se deve em grande parte à atuação desses profissionais.

Maurício Balassiano é diretor de Certificação Digital da Serasa Experian