O Seguro Desemprego pode acumular de uma empresa para outra? Fique sabendo

71

Dentre os benefícios mais importantes oferecidos pelo governo, o seguro-desemprego é um desses benefícios. Um auxílio voltado para a classe trabalhadora, o seguro-desemprego ajuda quando o trabalhador é demitido. Assim que ocorre uma demissão, o trabalhador habilitado em receber o benefício pode fazer o requerimento. Mas, seria possível acumular o seguro-desemprego entre uma demissão e outra?

Neste artigo, vamos falar mais sobre o seguro-desemprego e quais as regras para o recebimento do benefício. Vamos mostrar se o benefício acumula ou não e quem tem direito em receber. Continue lendo este artigo até o final e saiba mais sobre esse importante benefício concedido ao trabalhador e se ele acumula de um emprego para o outro.

O que é e como funciona o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício concedido aos trabalhadores que possuem registro em CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social. Além de ser registrado, o trabalhador deverá ser demitido sem justa causa e estar dentro do período de carência para receber o benefício.

A quantidade de parcelas deste benefício tende a variar entre 3 e 5 parcelas, conforme o número de meses que o trabalhador permaneceu registrado. De acordo com o Ministério do Trabalho, a quantidade de parcelas que cada trabalhador tem direito, foi alterada após a Reforma Trabalhista de 2017. Após as alterações, o benefício ficou da seguinte forma:

  • Para o trabalhador ter acesso a 5 parcelas, o período de carência é de 24 meses registrado;
  • Para o trabalhador ter acesso a 4 parcelas, o período de carência é de 12 meses registrado;
  • Para o trabalhador ter acesso a 3 parcelas, o período de carência é de 9 meses para a segunda requisição;
  • Para a terceira ou mais requisições, o período de carência para receber 3 parcelas do benefício é de 6 meses.
  • Calculadora de seguro desemprego

É importante o trabalhador recém-desempregado estar ciente de que este benefício é uma ajuda de custo para ele se manter até arrumar um emprego novo. Devido a isso, ele deverá dar ênfase a um novo emprego assim que a oportunidade surgir. Existem pessoas que se acomodam com o valor do benefício depositado todos os meses.

Além disso, o Governo Federal dispõe de serviços que ajudam o trabalhador a voltar para o mercado de trabalho. Os órgãos responsáveis por esses serviços estabelecem contato como o beneficiário e lhe apresentam uma proposta de trabalho. Se o trabalhador recusar essa proposta, ele terá o benefício cancelado automaticamente, independente de quantas parcelas ainda lhe restam.

Além deste ponto muito importante, o trabalhador nem conseguirá dar entrada no benefício quando não atender aos seguintes requisitos:

  • Ser registrado em carteira de trabalho;
  • Ser demitido sem justa causa;
  • Estar dentro do prazo de carência;
  • Dar entrada no benefício até 120 dias.

Esses critérios são as exigências feitas pelo Governo Federal para que o trabalhador possa usufruir desta ajuda de custo. Ele deve estar habilitado dentro destes requisitos básicos e agendar o processo de entrada do benefício em uma Delegacia Regional do Trabalho ou outro ponto de atendimento do Ministério do Trabalho.

Por quais motivos o trabalhador não pode dar entrada no seguro-desemprego?

O trabalhador perde o direito de dar entrada no benefício quando:

  • É demitido por justa causa;
  • Por pedido de demissão;
  • Quando deixa de dar entrada no benefício dentro do prazo de 120 dias.

O trabalhador também deixa de receber o seguro-desemprego quando a empresa não fornece as guias de entrada do benefício, ou faz isso de forma incorreta e fora do prazo. Esse tipo de ocorrência é sujeita a uma indenização substitutiva, onde o trabalhador tem direito em receber o benefício junto através da Justiça.

O seguro-desemprego é acumulativo?

Essa é uma dúvida que acomete diversos trabalhadores quando este assunto entra em pauta nas suas vidas. Geralmente isso acontece quando existe a chance de ser demitido ou quando foram demitidos. Então, vamos explicar como funciona essa questão na prática:

Podemos começar dizendo que o benefício não é acumulativo. Todos os vínculos empregatícios entre um emprego e outro são encerrados com um novo registro em carteira. Porém, existe a possibilidade de o trabalhador ter o seguro-desemprego cancelado devido a um novo registro em carteira, e receber o seguro-desemprego referente ao seu antigo emprego assim que for demitido do novo emprego.

Ou seja, ele pode continuar recebendo o seguro-desemprego assim que for demitido do novo emprego. Porém, isso só acontece se a demissão for em 120 dias. Além disso, ele deverá ser demitido sem justa causa e dar entrada no benefício novamente. O trabalhador tem a chance de continuar recebendo o seguro-desemprego de onde parou. Se faltavam duas parcelas do benefício para receber e elas foram canceladas devido ao novo emprego, então o trabalhador poderá recebê-las se for demitido do novo emprego dentro de 120 dias, simples assim.

Desta forma, se ele deu entrada e logo recebeu uma proposta de trabalho registrado, mas foi demitido antes dos 120 dias, então ele poderá agendar uma nova entrada no benefício e receber todas as parcelas que não recebeu devido ao novo registro em carteira.

Outra dúvida muito comum em relação ao acúmulo do seguro-desemprego, é se um trabalhador que sai de um emprego e vai para outro sem dar entrada no seguro-desemprego, poderá receber o benefício referente aos dois últimos emprego. Neste caso, vamos imaginar que o trabalhador permaneceu registrado 2 anos seguidos em um emprego e assim que foi demitido, já arrumou outro emprego registrado.

Em seu novo emprego, esse trabalhador permaneceu registrado também por 2 anos consecutivos. Mas independente de ele ter trabalhado registrado 4 anos seguidos em duas empresas diferentes, ele só poderá receber o benefício referente ao seu último emprego. Não importa em quantas empresas ele já tenha trabalhado consecutivamente dentro do período de carência sem ter dado entrada no benefício, o recebimento deixará de existir se o prazo de 120 dias exceder.

Portanto, o benefício não acumula como muitos imaginam, mas pode ser continuado se o trabalhador for demitido de seu novo emprego dentro do prazo de 120 dias. Desta mesma forma, somente irá contar o último emprego que exceder os 120 dias de registro. Após exceder este prazo, o trabalhador deverá estar dentro de um novo período de carência.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Cálculo de rescisão

71 Comentários

  1. Boa tarde alguém pode me ajudar trabalhei em uma empresa sai dia 22/04 E no dia 14/04ja estava trabalhando em outra empresa um rolo isso ,dia 26/06 me mandaram embora ele falaram que podia dar entrada no seguro pela empresa a resumindo cancelaram meu seguro e tenho que devolver duas parcelas alegaram que tinha que ter um dia de intervalo do menos isso tá certo?

  2. Então eu trabalhei 3 anos em uma empresa fui mandado embora e já entrei em outra, mas saí com um mês, eu ainda recebo o seguro da empresa que eu trabalhei 3 anos?

  3. Gente eubtra trabalhavacem duas empresas com cnpj diferentes, fui demitida no mesmo dia das duas, pois elas fazem parte de um grupov educacional. Devo dar entrada nos dois seguros desemprego ou somente no salário maior ?

  4. Trabalhei 11 meses em uma empresa fiz acordo não recebi Seguro desemprego.
    Entrei em outra empresa
    Se eu trabalhar 4 mêses nessa recente e for demitido.
    Consigo pegar seguro desemprego.

  5. Olá boa noite.
    Trabalhei numa empresa por 6 mesis sai n recebir seguro desemprego trabalhei em outra empresa por 7 mesis sai n ganhei seguro desemprego trabalhei em outra por mais 6 mesis sai tbm sem seguro por fim estou trabalnhando em outra e ja estou cm 8 mesis de carteira assinada tenho direito ao seguro desemprego ou n.?obs: ja trabalhei em varios lugares porém nunca recebir seguro por ter pouco tempo de trabalho mas sera q agora eu tenho direito por nunca ter recebido antes esses mesis São acumulativos…?

  6. Trabalhei 1 anos e 10 meses.. Numa empresa e fui despedido por justa causa.ma proxima firma quanto tempo tenho que trabalhar para ter direito ao seguro desemprego

  7. Boa noite!!
    Me demiti de uma empresa que trabalhei por 7meses pra ir pra outra que me deu término de contrato nos 90 dias. Gostaria de saber se nesse caso eu teria direito ao seguro desemprego acumulativo.

  8. Trabalhei por 2 Anos em uma empresa, pedi as contas dele para entrar em outro.
    Esse outro está me demitindo sem justa causa, por causa do covid-19. Eu teria direito a seguro desemprego??? Uma vez que no meu emprego anterior trabalhei Dois Anos e pedi as Contas???
    Tenho direito???

  9. Trabalhei por 2 Anos em uma empresa, pedi as contas dele para entrar em outro.
    Esse outro está me demitindo sem justa causa, por causa do covid-19. Eu teria direito a seguro desemprego??? Uma vez que no meu emprego anterior trabalhei Dois Anos e pedi as Contas???
    Tenho direito???

  10. Trabalhei 10 meses em uma empresa, e com 8 meses entrei em uma e trabalhei 21 dias, sai e com menos de 2 meses entrei em.outra e trabalhei só 3 meses, nunca peguei o seguro, tenho direito a pegar.

  11. Boa tarde! Gostaria de saber se eu tenho direito a seguro desemprego.
    Meu caso é um seguinte trabalhei 10 meses registrado foi demitido e não sei entrada no seguro, após 5 meses arrumei outro emprego registrado, trabalhei 3 meses e fui mandado embora, na msm semana arrumei outro e fiquei 1 mês e 15 dias queria saber se tenho direito ao benefício.

  12. Boa noite, trabalho em uma empresa a 3 anos (por volta de 2500 por mês) e ela irá encerrar o vinculo comigo no próximos dia, porém tenho um emprego que recebo por hora (por volta de 700 por mês) e tive o contrato suspenso por conta da pandemia, tenho direito a dar entrada no seguro desemprego do primeiro emprego?

  13. Boa noite trabalhei 4 anos em uma empresa pedi as contas pra trabalhar em outra empresa . Estou no contrato de 30 dias . Tenho direito ao seguro ?

  14. Uma duvida, trabalhei em uma empresa 4 anos e pedi demissão para entrar em uma nova empresa, nessa nossa empresa trabalhei 9meses e fui demitida sem justa causa. Nunca dei entrada no seguro desemprego quero saber se tenho direito.

  15. Eu trabalhei 7 anos em uma empresa e sai já entrei em outro se ele resgistra minha carteira e me manda embora com dois três meses eu compro nsigo recebe o seguro desemprego do meu antigo trabalho no prado de 120 mesmo que registrou minha carteira

  16. Boa tarde
    Eu sair da empresa eu tinha 12 mês eles mim deu as folhas de seguro mais com um mês registrei minha carteira de novo e sair com 4 mês queria saber si ainda tenho direito do seguro desemprego

  17. Olá Boa Tarde, eu trabalhei em uma empresa 2 anos e 1 mes recebi 4 parcela do seguro porem seria 5 mais arrumei um emprego e perdi ate ai tudo bem ai nessa que entrei fiquei 1 mes so e sai entrei em outra e fiquei 8 meses nela na carteira digital trabalhador juntou os 2 registros e fala que eu tenho 1 ano porem dei entrada e fala que eu so tenho 1 parcela sera que essa parcela e a que ficou pra tras do requerimento anterior.

  18. Eu comecei a trabalha em. 19/07/18 sai em 13//02/19 nao recebi seguro ,passei dois mese desempregado ae a mesna firma me contrato de novo entrei em 25/04/19 saii em 06/03/20 passei 9 meses trabalhando tenho direito a juntar as parcelas de um tenpo para o outro

  19. Eu comecei a trabalha em. 19/07/18 sai em 13//02/19 nao recebi seguro ,passei dois mese desempregado ae a mesna firma me contrato de novo entrei em 25/04/19 saii em 06/03/20 passei 9 meses trabalhando tenho direito a juntar as parcelas de um tenpo para o outro

  20. Bom dia. Eu trabalhei 1 E 3 meses em uma empresa fui demiteda sem justa causa mas não peguei seguro desemprego, despois trabalhei em outra empresa 1 E 1 fui demitida tenho direito de receber o seguro??

  21. Boa tarde!! Trabalhei por 2 anos em uma empresa, pedi demissão e comecei na outra e fui mandanda embora com 2 meses. Recebo seguro desemprego e quantas parcelas? Certo que este será o 2 segundo que recebo

  22. Peguei a última parcela do seguro em agosto de 2019, em outubro consegui um novo trabalho, e agora em Março de 2020 tiveram q demitir algums funcionários, inclusive eu Pq o governo decretou q “todos” os estabelecimentos fechem as portas devido ao surto do covid 19 o problema e q estou desempregada e como tem menos de 1 ano e meio q peguei seguro, não consigo dar entrada no novo
    ..acho q nessa ocasião o governo deveria liberar sim… E muito injusto para o trabalhador ter q passar por isso, ficar desempregado não se sabe até quando…pq as empresas estám mais demitindo dq contratando, e sem uma garantia minima nem pras despesas básicas dos meses seguintes…

  23. Trabalhei em 2017 começo o1/03/2017 fiquei seis meses agora trabalhei 4 meses em dia 01/10 2019 Trabalhei 4 meses.e vai ser a terceira vez q irei pegar o seguro pode juntar o tempo dessas duas empresas.

  24. Ola meu nome e Eliezer fui demitido da primeira empresa e logo fui contratado por outra mas agora pedi as contas posso resceber o seguro da primeira empresa

  25. Eu trabalhei 4 anos em uma empresa e fui demitida recebi 3 meses de seguro e comecei a trabalhar em outra empresa e fui demitida 9 meses depois eu pergunto eu tenho direito aos 2 meses que ficaram do seguro que não recebi?

  26. Eu trabalhei de 2012 a 2017 de carteira assinada, mas eu era sócio proprietário de uma empresa, com isso eu perdi meu seguro desemprego.. hoje em dia não sou mais sócio proprietário e estou pegando num novo emprego, queria saber se caso eu for demitido, consigo as parcelas do meu seguro desemprego anteriores?

  27. Alexandra trabalhei 2 anos em uma empresa pedi as conta p ir p outra ai fiquei5 meses e eles me mandaram embora tenho direito ao seguro desemprego

  28. Trabalhei 20 meses em uma empresa e fui demitido sem justa causa e logo em seguida eu arrumei outro emprego, ( ou seja não dei entrada no seguro desemprego) e nessa outra empresa fiquei 6 meses e fui demitido tbm sem justa causa, eu tenho direito a seguro desemprego? Tem como justar o tempo das duas empresas? ( Lembrando que já deu entrada uma vez no seguro desemprego a 5 anos atrás)

  29. Trabalhei 1 ano e 6 meses 2017 a empresa deixou não sei entrada no Seguro não no mesmo período já assinei a carteira novamente ai trabalhei 2 anos e 2 meses nessa outra pedi demissão 2019 mesmo período assinei a carteira trabalhei 3 meses fui demitido eu recebo alguma parcela do segundo desemprego

  30. Fui demitida depois de 8 meses e antes disso passei por um período de experiencia no caso de 3 meses e pedi pra sair e antes pedi demissão de uma em q passei 1 ano e 10 meses tenho direito ao seguro desemprego? Obg

  31. Eu fiquei desempregado recebi a primeira parcela dia 4 so que dia 16 eu arrumei um emprego e receberia a segunda parcela dia 3 do mes seguinte ainda teria direito a esta segunda parcela

  32. Trabalhei 1 ano em uma empresa,pedi as contas pois recebir uma proposta melhor,na empresa atual estou com 3meses ,caso venha ser demita,vou ter direito a seguro desemprego?

  33. Minha duvida é, fui dispensada do meu antigo trabalho e nao dei entrada no seguro, pois em seguida consegui um novo trabalho, porem fazem 2 meses e quero sair da empresa por nao atender minhas expectativas. Eu consigo dar entrada no seguro do meu antigo trabalho ?

  34. Boa noite trabalhei 2 anos em uma empresa e sai, e com 2 meses consegui outro emprego mas dei entrada no seguro desemprego . Quando eu sair tenho direito de receber os dois?

  35. Boa tarde.
    Minha dúvida é
    Trabalhei 7 meses em uma empresa fui demitida sem justa causa e no mês seguinte registrei em outra onde passei 5 meses e fui dispensada pq a empresa fechou ..tenho direito ao seguro?

  36. Trabalhei 22 meses em uma empresa e fizemos o acordo legal para demissão o qual perde o direito de receber o seguro-desemprego. Na sequencia comecei em um novo emprego no qual fui demitido sem justa causa com 63 dias, ou seja, antes dos 90 dias do término do contrato de experiencia. Por conta disse volto a ter direito do seguro-desemprego?

  37. VoltarDúvida auxílio desemprego  há 4 dias

    Sua consulta ainda não recebeu nenhuma resposta

     Editar esta consulta

    Trabalhei em uma empresa de 2017 a 2019 pedi demissão Data da saída 01/06/2019 No dia 05/06/2019 entrei nessa empresa nova Fui demitida ontem dia 22/01/2020 Eu tenho direito a auxílio desemprego? É a segunda vez que dou entrada ? Obg

    Enviar

  38. Trabalhei 1 ano e 7 meses em uma empresa pedi demissão e logo em seguida entrei em outra sai com três meses sem justa causa período de experiência tenho direito ao Seguro ???

  39. Bom dia
    Sai de um emprego no dia 25/09 e entrei no outro no dia 23/09 com essas datas eu perco o seguro desemprego ?e ainda estou no prazo de 120 dias do dei entrada no seguro do dia 25/09 e hj fui dar entrada pra resgatar me disseram que não tenho direito de receber prq fique desempregada pelo menos um dia e vdd isso

  40. Fiz um acordo em janeiro de 2019, tinha trabalhado 8 meses na empresa A, e não recebi o seguro desemprego, depois fiquei 5 meses sem trabalhar, em agosto de 2019 voltei a trabalhar e agora em janeiro de 2020 fui mandando embora sem justa causa da empresa B, quando sair do aviso, posso solicitar o seguro desemprego, já que trabalhei 13 meses dos últimos 18 meses?

  41. Olá bom dia alguém pode me ajuda trabalhei 10 mês numa empresa e mais 2 em outra dai mais 45 dia de experiência em outra sera que tenho direito ao seguro ?

  42. Trabalhei por 9 meses num emprego anterior,e agora 3 meses nesse emprego,tenho direito,juntando os dois da 1 ano,tenho direito?

  43. Alguém pode me ajudar… comecei a trabalhar dia 12/03/2018 em uma empresa, mais era terceirizado, trabalhei 6 meses aí o contrato acabou, recebi tudo oq tinha direito, e fui registrado pela empresa no dia 10/09/2018 se eu sair hoje dia 14/01/2020 tenho direito ao seguro desemprego? É a minha primeira vez.

  44. Oie boa noite meu esposo trabalhou oito meses e meio na empresa ficou um mês e meio no INSS queria saber se ele tem direito ao seguro de três parcelas?

  45. Ola boa tarde… preciso que tirem uma dúvida minha…passei 11 mêses em uma empresa e ela fechou dia 5 de maio peguei os papéis do seguro desemprego. Mas não dei entrada por no dia 6 de maio já comecei em outro..e agora fui demitido…posso juntar tudo e dar entrada?????

  46. Entrei em uma empresa pelo RH .. passei dois meses ..fui efetivado pela a empresa contratante .. passei 8 meses nessa mesma empresa .. e agora dia 10/12/19 fui demitido sem justa causa ..será que tenho direito ao seguro desemprego pela segunda vez 3 parcelas totalizando esses dois registros ????

  47. Eu trabalhei 6 meses e fui demitido e depois de 6 meses fui readimitido faz 3 meses eu tenho direito ao seguro desemprego ja tirei uma vez

  48. Trabalhei 05/18 à 12/18 sem justa causa depois entrei em outra 01/19 à 12/19 sem justa causa também nunca pegue seguro tenho direito???

  49. Boa noite trabalhei 2e 5 meses em uma empresa e pedi as contas depois de 3 meses entrei em outra empresa fui demitido no periodode experiencia sem justa causa tenho direito ao seguro desemprego?

  50. Ola Trabalhei 12 meses em uma cafeteria gostaria d saber se tenho direito fui mandada embora por corte d funcionários sem justa causa tenho direito no seguro desemprego

  51. Trabalhei 1 ano e 8 meses e fui demitido sem justa causa, no mesmo dia que acabava meu aviso eu comecei em outra empresa, só que eu passei 8 meses nesta nova empresa. Eu ainda tenho direito do seguro desemprego da primeira firma?

  52. Trabalhei registrada de 4/4/2017 até 05/06/19 É pedi a conta.Comecei a trabalhar registrada de novo 16/09/19 ( embora tenha começado de verdade em começo de agosto), e acho que vou ser mandada embora.Tenho direito ao seguro desemprego?

  53. Gostaria de saber , trabalhei 3 anos e 5 meses solicitei demissão , e ja entrei em outra tenho 10 meses fui demitida , tenho direito solicitar seguro , nunca peguei seguro , lembrando q já mandada um vez embora , mas ñ tive direito pois ñ deu o tempo de meses .

  54. Trabalhei 10 meses em uma empresa fui demitido sem justa causa e no outra semana já entrei em outra empresa fez 5 meses e fui demitido será que tenho direito ao seguro desemprego

  55. Trabalhei 5 anos em uma empreza fui despedido mais ñ tei entrada no seguro desenpre e logo entre em um novo emprego mais so fiquei 3 meses sera que ainda tem direito a recebe ?

  56. Boa noite
    Meu nome é sueli trabalhei em uma empresa 4 meses e pedi demissão e logo entrei em outra e agora depois de 7 meses fui demitida.tenho direito a seguro desemprego?obs:o segundo pedido de seguro

  57. Trabalhei 10 meses carteira assinada pedi demissão para ir para outra trabalhei mais 7 meses fui demitido tenho direito a guantas parcelas do seguro desemprego

  58. Trabalhei 11 meses numa empresa pedir para saír e fui diretamente para outra três meses depois fui demitido queria saber se tenho direito ao seguro ??já peguei o seguro duas ou três vezes

  59. Trabalhei 30 dias assinado numa empresa depois de 2 meses iniciei em outra empresa e passei 5 meses e 12 dias, será que tenho direito ao seguro desemprego, lembrado que já recebi mas de 3 vezes , meu primeiro emprego foi em 1999,

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.