Obrigações contábeis, o que são?

0
340

No Brasil, as empresas de todos os portes precisam cumprir as obrigações contábeis, fiscais e previdenciárias que, por sua vez, não se resumem apenas ao recolhimento de impostos.

Trata-se de uma série de deveres que precisam ser seguidos para manter a empresa em situação regularizada. Entre eles, estão declarações, regulamentações e rotinas que precisam ser analisadas cuidadosamente para não colocar o seu negócio em risco.

Obrigatoriedade da contabilidade

Você sabia que a contabilidade é obrigatória por lei para todas as pessoas jurídicas (empresas)? Por exercer um trabalho de intensa importância perante às leis fiscais, a contabilidade é imprescindível para encaminhar as necessidades do FISCO, ou seja, do Estado.

Além disso, a contabilidade também é importante para você ter maior domínio e controle da situação financeira do seu negócio e evitar que problemas no âmbito fiscal possam vir a acontecer.

Quais são as obrigações contábeis?

Como foi dito anteriormente, as obrigações contábeis são os deveres que as empresas se responsabilizam a assumir. Alguns são bem específicos e, por isso, são encaminhados para que a contabilidade tome conta.

Livros obrigatórios

O Livro Diário é uma das obrigações do empresário e da sua empresa. Ele tem como principal função registrar todas as operações da companhia diariamente. Também há o Livro Razão, por outro lado, serve para demonstrar cada movimentação analítica das contas registradas no CNPJ do seu negócio.

Esses tipos de documento têm como objetivo principal evitar que fraudes venham a acontecer.

Balanço patrimonial

Todas as empresas, de qualquer porte, têm a obrigação de demonstrar o balanço patrimonial de maneira anual. Apenas os MEI (Microempreendedores Individuais) escapam dessa obrigatoriedade.

O balanço patrimonial nada mais é que um documento contábil completo que apresenta todos os bens e todas as despesas pela empresa em um período de um ano.

Procure um bom escritório de contabilidade

Para assegurar que a sua empresa esteja em dia com o governo, a melhor opção é contar com um bom escritório de contabilidade, que tenha profissionais qualificados e preparados para te atender.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo original de autoria via Consulesp