OMS afirma: Infecções globais por Covid-19 estão atingindo o maior nível da pandemia até agora

0

A taxa global de infecção por Covid-19 está atingindo o maior nível desde o começo da pandemia até agora, disse o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) na quinta-feira, à medida que casos e mortes aumentam em todo o mundo a taxas alarmantes, apesar da implantação da vacina contra o Covid-19.

Fatores Principais

  • O número de novos casos a cada semana “quase dobrou” nos últimos dois meses, disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na quinta-feira, e está “se aproximando da maior taxa de infecção que vimos até agora durante a pandemia”.
  • Alguns países que evitaram os surtos no início da pandemia estão os vendo agora, disse Tedros, como Papua-Nova Guiné.
  • De acordo com dados compilados pelo New York Times, os casos globais de Covid-19 aumentaram 25% nos últimos 14 dias e as mortes aumentaram 17%.
  • Enquanto a taxa de infecção está subindo na maioria das regiões do mundo, o Sudeste Asiático viu um dos maiores surtos de infecções nas últimas semanas, com dados da OMS mostrando que as infecções aumentaram 63% na semana de 5 de abril e as mortes aumentaram em 46,65%.
  • Os casos estão aumentando em vários países importantes como Índia, Turquia, EUA e Brasil, embora nações menores como Uruguai, Bermudas e Curaçao estejam registrando o maior número de novos casos Covid-19 por 100.000 pessoas, de acordo com o Times.
  • Vários países europeus estão vendo casos crescentes, como Suécia e França, que acabou de se tornar o terceiro país da Europa Ocidental a passar de 100.000 mortes de Covid-19, embora alguns deles onde os casos tenham aumentado, como Polônia, Hungria e Itália, estejam vendo agora os casos tendendo a cair.

Grande Número

139,2 milhões. Esse é o número total de casos de Covid-19 que foram registrados em todo o mundo desde o início da pandemia, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Designed by @sanborr / freepik
Designed by @sanborr / freepik

Fato Surpreendente

Alguns dos países observando aumentos específicos em suas taxas de Covid-19 estão vendo casos aumentar mesmo tendo algumas das taxas de vacinação mais altas do mundo.

As Bermudas têm o segundo maior número de novos casos per capita, de acordo com o Times, mas também a quinta maior taxa de vacinação (segundo Johns Hopkins), com 31% de sua população totalmente vacinada.

O Bahrein tem o terceiro maior número de casos per capita e o sexto maior índice de vacinação (28,4% totalmente vacinado), e o Chile tem o sétimo maior índice de vacinação, mas enfrenta um surto de infecções.

Contras

O aumento global de casos não está sendo observado em todos os lugares: os casos na África têm diminuído constantemente, de acordo com dados da OMS, e enquanto os casos estão aumentando em países asiáticos como Índia, Tailândia e Japão, eles permanecem baixos em outros países como Cingapura e Taiwan.

Contexto Principal

O aumento nas infecções por Covid-19 ocorre no momento em que a vacina está sendo lançada em todo o mundo.

Embora vários países estejam vacinando grandes porções de suas populações, como EUA, Reino Unido, Gibraltar e Israel, o lançamento tem sido desigual, com muitos países menores e menos ricos ficando para trás e enfrentando fornecimento limitado da vacina.

Muitos dos países principais  também estão vendo uma taxa de vacinação muito lenta: o Japão vacinou apenas 0,54% de sua população até agora, por exemplo, enquanto a Austrália vacinou apenas 1,3 milhão de pessoas até agora e recentemente abandonou a meta de vacinar sua população com pelo menos uma dose até o final do ano.

Problemas recentes com as vacinas Johnson & Johnson e AstraZeneca provavelmente reduzirão ainda mais os esforços de vacinação, já que vários países param ou deixam de usar as vacinas.

Conteúdo traduzido da fonte Forbes por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil