Oncor: blecautes rotativos podem durar até 45 minutos

0

A empresa de energia elétrica, Oncor, está alertando que os blecautes rotativos ordenados pelo Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (Electric Reliability Council of Texas ou ERCOT), podem durar até 45 minutos por vez.

A ERCOT emitiu a ordem de blecaute rotativo na manhã de segunda-feira, depois que as tempestades de inverno cobriram o estado de gelo e neve e deixaram baixas temperaturas em seu rastro. 

As previsões atuais de demanda do ERCOT indicam que a carga atingirá um pico de cerca de 71.000 MWh na segunda e terça-feira, de acordo com o site da Lamar Electric Co-op.

Isso seria cerca de 8% maior do que o pico meteorológico de 15 minutos de 66.068 MWh alcançado em 17 de janeiro de 2018, informou a cooperativa.

“Nós encorajamos todos os membros da Lamar Electric a reduzir o uso de energia na segunda e terça-feira (15 e 16 de fevereiro) entre 6h00 e 8h00. Além disso, mantenha-se informado sobre as condições climáticas atuais”, disse a cooperativa em um comunicado à clientes.

Blecautes Rotativos

A ERCOT descreveu as interrupções rotativas como um “último recurso para preservar a confiabilidade do sistema elétrico como um todo”, acrescentando que as empresas de transmissão têm a tarefa de determinar como reduzir a demanda do sistema.

As interrupções rotativas são interrupções temporárias e controladas do serviço elétrico que giram em diferentes partes da rede elétrica.

A Oncor alertou que as interrupções geralmente duram de 15 a 45 minutos em cada área, mas podem variar.

“A conservação permanece crítica e o ERCOT continua a incentivar todos os texanos a limitar e reduzir seu uso elétrico tanto quanto possível. Mesmo pequenos passos, como diminuir o termostato para 68 graus, desligar e desconectar luzes e aparelhos não essenciais e evitar o uso de aparelhos grandes como máquinas de lavar e secar e lava-louças, podem ajudar a fazer a diferença”, afirmou Oncor em uma janela pop-up no seu mapa de interrupção.

O frio extremo deve durar a maior parte desta semana, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, com as temperaturas mais baixas ocorrendo hoje e terça-feira.

A temperatura em Paris às 7h45 era de 5º com um vento frio de -15. As previsões do NWS prevêem uma baixa esta noite de -3.

A área do Vale do Rio Vermelho permaneceu sob um aviso de tempestade de inverno até as 9h de segunda-feira,15, e alertas de vento frio e congelamento forte até o meio-dia de terça-feira.

“O frio extremo se tornará uma ameaça à vida de pessoas e animais lá fora, sem aquecimento ou abrigo adequado”, alertou o NWS ao prever uma potencial segunda rodada de neve no dia de hoje.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

Economia de Energia

A Atmos Energy está pedindo aos clientes que preservem o uso de gás também, insistindo para os clientes de empresas de porte industrial a cumprirem.

A Atmos diz que os clientes podem baixar o termostato para pelo menos 68º ou podem considerar o uso de mais peças de roupas e diminuir ainda mais o termostato.

A empresa também aconselhou os clientes a diminuir a temperatura do aquecedor de água para 120º, reduzir o tempo de banho e evitar banhos de banheira, desligar aparelhos eletrônicos e luzes que não estejam em uso.

Ao economizar energia, você também ajuda a conservar o gás natural, que mantém a energia ligada.

Evite usar aparelhos grandes, como máquina de lavar e secar, forno e lava-louças, nos próximos dias. Quando estiver em uso, limite a abertura da porta do forno para evitar desperdício de energia.

Mantenha o abafador da lareira fechado, a menos que haja fogo. Deixar o abafador aberto é como manter uma janela bem aberta, o ar quente sobe pela chaminé!

Se você tiver uma piscina, não use o aquecedor! Em vez disso, ligue a bomba da piscina durante a parte mais fria do dia para fazer a água circular e evitar o congelamento.

O Atmos Energy lembra aos clientes que devem seguir a orientação dos líderes locais e ficarem atentos às mudanças nas condições climáticas em sua área.

Nossas equipes ativas estão trabalhando para fornecer um serviço seguro e confiável, e agradecemos sua paciência durante este evento climático histórico.

Além de reduzir o uso de energia, lembre-se dessas dicas para se manter seguro em casa:

  • Nunca use um forno ou fogão a gás para aquecer sua casa;
  • Proteja os medidores de gás natural. Os medidores de gás natural são à prova de condições climáticas; no entanto, para garantir que o medidor continue funcionando sem problemas, remova a neve e o gelo com uma vassoura ou escova. Nunca chute ou lasque a neve e o gelo com um objeto duro;
  • Minimize o risco de tubos congelados. Deixe as torneiras funcionando lentamente, as portas dos armários abertas e feche todas as portas e janelas para manter o calor dentro;
  • Se você acha que está sentindo cheiro de gás, aja rápido! Deixe o lugar imediatamente e, de uma distância segura, ligue para 911 e para o número de emergência Atmos Energy: 866.322.8667;
  • Todas as estradas administradas pelo Departamento de Transporte do Texas na região permaneceram cobertas de neve e gelo. Os texanos são solicitados a não sair e dirigir a menos que seja absolutamente necessário.
  • Tempos severos de inverno como este geralmente resultam em gelo acumulado nas árvores e linhas de energia, disse a Lamar Electric Co-op em um comunicado aos clientes, informando que a empresa está se preparando para isso e que os eletricistas estão à disposição para lidar com quaisquer interrupções.

Conteúdo traduzido da fonte The Paris News por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil