Registros da Operação Verão + Seguro, realizada pelas secretarias estaduais de Logística e Transportes e Segurança Pública, no período de 20 de dezembro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020, apontaram queda de 9,17% no número de  ocorridos nas estaduais em relação ao mesmo período do ano anterior (2018-2019). O número de  também teve redução de 8,38%, segundo dados da Polícia Militar Rodoviária Estadual.

As ações operacionais táticas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em conjunto com a Polícia Rodoviária, contribuíram para minimizar os impactos gerados pelo alto fluxo de veículos nas  estaduais durante a temporada de verão, além de melhorar a segurança e o conforto dos motoristas.

O DER realizou operações subida e descida nas litorâneas, liberação de acostamentos, implantação de faixa reversível, fiscalização de veículos estacionados em locais proibidos e uso de rotas alternativas para desafogar o tráfego. Tais ações, orquestradas pelos coordenadores de tráfego, envolveram todas as equipes operacionais das Unidades Básicas de Atendimento e contaram com o apoio da Central de Operação e Informação, com funcionamento 24h por dia.

De acordo com as estatísticas da Polícia Militar Rodoviária Estadual, os  caíram de 7.157 para 6.501 neste verão. Com relação às ocorrências sem , no ano passado somaram 4.409 e neste ano, 3.933. Os com também diminuíram, de 2.748 para 2.568, assim como o número de leves, graves e fatais. Confira a tabela abaixo:

Durante o esquema operacional especial, mais de 21 mil atendimentos a usuários e turistas das estradas sob administração DER foram registrados. As com destino ao litoral e ao oeste paulista receberam 8,6 milhões de veículos.

As estradas que tiveram maior movimentação foram Padre Manoel da Nóbrega (SP 055), que liga Praia Grande a Peruíbe, com mais de 2,8 milhões de veículos, e a Raposo Tavares (SP 270), entre São Paulo e Cotia, com mais de 3,2 milhões de veículos. Confira

Veja em anexo o Volume de Tráfego.

O DER atendeu 100.754 ligações de usuários pelo 0800, uma média de 2.555 por dia. Durante a Operação o Natal e Ano Novo, de 20 de dezembro a 5 de janeiro, foram 70.093 ligações, e entre 10 de janeiro a 2 de fevereiro, somente aos finais de semana, 30.661 chamadas foram registradas.

O site do departamento contabilizou mais de 139 mil acessos Nas redes sociais, houve aumento de 1.073 novos seguidores no Twiter, 6,4 mil visualizações das lives e 10,4 mil reações, comentários e compartilhamentos das 167 publicações na página do Facebook.

Na edição 2019-2020 da Operação Verão, os motoristas puderam contar com uma viagem mais tranquila com aumento de 4,5% no número de recursos disponibilizados, como o uso de três drones para monitoramento, incremento de 17% no efetivo de colaboradores em plantão – foram aproximadamente 700 pessoas trabalhando à disposição dos usuários -, 12% de aumento no número dos veículos de apoio, 1500 cones, bases operacionais e campanhas educativas focadas na segurança de pedestres e ciclistas, com distribuição de guarda-sóis e revistas.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!