Faz parte dos planos de muita gente mudar de país para conhecer uma nova cultura, iniciar um novo projeto e fazer novos contatos. Mais do que nunca, é comum o desejo de se aventurar em outro país, os motivos são mais diversos, tais como: educação, qualidade de vida, segurança, economia ruim, altos impostos, entre outros. Pensando nas muitas dúvidas que podem surgir quanto a documentação exigida ou as providências a serem tomadas para a efetiva mudança, a consultoria imobiliária Elite International Realty, sediada em Miami há 30 anos, preparou algumas dicas para facilitar a vida dos brasileiros no exterior.

Para que a pessoa se sinta segura em sua decisão, com o mínimo de impacto ao efetuar a mudança é a contratação do chamado relocation, que envolve uma variedade de serviços úteis à adaptação, isso costumam fazer toda a diferença.

A iniciativa de viver em outro país, pode trazer questões a serem resolvidas, que vai desde a busca pelo local onde será fixada a residência, até a escolha da melhor escola, ou mesmo, a obtenção do visto para o cônjuge.

Em se tratando de profissionais que visam oportunidades em outros mercados de trabalho, há diversas empresas especializadas em análise de investimentos, empreendedorismo, orientação de carreira para o mercado de trabalho/empresarial local, consultoria jurídica, processos de visto, contratos imobiliários, equivalência de diplomas, consultoria contábil e tributária, abertura de empresas, serviços de concierge, mudança, consultoria sobre cidades para morar, planos de saúde e educação, lifestyle (cultura, lazer, esportes, moda, gastronomia), entre outras coisas mais.

país

Tipo de visto mais adequado

Existem várias categorias diferentes de vistos para quem está de mudança para os Estados Unidos. Os brasileiros deverão estar atento às leis e procedimentos para saber se há o enquadramento nos requisitos para cada visto. Para trabalhar nos Estados Unidos os mais utilizados são: o H-1B e o L-1. 

Sendo que, o H-1B, por exemplo, é destinado principalmente para a área técnica, normalmente custeado pela empresa que oferece a oportunidade de emprego. Para obtê-lo é necessário ser licenciado em qualquer carreira e ser diplomado, podendo ser requerido pela empresa. Sua duração média é entorno de três anos, podendo ser estendido, desde que não ultrapasse 6 anos.

Talvez o mais visado entre os vistos seja o EB-5, pois garante a concessão do green card, para aqueles que fizerem aporte mínimo de US$ 900 mil, a serem aplicados em negócios novos, projetos aprovados pelo governo norte-americano (como por exemplo, hospital ou asilo em área carente), com capacidade de geração de pelo menos 10 empregos nos Estados Unidos.

Existem planos de intercâmbio para acadêmicos de qualquer tipo de instituição pública ou privada. Esses planos muitas vezes possuem convênio com universidades americanas, possibilitando experiência a este acadêmico, ou mesmo, estágio em alguma instituição pelo país.

Tais experiências levam a vivência de novas situações, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que poderão levar a novas soluções de problemas, contribuindo para a inovação no país de origem. Os ganhos podem ir além do profissional, chegando a desenvolvimento pessoal, uma vez que são experiências tidas como enriquecedoras.

Elite International Realty Através de sua forte presença internacional, a empresa é considerada pelos incorporadores do Sul da Flórida e Orlando como uma das mais efetivas e versáteis imobiliárias em atividade.