Os 6 erros contábeis que mais prejudicam as empresas

contabilidade de uma empresa ainda é muito complexa e burocrática para a maioria dos empreendedores. Por isso, erros contábeis podem ocorrer causando grandes problemas, como impactos negativos no orçamento, autuações fiscais, ser malvisto por fornecedores e demais fatores que vão influenciar diretamente no seu desenvolvimento.

Por esse motivo, a contabilidade precisa receber todo cuidado necessário, afinal, é fundamental que ela seja clara, transparente e exercida de forma adequada para evitar dores de cabeça e manter a companhia preparada para uma expansão saudável.

Quer conhecer quais são os principais erros contábeis e como eles podem impactar a empresa? Continue sua leitura!

1. Fazer os cálculos errados

Realizar os registros nos livros contábeis com falta de atenção e sem revisão eleva a possibilidade de falhas que podem ser prejudiciais, mesmo quando se utiliza sistemas financeiros automáticos.

Erros de digitação e a falta de conferência dos dados podem desencadear outros erros que vão gerar problemas maiores e que exigem altos gastos de último hora para serem resolvidos.

2. Deixar de utilizar os relatórios como ferramentas importantes para o negócio

A contabilidade não é somente uma ferramenta para incluir informações financeiras com a finalidade de atender às normas fiscais ou para identificar quanto de capital a empresa tem. Trata-se de um recurso relevante que disponibiliza respostas a questionamentos sobre até que ponto as decisões do empreendedor estão gerando resultados.

Por esse motivo, é recomendado utilizar os números apresentados por meio de relatórios, por exemplo, de rentabilidade do negócio, de contas a pagar e a receber, entre outros. Esses documentos podem apontar onde estão os problemas, facilitando a elaboração de um plano para resolvê-los.

3. Não realizar o pagamento de tributos adequadamente

Devido à alta carga tributária no Brasil, diversos são os impostos, taxas e outras contribuições a serem pagas para manter a empresa regular perante o Fisco.

Muitas vezes esses pagamentos são esquecidos ou quitados com atraso, podendo gerar a aplicação de multas por parte dos órgãos fiscalizadores e demais penalidades que podem resultar até em encerramento das atividades.

4. Não implementar uma gestão de documentos eficaz

Os arquivos em papel ainda têm grande importância mesmo que, com o avanço digital, já possam ser digitalizados. Enquanto isso não ocorre, esses precisam ser bem armazenados, pois ajudam a esclarecer erros ou incoerência na contabilidade e, em alguns casos, auxiliam na dedução no momento de declarar impostos.

Além disso, se a Receita Federal solicitar, os recibos servem como prova e validam os dados nos demonstrativos financeiros. Sem eles, a receita pode considerar as deduções erradas, resultando em alteração nos valores de impostos e imposição de multas.

5. Misturar finanças pessoais com as finanças da empresa

Um dos erros contábeis mais praticados pelos empreendedores é misturar as finanças particulares com as empresariais. É imprescindível mantê-las separadas para identificar de forma mais precisa o que é utilizado para manter as operações do negócio e o que é usado para fins pessoais.

Quando você não separa esses valores, pode ter uma falsa impressão dos valores da companhia, o que pode atrapalhar o controle do fluxo de caixa e, consequentemente, o crescimento sustentável.

6. Emitir notas fiscais de forma equivocada

Em muitas situações, a responsabilidade de emitir as notas fiscais eletrônicas fica por parte de um colaborador sem muita experiência nessa função — é aí que ocorrem os erros. Além disso, as organizações que vendem produtos e prestam serviços para todo país podem estar desatualizadas quanto às especificidades das alíquotas e impostos de cada região. Essa falta de conhecimento pode causar grandes prejuízos.

Agora que você conhece os principais erros contábeis, é importante ter em mente que muitos deles podem ser evitados com o auxílio de um profissional qualificado e por meio de uma auditoria eletrônica, tendo em vista se tratar de um trabalho focado na análise de documentos e cumprimento das obrigações, possibilitando a resolução rápida de eventuais problemas encontrados.

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original É Simples Auditoria