Sexta, 29 de Março de 2024
18°C 26°C
Uberlândia, MG

Os 9 maiores escândalos contábeis do mundo

Os 9 maiores escândalos contábeis do mundo

21/07/2018 às 12h56 Atualizada em 21/07/2018 às 15h56
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
As últimas duas décadas vimos alguns dos piores escândalos contábeis da história. Bilhões de dólares foram perdidos como resultado desses desastres financeiros , que destruíram empresas e arruinaram a vida das pessoas. Muitos desses escândalos contábeis foram resultado da ganância excessiva de poucos indivíduos cujas ações levaram a conseqüências desastrosas. Neste artigo, observamos os 9 maiores escândalos contábeis nos últimos tempos.

Toshiba

A companhia japonesa Toshiba demitiu de seu presidente, Hisao Tanaka, devido a um grande escândalo de manipulação contábil que chegou a inflar o lucro da empresa em US$ 1,22 bilhão em um período de sete anos. Após dois meses de trabalho, um grupo de analistas independentes publicou ontem um relatório que relata as “sistemáticas” manipulações contáveis ocorridas na companhia com participação dos principais diretores. As primeiras irregularidades foram detectadas pelas autoridades japonesas em fevereiro. Além disso, o relatório acusa os diretores e empregados da companhia de “não ter consciência ou conhecimento necessários das práticas contábeis adequadas”. A manipulação realizada pela Toshiba constituiu em registrar no exercício seguinte custos do segmento de infraestrutura da empresa, assim como superestimar os lucros nesse setor da empresa, no de televisores, semicondutores e computadores portáteis. A empresa japonesa anunciou no mês passado uma revisão para diminuir seu lucro operacional entre os anos de 2009 e 2013 em mais de 50 bilhões de ienes (US$ 403 milhões) devido às irregularidades detectadas na contabilidade sobre projetos de infraestrutura

Enron 

Enron Corporation era uma empresa de energia, commodities e serviços dos EUA, baseada em Houston, Texas. Em um dos controversos escândalos contábeis da última década, descobriu-se em 2001 que a empresa estava usando lacunas contábeis para esconder bilhões de dólares de dívidas incobráveis ​​ao mesmo tempo em que inflacionava os ganhos da empresa . O escândalo resultou em acionistas perdendo mais de US $ 74 bilhões, enquanto o preço da ação da Enron caiu de cerca de US $ 90 para menos de US $ 1 em um ano. O escândalo resultou em acionistas perdendo mais de US $ 74 bilhões, enquanto o preço da ação da Enron caiu de cerca de US $ 90 para menos de US $ 1 em um ano. Uma investigação da SEC revelou que o CEO da empresa, Jeff Skillings, e o ex-CEO da Ken Lay, mantiveram bilhões de dólares em dívidas no balanço da empresa. Além disso, pressionaram a empresa de auditoria da empresa, Arthur Andersen, a ignorar o problema. Os dois foram condenados com base no testemunho do ex-empregado Sherron Watkins da Enron. No entanto, Lay morreu antes de cumprir o tempo na prisão, mas Jeff Skillings foi condenado a 24 anos de prisão. O escândalo levou à falência da Enron e à dissolução de Arthur Andersen.

WorldCom 

A WorldCom era uma empresa americana de telecomunicações baseada em Ashburn, Virgínia. Em 2002, apenas um ano após o escândalo da Enron, descobriu-se que a WorldCom havia inflado seus ativos em quase US $ 11 bilhões, tornando-se, de longe, um dos maiores escândalos de responsabilidade. A empresa tinha baixado os custos da linha capitalizando em vez de gastá-los e inflacionou suas receitas fazendo inscrições falsas. O escândalo surgiu pela primeira vez quando o departamento de auditoria interna da empresa encontrou quase US $ 3,8 bilhões em contas fraudulentas. O CEO da empresa, Bernie Ebbers, foi condenado a 25 anos de prisão por fraude, conspiração e arquivamento de documentos falsos. O escândalo resultou em mais de 30.000 cortes de empregos e mais de US $ 180 bilhões em perdas por investidores. A empresa tinha baixado os custos da linha capitalizando em vez de gastá-los e inflacionou suas receitas fazendo inscrições falsas. O escândalo surgiu pela primeira vez quando o departamento de auditoria interna da empresa encontrou quase US $ 3,8 bilhões em contas fraudulentas. O CEO da empresa, Bernie Ebbers, foi condenado a 25 anos de prisão por fraude, conspiração e arquivamento de documentos falsos. O escândalo resultou em mais de 30.000 cortes de empregos e mais de US $ 180 bilhões em perdas por investidores. O CEO da empresa, Bernie Ebbers, foi condenado a 25 anos de prisão por fraude, conspiração e arquivamento de documentos falsos. O escândalo resultou em mais de 30.000 cortes de empregos e mais de US $ 180 bilhões em perdas por investidores.

Tyco 

A Tyco International era uma empresa americana de sistemas de segurança de alto nível baseada em Princeton, Nova Jersey. Em 2002, descobriu-se que o CEO Dennis Kozlowski e CFO Mark Swartz roubaram mais de US $ 150 milhões da empresa e haviam inflado os ganhos da empresa em mais de US $ 500 milhões em seus relatórios. Kozlowski e Swartz derrubaram dinheiro usando empréstimos não aprovados e vendas de ações. O escândalo foi descoberto quando a SEC e o escritório do procurador de distrito de Manhattan realizaram investigações relacionadas a certas práticas contábeis questionáveis ​​pela empresa. Kozlowski e Swartz foram condenados a 8 a 25 anos de prisão. Um processo de ação coletiva obrigou-os a pagar US $ 2,92 bilhões aos investidores. Kozlowski e Swartz derrubaram dinheiro usando empréstimos não aprovados e vendas de ações. O escândalo foi descoberto quando a SEC e o escritório do procurador de distrito de Manhattan realizaram investigações relacionadas a certas práticas contábeis questionáveis ​​pela empresa. Kozlowski e Swartz foram condenados a 8 a 25 anos de prisão. Um processo de ação coletiva obrigou-os a pagar US $ 2,92 bilhões aos investidores. Kozlowski e Swartz foram condenados a 8 a 25 anos de prisão. Um processo de ação coletiva obrigou-os a pagar US $ 2,92 bilhões aos investidores.

HealthSouth 

A HealthSouth Corporation é uma das principais empresas de saúde pública negociada nos EUA com base em Birmingham, Alabama. Em 2003, descobriu-se que a empresa havia inflado ganhos em mais de US $ 1,8 bilhão. A SEC já estava investigando o CEO da HealthSouth, Richard Scrushy, depois que ele vendeu US $ 75 milhões em estoque um dia antes de a empresa ter registrado uma grande perda. Embora acusado, Scrushy foi absolvido de todas as 36 acusações de fraude contábil. No entanto, ele foi considerado culpado de subornar então o governador do Alabama, Don Siegelman, e foi condenado a sete anos de prisão.

American International Group (AIG) 

American International Group (AIG) é uma empresa de seguros multinacional dos EUA, com mais de 88 milhões de clientes em 130 países. Em 2005, o CEO Hank Greenberg foi considerado culpado de manipulação de preços das ações. A investigação da SEC sobre Greenberg revelou uma enorme fraude contábil de quase US $ 4 bilhões. Verificou-se que a empresa havia reservado empréstimos como receita em seus livros e forçado clientes a seguradoras com quem a empresa tinha acordos de recompensa pré-existentes. A empresa também pediu aos comerciantes de ações para inflar o preço da ação da empresa. AIG foi forçada a pagar uma multa de US $ 1,64 bilhão para a SEC. A empresa também pagou US $ 115 milhões para um fundo de pensão em Louisiana e US $ 725 milhões para três fundos de pensão em Ohio. Verificou-se que a empresa havia reservado empréstimos como receita em seus livros e forçado clientes a seguradoras com quem a empresa tinha acordos de recompensa pré-existentes. A empresa também pediu aos comerciantes de ações para inflar o preço da ação da empresa. AIG foi forçada a pagar uma multa de US $ 1,64 bilhão para a SEC. A empresa também pagou US $ 115 milhões para um fundo de pensão em Louisiana e US $ 725 milhões para três fundos de pensão em Ohio. AIG foi forçada a pagar uma multa de US $ 1,64 bilhão para a SEC. A empresa também pagou US $ 115 milhões para um fundo de pensão em Louisiana e US $ 725 milhões para três fundos de pensão em Ohio.

Lehman Brothers 

Lehman Brothers era uma empresa de serviços global com sede em Nova York, Nova York. Foi um dos maiores bancos de investimentos nos Estados Unidos. Durante a crise financeira de 2008, descobriu-se que a empresa havia escondido mais de US $ 50 bilhões em empréstimos. Esses empréstimos haviam sido disfarçados de vendas usando lacunas contábeis. De acordo com De acordo com uma investigação da SEC, a empresa vendeu ativos tóxicos para bancos nas Ilhas Cayman em curto prazo. Entendeu-se que a Lehman Brothers compraria esses ativos. Isso deu a impressão de que a empresa tinha US $ 50 bilhões em dinheiro e US $ 50 bilhões em ativos tóxicos. Após o escândalo, Lehman Brothers faliu. Após o escândalo, Lehman Brothers faliu.

Escândalo de Bernie Madoff 

Bernie Madoff é um ex-corretor de ações americano que orquestrou o maior esquema pirâmide da história e também um dos maiores escândalos contábeis. Madoff dirigiu Bernard L. Madoff Investment Securities LLC. Após a crise financeira de 2008, descobriu-se que Madoff havia enganado os investidores de mais de US $ 64,8 bilhões. Madoff, seu contador David Friehling e o segundo comando, Frank DiPascalli, foram todos condenados pelos cargos apresentados contra eles. O ex corretor de bolsa recebeu uma pena de prisão de 150 anos e também foi condenado a pagar US $ 170 bilhões em restituição.

Satyam 

Satyam Computer Services era uma empresa indiana de serviços de TI e back-office com base em Hyderabad, na Índia. Em 2009, descobriu-se que a empresa tinha inflado receita em US $ 1,5 bilhão, marcando um dos maiores escândalos contábeis. Uma investigação do Bureau Central de Investigação da Índia revelou que o Fundador e Presidente Ramalinga Raju falsificaram receitas, margens e saldos de caixa. Durante a investigação, Raju admitiu a fraude em uma carta ao conselho de administração da empresa. Embora Raju e seu irmão tenham sido acusados ​​de violação de confiança, conspiração, fraude e falsificação de registros, eles foram liberados Durante a investigação, Raju admitiu a fraude em uma carta ao conselho de administração da empresa. Embora Raju e seu irmão tenham sido acusados ​​de violação de confiança, conspiração, fraude e falsificação de registros, eles foram divulgados pelo Escritório Central de Investigação não conseguiram arquivar os encargos no prazo.  
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

19° Sensação
2.57km/h Vento
88% Umidade
100% (5.26mm) Chance de chuva
06h19 Nascer do sol
06h16 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 29° 19°
Seg 29° 19°
Ter 28° 20°
Qua 26° 19°
Atualizado às 07h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,02 +0,00%
Euro
R$ 5,41 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,82%
Bitcoin
R$ 371,783,10 -1,33%
Ibovespa
128,106,10 pts 0.33%