Os benefícios do inventário rotativo para o seu negócio

0

No intuito de preservar o patrimônio que a empresa já conquistou, um contador, nos dias de hoje, precisa aprender maneiras de trazer mais eficiência à rotina de trabalho dele.

Uma delas é o conhecimento em relação a como funciona o inventário rotativo.

Afinal, uma corporação tem o objetivo de melhorar as entregas e desenvolver melhores soluções de logística, uma vez que a agilidade nos serviços é fator determinante para a fidelização de clientes.

No entanto, tudo depende de devida atenção que deve ser dada à gestão de estoque.

Nos tópicos abaixo você aprenderá a definição, as vantagens e outras informações que agregaram muito valor no seu dia a dia dentro deste setor.

Portanto, continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é inventário rotativo

Falando de maneira facilitada, o inventário rotativo é um processo de recontagem de forma contínua que ocorre de forma periódica definida pela empresa.

Esse método é bastante parecido com o inventário tradicional, mas possui algumas particularidades:

  • Dependendo do tamanho do estoque da empresa, ele segue um padrão contínuo que pode ir desde o diário até o mensal, com tanto que tenha um intervalo específico.
  • Ele também visa a contagem de produtos de modo geral, tanto o estoque quanto os produtos que estão acessíveis para os clientes.
  • Devido a ter essa característica pré-definida, é necessária bastante agilidade em relação ao inventário tradicional.
  • Por conta de sua precisão, se torna muito mais seguro e a probabilidade de erros é muito menor.

Um dos grandes erros dos donos de empresas, e até de profissionais de cargos de gerência, é tomar atitudes baseadas em suposições.

Por mais longa que seja a experiência de alguém em determinado segmento, é necessário contar com dados reais para analisá-los de forma correta para fazer um planejamento financeiro correto.

Nesse sentido, o inventário rotativo é a solução para realizar uma contagem periódica dos materiais que estão no estoque, não tendo a necessidade de fazer balanço.

Esse tipo de ação pode ser feita de maneira categórica e seguirá um modelo de organização que melhora e facilita o controle interno.

Entenda melhor no tópico a seguir!

A maneira correta de realizar a contagem periódica

É bom lembrar que cada prestadora de serviços tem suas peculiaridades e segue um modelo de negócio específico.

Portanto, antes de contar com o auxílio do inventário rotativo é interessante que o profissional realize uma segmentação dentro do estoque.

Nesse cenário, cada produto apresenta uma rotatividade única.

Por isso, é importante estabelecer um tempo correto por meio de uma categorização de mercadorias.

Assim, diário, semanal, quinzenal, mensal, o período estabelecido e o dia conveniente da semana que tal atividade acontecerá devem ser escolhidos de maneira estratégica.

Por onde iniciar?

Para colocá-lo em prática, é necessário considerar algumas normas e procedimentos para sua execução.

Primeiramente, são realizadas as comunicações internas, assim, todos serão informados sobre o início do trabalho, qual a importância dele para a organização da empresa.

Em seguida é apresentado o cronograma para a execução das ações, sendo suscetíveis a ajustes, para só assim começar o inventário.

Lembre-se, é importante determinar que durante a contagem, nenhuma movimentação deverá ser realizada até o fim do processo.

As vantagens do uso do inventário rotativo

Um dos principais intuitos do inventário rotativo é incentivar a empresa a buscar a otimização dos seus resultados corporativos, assim tornando todo o processo de armazenamento mais eficiente.

Por meio dele, sua companhia terá uma visão mais clara da rotação de produtos e dos aspectos que a impedem de evoluir.

Você vai poder identificar e solucionar possíveis problemas em seu estoque, além de aumentar seu controle e precisão.

Veja abaixo outras vantagens desta atividade:

  • Reduz as possíveis ações de má fé de sua empresa.
  • Controle completo de estoque dos produtos, ajudando a obter uma margem de lucro mais realista.
  • Como os dados ficam mais fáceis de se entender, acaba que une as equipes de repositores, fiscais e demais áreas como compras e financeiro da empresa, assim tornando o trabalho muito mais exato.

Com base nessas informações, você já pode reparar o quão fundamental é o inventário rotativo para a sua empresa.

E caso você nunca tenha feito este tipo de inventário, você pode olhar como aplicá-lo:

Monitoramento do estoque

É muito importante manter a organização correta dentro do seu estoque. Com o inventário rotativo você terá a oportunidade de identificar possíveis perdas de mercadorias, rupturas e até mesmo roubos.

Além disso, outros setores da sua empresa dependem das informações dele para a realização de compras, vendas e também no investimento.

Identificação de gargalos

Você terá a oportunidade de identificar em que parte do processo de gestão estão os gargalos, e assim corrigir o que impede a sua empresa de oferecer melhores resultados.

Será que as notas fiscais são emitidas de maneira errada? Os pedidos de compras são registrados corretamente? Por meio dele, o responsável treinado para realizar essa atividade identifica esses possíveis cenários na intenção de solucionar tais problemas.

Equipe qualificada

Uma equipe que tem treinamento regular, fazendo com que todos seus processos se tornem parte da cultura de excelência, fará com o que o inventário rotativo se concretize com sucesso.

Ou seja,para que sua equipe esteja à altura de seu planejamento, você precisa tomar as medidas exatas para que torne essas ações validadas.

CLT

Invista em tecnologia

É necessário que você conheça bem a estrutura logística de sua empresa, para entender cada detalhe do estoque.

Obtenha sucesso ao otimizar seus processos e para isso o uso da tecnologia é essencial para o sucesso da sua empresa.

A tecnologia exerce o papel de seu maior aliado nos processos de sua empresa. Desde o uso de códigos de barras a outros mecanismos que lhe auxiliem e tragam mais agilidade.

Além de que, traz segurança para sua empresa, sendo uma arma bastante importante para que siga o caminho que você planejou.

Redução de perdas

Conforme dito, o inventário rotativo previne sua empresa de certas perdas, roubos e também irregularidades.

Com isso, é possível que sua corporação tenha dados consistentes no intuito de convencer os acionistas a investir em câmeras de segurança ou em outra ajuda que a tecnologia oferece.

Melhoria do controle de prazos

Desatenção aos prazos de validade são uma das grandes dificuldades de empresas de diferentes tamanhos.

Com o inventário rotativo esse problema será minimizado junto do índice de desperdícios adquiridos pela falha humana.

Erros que devem ser evitados ao realizar o inventário rotativo

É importante que você conheça os erros que possam te levar a ter problemas e não obter bons resultados em sua empresa.

Por mais que seja uma técnica fácil e muito produtiva, algumas situações podem acarretar fracasso deste processo.

Abaixo, falaremos dos principais riscos que sua empresa pode correr ao realizar esse processo de forma inadequada:

Equipe sem treinamento

Para tudo sair conforme o esperado, é essencial que os profissionais responsáveis pelo procedimento recebam treinamento e que conheçam todas as etapas que envolvem sua empresa e seu planejamento.

Caso você não se atente a essas questões, você pode inviabilizar totalmente seus resultados, já que os riscos são enormes.

Falha na hora do planejamento

Adotar estratégias é a melhor forma de prevenir erros, pois prevenir uma falha é sempre mais fácil.

Caso você não adote um planejamento que previna esses erros, com certeza haverá perda de tempo, de dinheiro e nenhum problema será solucionado.

O ideal é coletar informações para evitar erros futuros, pois com isso, seu estoque ficará controlado e organizado, assim garantindo a facilidade de lançamentos futuros.

Passo a passo para realizar o inventário

Aqui listamos alguns passos simples que listamos para você implementar o inventário rotativo:

  • É necessário ter uma equipe qualificada para a execução do serviço, pois as pessoas são essenciais no processo de contagem e recontagem.
  • Sua equipe também deve ser altamente confiável, para que não tenha furos. Caso você não tenha essa equipe, o ideal é analisar perfis e aplicar treinamentos em sua equipe, qualificando-a, assim tornando o time bastante eficaz.
  • É necessário estabelecer uma periodicidade de seu inventário, se vai ser diário, semanal, quinzenal, mensal e por aí vai.
  • No percurso vai haver muitos erros e falhas, então é necessário anotar, corrigir e tomar medidas em conjunto com o inventário.
  • Para tornar a contagem mais eficiente, o ideal é investir em um sistema de automação, pois com ele é possível realizar a contagem por produtos específicos.

Notou o quanto o inventário rotativo auxiliará na melhoria do seu negócio?

Com a ajuda da tecnologia, sua empresa poderá melhorar o desempenho das atividades e trazer melhores resultados que ajudam no controle do setor da contabilidade.

Gostou deste conteúdo? Então não esqueça de compartilhá-lo nas redes sociais para que as pessoas do seu ciclo social saibam mais sobre este assunto.

Fonte: Emitte

Imagem: emitte

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.