*Por Willian Kahler, sócio e assessor Financeiro responsável pela área de expansão e performance da Messem Investimentos.

Comecei minha carreira como assessor de investimentos, com o propósito de auxiliar as pessoas a investirem melhor os seus recursos, por meio de aplicações financeiras fora dos bancos tradicionais. Há mais de quatro anos estou à frente da área de expansão e performance e, durante esse período, tive a oportunidade de conhecer e conversar com inúmeros profissionais do setor bancário.


O interesse dos profissionais desse setor com a atividade de assessor de investimentos tem crescido muito nos últimos anos. Percebi esse movimento acontecer primeiramente em São Paulo e, agora, já se espalha por todo o Brasil. Mas por que essa procura tem crescido exponencialmente? Atribuo esse fato à grande oportunidade que encontramos no nosso País onde, atualmente, 95% dos investimentos estão concentrados nos grandes bancos em aplicações de baixo rendimento. Em conflito com o objetivo de fazerem seus clientes prosperarem e tendo em mãos produtos limitados, muitos bancários têm encontrado na profissão de assessor a sua realização como profissional. .

Inúmeras pessoas com cargos de alto escalão e carreiras tradicionais em bancos acabaram mudando suas trajetórias e optando por aderir a esse modelo. Pude participar pessoalmente da transição de mais de 50 profissionais da área e fico muito contente em presenciar o desenvolvimento de cada um deles, vendo que estão mais felizes e mais alinhados com os interesses dos seus clientes. Além disso, a grande maioria têm crescido profissionalmente e já consegue evoluir sua remuneração de forma muito mais alinhada aos seus anseios. .

Tenho convicção de que esse é o futuro da profissão bancária, e, por esse motivo tenho investido em um programa de desenvolvimento e adaptação para novos assessores a fim acelerar os seus respectivos crescimentos.

Esse movimento aconteceu no Estados Unidos na década de 80 e agora se repete no Brasil. Enxergo que, quem não aproveitar essa oportunidade nos próximos 6 a 12 meses, perderá a chance de acompanhar essa evolução do mercado financeiro. Aqueles que desejam ajudar os seus clientes a obterem melhores retornos e também prestar um serviço de maior qualidade, com liberdade, transparência e alinhamento de interesses com os investidores deve conhecer mais sobre essa profissão.


Willian Kahler é sócio e assessor Financeiro responsável pela área de expansão e performance da Messem Investimentos. No escritório desde 2011, começou sua trajetória como assessor de investimentos, atraído pelo propósito de popularizar o conhecimento sobre o mercado financeiro e auxiliar pessoas a realizarem seus objetivos por meio do investimento fora dos bancos tradicionais.