Para descobrir quais são os maiores desafios dos contadores, nada melhor do que perguntar para quem vivencia essa rotina de trabalho 🙂

Por isso, lançamos uma pesquisa inédita sobre o mercado contábil e você ainda pode contribuir com a sua resposta! 

Vamos compartilhar os resultados com você, divulgando um estudo completo sobre o cenário da contabilidade no Brasil.

Bacana, né? 

Além de descobrir quais são os maiores desafios dos contadores, você vai ter acesso a muitas outras informações relevantes. 

Esse artigo que você está lendo agora, inclusive, já vai te trazer alguns spoilers… Vamos falar dos 3 maiores desafios de todo o contador, segundo quem respondeu a pesquisa até agora, propondo soluções para cada uma delas! 

Será que você vai se identificar?

Desafio #1: Manter-se atualizado das tendências e acompanhar as novidades do mercado

Em meio a tanta demanda, conseguir acompanhar o que vem acontecendo no mercado é realmente um grande desafio. 

Mas acompanhar as tendências pode fazer com que o seu escritório e o seu trabalho atinjam um outro patamar de qualidade. 

Você terá mais facilidade em trazer inovações porque terá inspirações e referências, e também ganha o conhecimento necessário para aproveitar aquelas oportunidades de mercado que surgem em momentos específicos e passam rápido.  

Soluções

Para conseguir manter-se em dia com as notícias, é importante que você transforme o consumo de informação em um HÁBITO

Algumas dicas essenciais para alcançar esse objetivo são:

  • Descubra qual é o melhor formato de conteúdo: você prefere ler uma newsletter? Ou ouvir um podcast? Gosta mais de vídeos? Ou de eventos presenciais? 
  • Pergunte aos colegas da área quais são os canais/marcas que eles costumam acompanhar e faça uma lista com aqueles que podem ser úteis para você.  
  • Aproveite momentos de “tempo perdido” para consumir conhecimento. Que tal ouvir um podcast enquanto está preso no engarrafamento? Ou ler artigos enquanto espera aquele(a) amigo(a) chegar para o almoço? Experimente algo que está na lista que você fez.  
  • Por último, vamos ter que falar da gente, rs. Não deixe de acompanhar os conteúdos que lançamos por aqui no blog! Toda semana tem artigo novo e no início de todo mês fazemos um apanhado do que aconteceu de mais relevante no cenário contábil, apresentando em formato resumido! 

Lembre-se: incorporar esse hábito na sua rotina diária é o segredo para fazer dar certo! 

Desafio #2: Lidar com burocracias e mudanças de processos

A alegria de dominar todos os processos e as burocracias que envolvem a sua rotina, geralmente dura pouco,  né? Você logo é surpreendido por uma série de mudanças… 

Pois é… Seja por parte do cliente ou do governo, inevitavelmente, elas irão acontecer. É preciso se acostumar e aceitar que certas coisas simplesmente fogem do seu controle. 

Soluções

Já que é impossível evitar mudanças e burocracias, será possível minimizar os seus possíveis impactos negativos?

Nós acreditamos que sim! 🙂

O primeiro passo é ter uma rotina organizada. Quando você sabe exatamente o que precisa fazer e o prazo de cada tarefa, fica mais fácil priorizar as demandas e se reorganizar caso apareça alguma urgência ou alteração que irá te gerar retrabalho ou mais horas de foco do que o previsto. 

[banner-rotativo]

Desafio #3: Equilibrar o tempo entre o trabalho e a vida pessoal

Não é de hoje que o desafio de equilibrar a vida profissional e a pessoal faz parte da vida dos contadores.

A gente sabe bem que não é fácil atender às expectativas da família, do mercado, dos colegas de trabalho, do chefe e do sócio… Pode ser que em alguns momentos você não consiga se fazer presente ou entregar com 100% de qualidade aquele trabalho que surgiu “do nada e pra ontem”. E tudo bem. 

A cobrança excessiva só irá te levar a exaustão. Acreditamos que com gestão de tempo e autocuidado, é possível ter uma vida mais equilibrada! 

Soluções

Para atingir esse objetivo, a organização que já falamos acima é uma grande aliada!

Com ela, você vai conseguir identificar quais são os momentos exatos em que terá maior demanda de trabalho e, assim, distribuir melhor a sua energia ao longo do ano, entendendo que em alguns meses irá precisar mesmo ficar mais focado na vida profissional, enquanto, em outros, pode dar mais atenção para o lado pessoal. 

Mesmo quando a demanda for alta, separe um tempo para cuidar de você.

Se priorizar isso, você vai conseguir, pode ter certeza! 

Fazer uma atividade física regular, ter hobbies, cuidar da alimentação e meditar são algumas boas práticas que podem te ajudar a regular o stress que vem da falta de equilíbrio entre essas duas áreas tão importantes da sua vida. 

Conteúdo original G-Click

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!