Segundo um estudo feito pelos pesquisadores Lauro Gonzales e Bruno Barreira, do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o auxílio emergencial foi responsável em aumentar 156% a renda normal do trabalhador que não tem escolaridade.

O aumento foi de 24% na renda dos trabalhadores que foram beneficiados pelo programa do governo. O motivo da diferença se dá por causa da desigualdade de ganhos, quanto menos estudo tem o cidadão, menor é a renda. Sendo assim que recebia menos antes do coronavírus sentiu um impacto maior no auxílio emergencial.

Bolsa Família recebe a quarta parcela

O Bolsa Família com final 9 teve seu pagamento realizado no dia 29 de julho e o beneficiário com final 0, recebe a quarta parcela do Auxílio Emergencial nesta sexta-feira, 31 de julho.

Auxílio Emergencial para os nascidos em abril

Os pagamentos do auxílio de R$ 600 estão divididos em ciclos. Nesse caso, os nascidos em abril, a Caixa Econômica Federal (CEF) deposita nesta sexta-feira, 31 de julho, na poupança digital a primeira parcela, para quem ainda não recebeu a segunda parcela. O procedimento será o mesmo para aqueles que esperam o pagamento da terceira ou da quarta parcela do auxílio e nasceram no mesmo período.

Denominado como Ciclo 1, o novo calendário de pagamentos divulgado pela Caixa inclui todas pessoas nascidas no mês em questão. Anteriormente, o pagamento era divido por parcelas.
Lembrando que no dia 31 de julho os nascidos em abril só poderão movimentar o dinheiro na poupança digital, para realizar pagamentos de contas, boletos e compras usando o cartão de débito virtual ou QR Code. Já o saque em dinheiro poderá ser feito no dia 08 de agosto.

Pagamentos em ciclos ficou confuso

Muitas pessoas que vão receber o auxílio emergencial, não entenderam o novo cronograma da Caixa, que dividiu os pagamentos em ciclos. Todos acharam muito confuso e realmente é confuso! Vamos explicar para você entender melhor o pagamento em ciclos.

O que são os ciclos de pagamento do Auxílio Emergencial?

Quando anunciou o pagamento da quarta e quinta parcelas do Auxílio Emergencial, o governo decidiu separar as datas de pagamento por ciclos. Um ciclo representa, uma rodada de pagamento do benefício. Foram criado 4 ciclos de pagamento do auxílio de R$ 600. As datas de pagamento do Auxílio Emergencial em cada ciclo foram definidas conforme o mês de nascimento do beneficiário e a data na qual recebeu a primeira parcela.

Veja a seguir os quatro ciclos de pagamento do Auxílio Emergencial

auxilio emergencial

Ciclo 1

Datas de pagamento

O primeiro ciclo de pagamento do Auxílio Emergencial começou na quarta-feira (22) e vai até o dia 26 de agosto, conforme tabela abaixo.

Nesse ciclo, constam as datas de pagamento das seguintes parcelas:

  • Quem recebeu a primeira parcela em abril receberá a quarta parcela;
  • Se recebeu a primeira parcela em maio, então receberá a terceira parcela;
  • Quem recebeu a primeira parcela em junho ou até 4 de julho receberá a segunda parcela;
  • Por fim, quem se cadastrou entre 17 de junho e 2 de julho receberá a primeira parcela.

Ciclo 2

Datas de pagamento

O primeiro ciclo de pagamento do Auxílio Emergencial irá começar no dia 28 de agosto e termina dia 30 de setembro, conforme tabela abaixo.

Nesse ciclo, constam as datas de pagamento das seguintes parcelas:

  • Quem ganhou a primeira parcela em abril receberá a quinta parcela;
  • Se recebeu a primeira parcela em maio, então receberá a quarta parcela;
  • Quem ganhou a Primeira parcela em junho receberá a terceira parcela;
  • Por fim, quem recebeu a primeira parcela em julho receberá a segunda parcela.

Ciclo 3

Datas de pagamento

O primeiro ciclo de pagamento do Auxílio Emergencial começará no dia 9 de outubro e terminará no dia 13 de novembro, conforme tabela abaixo.

Nesse ciclo, constam as datas de pagamento das seguintes parcelas:

  • Beneficiários que receberam a primeira parcela em maio receberão a quinta parcela;
  • Quem recebeu a primeira parcela em junho receberá a quarta parcela;
  • Se você recebeu a primeira parcela em julho, então receberá a terceira parcela.

Ciclo 4

Datas de pagamento

O primeiro ciclo de pagamento do Auxílio Emergencial começará no dia 16 de novembro e vai até o dia 30 de novembro, conforme tabela abaixo.

Nesse ciclo, constam as datas de pagamento das seguintes parcelas:

Se você recebeu a primeira parcela em junho, então receberá a quinta parcela;
Quem recebeu a primeira parcela em julho receberá a quarta e quinta parcelas no mesmo dia.