Paguei minhas dívidas e meu nome continua no Serasa, posso receber indenização?

0

É bem simples, se você esta com o nome no Serasa, basta pagar a dívida que você se livra do problema.

Mas o que acontece quando você regulariza sua situação e seu nome ainda continua pendente? Infelizmente isto acontece, mas é direito do cidadão ter o nome limpo imediatamente e ainda receber uma indenização.

Continue conosco e fique por dentro do assunto. 

Paguei minha dívida e meu nome ainda está negativado

Quando o cidadão regulariza sua situação, nem sempre ele terá seu CPF retirado do Serasa imediatamente, normalmente o prazo é de 5 dias úteis para a restrição sair do nome.

Mas lembre-se que se esta dívida for quitada pelo boleto, esses 5 dias úteis só começam a valer a partir do efetivo pagamento.

Dívida negativada e conta atrasada qual a diferença? 

Não é só porque a sua dívida está atrasada que seu nome estará negativado,  existem sim casos em que a empresa negativa o nome da pessoa para pressionar o devedor a pagar. 

Se uma dívida está em atraso primeiramente a empresa entrará em contato com o devedor para fazer algum acordo, ele terá um prazo, se depois deste acordo o mesmo não regularizar sua situação, automaticamente seu nome estará no Serasa. 

Dívida quitada e nome sujo, cabe indenização?

Sim e deve ser indenizado, mas é importante que você esteja ciente e atento dos prazos que a empresa tem para retirar seu nome do Serasa. 

Pois, não é esperar 5 dias e no outro dia já abrir uma ação indenizatória. 

A justiça não entende desta forma, pois, o direito a indenização é pelo fato da pessoa ter sofrido algum dano moral recorrente ao nome no Serasa

Veja um Exemplo:

Supondo que o Senhor João estava em débito com o Serasa e logo ele efetuou o pagamento, quando passou um mês o mesmo precisou fazer uma compra em uma certa loja e logo joão descobriu que seu nome ainda estava negativado, uma vez que a dívida já tinha sido quitada a um mês atrás.

Nestes casos cabe uma indenização por todo o transtorno que o senhor João passou.  

Documentações necessárias para ser indenizado 

  • Comprovante de negativação da dívida em seu nome;
  • Boleto da dívida paga;
  • Comprovante de pagamento da dívida;

Esses três documentos que citamos acima, são importantes para provar que seu nome ainda continua sujo. 

Por Laís Oliveira