Foco em número e em pessoas simultaneamente, preocupação com a longevidade da empresa, menos imediatismo. Essas são características das gestoras mulheres.

No Brasil, quando se fala em inovação, uma pauta sempre presente é a importância da diversidade de gênero na liderança e de uma cultura inclusiva nos ambientes de trabalho.

Muito se fala e pouco se faz. O cenário pouco mudou nos últimos anos. Segundo o sócio diretor e consultor Netas, Fabio Abate “Como não conseguimos dar solução, ficamos reinventando a discussão, mas não as práticas”.

Embora os números mostrem que o modelo de “comando e controle” não são mais eficientes, ele ainda é aplicado na maior parte das empresas brasileiras. Para piorar o cenário: já existem dados que mostram que quanto maior a diversidade, o lucro pode aumentar em 22%. E, se há diversidade étnica os lucros são 33% maiores. E por que não mudamos?⠀Podemos celebrar um tímido crescimento de 1% de mulheres em cargos de liderança no país. A Enligth, consultoria especializada em diversidade, registou de 2017 para 2018 os números de 6,3% para 7,3%.⠀

Até quando as empresas vão continuar agindo da mesma forma e querendo crescimento a todo custo, desconsiderando a evolução da população? Para o consultor do Netas Treinamento & Desenvolvimento , um bom líder deve sair do papel tradicional de chefe e estar disposto a formar novas lideranças, e criar estratégias para envolver e tornar seus funcionários inovadores.⠀

Fábio Abate ressalta o caráter visionário de um bom líder: “ele vê além da curva. Percebe tendências.” O bom líder, completa, promove engajamento coletivo em sua visão, preparando seus colaboradores para que se tornem, também, líderes.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

NETAS é uma metodologia que abrange conteúdo inteligente, dinâmica vivencial e processamento construtivo.