Passo a passo para fazer Abertura de Empresa

Nunca fez abertura de empresa e surgiu oportunidade de atender esse tipo de cliente? Não fique nervoso! É possível ser assertivo mesmo sendo um contador iniciante.

Para tal, é necessário atuar com profissionalismo e aprender o passo a passo para fazer a abertura da empresa de seu cliente, evitando equívocos no processo.

Nós elencamos um passo a passo simples que te ajudará a fazer a abertura de forma simples e sem ocasionar uma série de erros que são comuns quando se é inexperiente.

Passo a passo da abertura de empresa

Uma vez que o cliente procura um contador para fazer a abertura da empresa, é preciso seguir alguns passos para ser assertivo no processo, confira quais são eles!

1.  Defina a natureza jurídica e regime tributário

A definição da natureza jurídica define como a empresa é tratada no âmbito jurídico, enquanto o regime tributário determina os impostos que serão pagos. É possível definir a empresa como:

  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Simples.

Uma vez definida a natureza jurídica é preciso enquadrar a empresa no Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Sempre analisando o que é mais vantajoso para a empresa que está entrando no mercado.

2.  Elaboração do contrato social

O contrato social é como uma certidão de nascimento da empresa. Reunindo todas as informações sobre o negócio, para registrar a existência jurídica da empresa.

Também é possível elaborar o ato constitutivo dependendo diretamente do tipo societário da empresa.

3.  Registro da empresa na junta comercial

Uma vez que o contrato social esteja pronto, é hora de registrar a empresa na junta comercial da região.

Após o registro é possível solicitar o CNPJ na Receita Federal, em alguns Estados o processo é inclusive automatizado por utilizar sistemas integrados.

4.  Inscrição estadual ou municipal

Depois de registrar a empresa na junta comercial, é possível fazer a inscrição estadual ou municipal de acordo com a atividade exercida para pagar os impostos devidos.

5.  Licenciamento

Por último, dependendo do nicho de atuação da empresa é preciso obter o alvará de funcionamento ou licenças específicas de acordo com os riscos ambientais e trabalhistas referentes à atividade que a empresa exerce.

Abertura de empresa não possui uma única forma

Muito embora exista um passo a passo a ser seguido para fazer a correta abertura de empresa, é preciso entender que não existe um modelo único que pode ser seguido por todo contador e que vá funcionar para variadas situações.

É preciso entender o que seu cliente precisa, qual o nicho de atuação e como usar os dados fornecidos pelo contratante com o objetivo de fazer ajustes e ter os melhores resultados.

Oferecendo ao cliente a máxima eficiência nos enquadramentos, para que a empresa seja competitiva e pague somente os impostos que são realmente necessários.

Caso contrário, o processo de legalização acaba impedindo a empresa de ter bons resultados. Ocasionando dificuldades competitivas e até mesmo o fechamento do negócio.

Cometer erros no processo também pode acarretar multas e atrasos na abertura da empresa, fazendo com que as multas precisem ser pagas pelo contador que gerou os problemas.

Portanto, vale a pena investir na sua formação para evitar erros nos processos cotidianos que um contador precisa saber.

O curso Contador na Prática te ensina exatamente o que fazer nos processos comuns que um contador precisa saber como resolver.

De modo que, possa evitar equívocos e tenha segurança para fazer abertura de empresa, fechamento e muitos outros procedimentos que são requisitados a um bom profissional da área. Invista na sua carreira hoje mesmo com um curso que vai te ensinar toda a parte prática.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.