A película de controle solar é o filtro utilizado comumente em vidros para proteção dos raios UV (ultravioleta). Essa proteção prioriza a luz do sol, no entanto, suas funções podem se referir a diversos pontos além dessa resistência aos raios solares.

A questão é que quando falamos sobre esse assunto sempre existe uma nova película de controle solar para conhecer e garantir seus benefícios, seja ela aplicada em sua janela, domus para telhado (abertura feita para aumentar a iluminação e ventilação) ou vidro do carro.

E, considerando esses e outros aspectos das películas, separamos este conteúdo para falar sobre os tipos de mais comuns, destacando seus benefícios e funcionalidades. Confira!

Conheça as películas de proteção solar

Além do fato de diminuir a exposição ao sol e os raios UV, ao proteger a pele com as películas são reduzidos os riscos de doenças causadas pela ação constante do sol.

Fora isso, uma película de proteção controla a temperatura ambiente e o mantém fresco, pois impede que a luminosidade e calor excessivo entrem. Isso é útil em locais como o banheiro ou um espaço destinado ao chuveiro lava olhos.

Outro ponto é o fato da proteção da película reduz o desbotamento da tapeçaria e móveis, por reduzir a incidência do sol e, além disso, reduz a poluição sonora, mantendo o ambiente em mais harmonioso e silencioso.

Além desses aspectos, as películas em carros, por exemplo, protegem as pessoas de acidentes. Caso ocorra uma batida ou algo do tipo, ao invés do vidro se estilhaçar e pedaços cortantes voarem para todos os lados, a película segura os pedaços.

Veja onde a película de proteção solar é usada

Diversos motoristas usam a película de proteção solar por motivos de segurança. Como elas costumam deixar os vidros mais escuros, essa ação dificulta a visão das pessoas que estão na rua olhando para o interior do veículo.

O fato é que muitas pessoas acreditam que os assaltantes buscam pessoas desprevenidas e com pertences à mostra, mas como a presença da película impede isso, eles se sentem  inseguros para abordar um carro que não podem ver o número de passageiros.

Nos carros a película de proteção solar potencializa o funcionamento do ar condicionado, pois ela consegue filtrar boa parte do calor do calor e fazer com que o ambiente não fique tão quente.

Essa proteção preserva os bancos, cabos elétricos e painéis dos automóveis, uma vez que evita a ação imponente do sol durante os dias mais quentes.

Para os veículos existe mais uma funcionalidade. A película de proteção contra vandalismo  cria uma camada que impede o estilhaçamento e, consequentemente, reforça a resistência do vidro de pancadas.

Além dos carros, no box de banheiro a película de proteção também é usada. Conhecido como fumê, o modelo de vidro traz um ar discreto e sofisticado a qualquer ambiente.

[banner-rotativo]

Explore as funcionalidades das películas de proteção

Como vimos ao longo deste conteúdo, a película de proteção fornece segurança para diversos objetos e componentes.

Um detalhe importante sobre as películas aplicadas nos veículos, de acordo com a legislação de trânsito brasileira se o motorista for flagrado utilizando películas fora do padrão ele receberá uma multa de 5 pontos na carteira, uma multa de mais de 120 reais e ainda terá o carro apreendido até que a situação seja regularizada.

Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações? Você já sabe algumas das diversas funcionalidades da película de proteção solar, basta procurar a que mais se adequa às suas necessidades.

Esse conteúdo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.