Pensão por morte pode ser revisada pelo pente-fino do INSS?

0

Mais uma vez, o INSS está fazendo a revisão dos benefícios da Previdência. Pessoas como você que recebem auxílios, aposentadoria por invalidez e pensão, podem ser chamadas.

É por isso que recebemos muitas perguntas no nosso Facebook sobre o novo pente-fino do INSS em 2020. Tivemos outros em 2018 e 2019.

Quem pode ser atingido? Como serão feitas as revisões? Meu benefício pode ser cortado? Essas são as dúvidas mais comuns.

Pente-fino da pensão por morte

pensão por morte é o benefício liberado para os dependentes da pessoa que faleceu e era segurada da Previdência Social.

No entanto, para conseguir o benefício, muitas pessoas acabam fraudando as provas para demonstrar um fato que nunca existiu, como a união estável, por exemplo.

A prova testemunhal também é aceita na pensão por morte; então, assim como na aposentadoria rural, o INSS irá em busca daqueles casos em que notar a fragilidade nas alegações das testemunhas.

Assista ao vídeo para saber outros motivos em que a pensão por morte pode ser revisada:

Como se preparar?

Se você considera que pode ser chamado pelo INSS, recomendo que já reúna numa pasta toda a documentação que foi utilizada na época da aprovação do benefício.

Não deixe para fazer isso de última hora, pois, em geral, quando o INSS faz a convocação para a revisão, existe um prazo muito curto para você agendar e comparecer à agência.

Dependendo da situação, esse prazo pode ser insuficiente para você ir atrás de documentos importantes que evitem o cancelamento do benefício.

Conteúdo original por Escobar Advogados Contatos: atendimento@escobaradvogados.com