19°C 29°C
Uberlândia, MG

Pequenos negócios: Como se destacar em tempos de pandemia?

Pequenos negócios: Como se destacar em tempos de pandemia?

01/03/2021 às 10h21 Atualizada em 01/03/2021 às 13h21
Por: Esther Vasconcelos
Compartilhe:

A pandemia do coronavírus exigiu que empresas de pequeno e médio porte se adaptassem às mudanças necessárias para garantir a segurança de todos. Para muitos negócios, foi e ainda é um desafio manter as portas abertas.

Continua após a publicidade

No entanto, até mesmo nos momentos de crise é possível crescer. Mas o que fazer para destacar seu pequeno negócio em tempos de pandemia? A seguir, confira as principais dicas para manter a sua empresa crescendo nesse período.

  • Investir na identidade visual da empresa
  • Marketing digital para se comunicar com o público
  • Vendas pela internet
  • Capacitar a equipe para as novas demandas
  • Oferecer produtos e serviços diferenciados

Investir na identidade visual de sua empresa

Como para grandes empresas, a identidade visual também é um item de muita importância para pequenos e médios negócios. Quando a sua presença está focada no meio online, uma marca forte que posicione bem o seu negócio é ainda mais importante.

Se você já tenha um logotipo, mas realizou mudanças consistentes na empresa, pode ser a hora de atualizá-la demonstrando que seu negócio está em constante processo de melhoria.

Segundo o diretor da Sollide Logo, Dênis Costa, a identidade visual deve refletir a essência da empresa e isso é possível quando se tem a ajuda de profissionais capacitados, que saibam aplicar esta essência na marca.

Continua após a publicidade

Marketing digital para se comunicar com seu público

Uma ótima dica para destacar seu pequeno negócio em tempos de pandemia é apostar no marketing digital para se comunicar com seu público. Empresas que já faziam uso da internet antes da crise estão em vantagem, mesmo assim, tiveram que fortalecer a sua presença online, pois em muitos momentos, a comunicação deve ser exclusivamente pela internet.

Porém, quem não investiu antes da pandemia, não precisa ficar para trás agora. Hoje, o marketing digital é acessível para pequenas e médias empresas. Embora seja recomendado fazer uma estratégia de marketing para organizar a presença digital, pode-se iniciar apenas com o uso consistente das redes sociais.

Depois, vale a pena investir em um site para capturar leads e manter seu público informado em um canal exclusivo.

Vendas pela internet

As vendas online crescerem muito depois da pandemia, por isso investir na venda totalmente pela internet é mais uma forma de aumentar suas chances de seu negócio ficar de portas abertas.

Continua após a publicidade

Mesmo os consumidores que nunca tinham comprado antes de forma online se viram obrigados a experimentar essa modalidade. E devido a todas as vantagens que oferece, a tendência é que tornem isso um hábito.

Portanto, o investimento necessário para a empresa vender pela internet é bem aplicado. Afinal, mesmo com o fim da pandemia é possível manter a oferta desse tipo de venda.

Capacitar a equipe para as novas demandas

De nada adianta usar as mídias sociais para fazer marketing digital se os colaboradores não sabem o que fazer. Por isso, implementar as vendas pela internet não é o suficiente para sair da crise se sua equipe não conhece as ferramentas adequadas. 

Mesmo que o uso da internet no dia a dia da empresa possa ser muito simples, o relacionamento com o cliente exige profissionalismo. Ou seja, deve-se ter um comportamento diferente daquele que se tem ao usar as redes sociais para fins pessoais.

Oferecer produtos e serviços diferenciados

Várias empresas apostam na internet para atrair e conquistar novos clientes. E embora essencial, não basta. Até de forma online é preciso oferecer produtos e serviços diferenciados para aumentar a conversão de vendas.

Para tanto, indica-se estar atento às tendências do segmento de mercado e às mudanças de comportamento de compra dos clientes. Isso acontece porque, depois da pandemia, o consumidor não passou apenas a compra online, mas sim, a adquirir produtos e serviços diferentes, conforme suas novas necessidades.

As novas demandas dependem muito de cada nicho de mercado. Então, deve-se pesquisar as tendências específicas do ramo no qual atua.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 29°

29° Sensação
2.43km/h Vento
40% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h25 Nascer do sol
05h55 Pôr do sol
Sex 29° 19°
Sáb 29° 20°
Dom 30° 19°
Seg 30° 19°
Ter 30° 19°
Atualizado às 16h07
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,16 +0,20%
Euro
R$ 5,53 +0,49%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,08%
Bitcoin
R$ 354,990,51 +1,27%
Ibovespa
124,645,58 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade