Perdi meu CPF, como tirar a segunda via?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento de extrema importância para o brasileiro, por isso, a perda do documento pode resultar em problemas que podem chegar até mesmo a riscos de fraudes

Pensando em te ajudar nessa questão, elaboramos este artigo explicando a importância do CPF, além do que você deve fazer caso tenha perdido o seu documento. 

Qual a importância do CPF?

O CPF é um documento essencial no seu dia a dia dos brasileiros, através dele é possível comprovar que você é uma pessoa física, além de ser necessário para diversas situações, como, por exemplo, criar uma conta em um banco, comprar um imóvel, veículo, etc.

Em via de regra o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um banco de dados gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Nele estão armazenadas as informações cadastrais de contribuintes inscritos, portanto, todos que vivem no país ou no exterior devem fazer o CPF, nos seguintes casos: 

  • praticarem operações imobiliárias de quaisquer espécies no Brasil;
  • possuírem, no Brasil, contas bancárias, de poupança ou de investimentos;
  • operarem no mercado financeiro ou de capitais no Brasil, inclusive em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhados; 
  • possuírem, no Brasil, bens e direitos sujeitos a registro público ou cadastro específico, incluídos imóveis, veículos, embarcações, aeronaves, instrumentos financeiros e participações societárias ou no mercado de capitais;
  • filiadas como segurados obrigatórios da Previdência Social ou requerentes de benefícios de qualquer espécie no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

Como tirar a segunda via do CPF?

Existem duas formas de tirar a segunda via do CPF sendo elas:

  • Uma forma simplificada para o cidadão que não declara o Imposto de Renda;
  • Outra maneira para os cidadãos que declaram o Imposto de Renda.

Vamos conferir como tirar a segunda via em ambos os casos, confira!

Declaro o Imposto de Renda, como tirar a segunda via do CPF?

Se você faz a declaração de imposto de renda é possível emitir sua segunda via, por meio do eCAC  (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal).

Neste caso é necessário ter um código de acesso, você pode gerá-lo pelo site da Receita Federal,  uma vez gerado, o código de acesso é válido por 2 anos. 

Após esse período, ele será cancelado automaticamente. Você pode gerar um novo código a qualquer momento. Se o anterior ainda estiver válido, o novo código cancela e substitui o anterior.

Passo a passo para gerar o seu código:

  • Acesse aqui para criar o código;
  • Informe o seu CPF;
  • Informe sua data de nascimento;
  • Preencha o campo anti-robô e clique em Avançar;
  • Preencha o número dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda apresentadas nos 2 (dois) últimos anos;
  • Crie uma senha;
  • Clique em Gerar código.

Após ter o seu código em mãos você necessita seguir os passos abaixo:

  • Primeiramente você deve acessar o portal do eCAC;
  • Preencher os dados com o seu CPF, o código de acesso e a senha que você acabou gerar;
  • Após esses processos você deve clicar em “cadastros”, logo após “Comprovante de inscrição do CPF”.

Não declaro o Imposto de Renda, como tirar a segunda via do CPF?

Caso você não declara imposto de renda é possível emitir o CPF de maneira super simples através do site da Receita Federal, confira:

  • Primeiramente você deve acessar o site da receita e realizar a Impressão do comprovante de Inscrição no CPF, clique aqui para acessar
  • O segundo passo é realizar o preenchimento dos campos que solicitam seus dados pessoais, sendo eles o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor;
  • Agora basta imprimir o comprovante. 

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