Perícia Médica: 8 coisas que você precisa saber

Se você precisa realizar a Perícia Médica para solicitar algum benefício no INSS, fique ligado nessas 8 dicas que separamos para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

1 – Agendamento da Perícia Médica

Existe duas formas de realizar o agendamento da sua perícia médica: pelo telefone 135 ou através do site da previdência.

A dica aqui é ter o seu comprovante de agendamento em mãos. Se você optar por realizar o agendamento pela internet, basta imprimir o documento.

Caso escolha fazer por telefone peça o número do protocolo de atendimento, acesse o site da Previdência e imprima seu comprovante. Esse cuidado pode evitar algum tipo de transtorno no dia da perícia, pois essa é a prova de que você realizou o seu agendamento.

2 – Benefícios por incapacidade

Quando realizar o agendamento da sua perícia para um benefício por incapacidade, você está fazendo pedido para 3 tipos de beneficio: o auxílio-doençaaposentadoria por invalidez e o auxílio-acidente. Por isso, na hora de agendar, não fique preocupado se você não encontrar a opção para escolher o seu benefício.

3 – Documentação atualizada

Exames atualizados e com os dados corretos é sempre muito importante. Além de estarem atualizados, eles precisam constar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, frequentemente designada pela sigla CID. Nele o profissional irá informar qual é a espécie de incapacidade total ou parcial, temporário ou permanente.

pericia-medica

Nesse atestado também deve constar se existiu alguma situação específica que causou a doença (como um acidente ou trauma). Também é fundamental que o atestado estabeleça qual é a data em que a doença foi detectada e a data em que ela agravou a situação, trazendo a incapacidade.


4 – Documentação complementar

Para comprovar o tempo de contribuição leve sua Carteira de Trabalho, carnês de contribuição. Esse cuidado é necessário pois, em alguns casos, o tempo de contribuição acaba não aparecendo no CNIS do INSS. Por isso, confira os salários para que não haja nenhuma diferença no valor do seu benefício.

5 – No dia da Perícia…

Você pode solicitar um documento que comprove o seu comparecimento no dia da perícia médica. Você também pode guardar a ficha da fila de espera ou uma consulta aos sistemas do INSS que constate a data e hora.

6 – Não fui bem atendido e agora?

Se você acreditar que não foi bem atendido pelo perito médico, ou até mesmo que seu atendimento foi muito rápido, fale com o responsável pela agência. Isso é um direito seu.

7 – Ficou na dúvida?

Se durante o seu atendimento, lhe solicitarem para mostrar alguma parte do corpo que não seja necessária para confirmar a sua incapacidade, doença ou lesão, negue-se.

8 – Resultado da Perícia

Hoje é possível saber o resultado da perícia médica no mesmo dia, a partir das 21h, no site do INSS ou através do 135. Temos um artigo sobre como acessar o resultado da sua perícia. Confira em Perícia Médica: como saber qual foi o resultado.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.