Perícia médica do INSS: saiba como consultar o resultado 

O resultado da perícia médica do INSS, pode ser verificado diretamente pelo celular ou computador, sem a necessidade de sair de casa.

Um dos fatores decisivos para alguns segurados do INSS, é o resultado da perícia médica realizada pelo órgão, dado que o procedimento dirá se a pessoa irá receber determinado benefício ou não. 

Em geral, o procedimento médico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é realizado em benefícios em que são exigidos uma comprovação da condição de saúde do segurado, para sua concessão. Isto vale para incapacidades para o trabalho, temporárias ou permanentes,  ou deficiências. 

Neste sentido, a perícia médica é exigida, em geral, nos seguintes benefícios intermediados pelo instituto: 

  • Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença): no auxílio será determinado pela perícia se o segurado, está incapacitado de trabalhar por um determinado tempo.
  • Aposentadoria por Incapacidade Permanente: também conhecida como aposentadoria por invalidez, está só é concedida caso o profissional da perícia entenda que a incapacidade para o trabalho seja permanente;
  • Aposentadoria da pessoa com deficiência: neste caso, a perícia comprova a condição de deficiência (de natureza física, mental, intelectual ou sensorial), bem como o grau desta. 
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas): este benefício não exige contribuições previdenciárias, todavia, em casos de pessoas com deficiência, será preciso comprovar tal condição na perícia médica. 

Entendido as situações em que a perícia médica é cobrada, bem como o que deve ser comprovado aos INSS. Saiba como ter acesso ao resultado da perícia médica. 

Como consultar o resultado da perícia médica?

Para verificar se a decisão da perícia já saiu, bem como o que diz o resultado, basta acessar a plataforma do Meu INSS. A plataforma disponibiliza consulta, além de diversos serviços do órgão. Confira como realizar o procedimento. 

  1. Acesse o aplicativo ou site do Meu INSS;
  2. Informe o seu CPF e siga as orientações, caso não possua o cadastro, será preciso realizá-lo;   
  3. Busque pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade”; 
  4. Feito isso, será disponibilizado um arquivo para baixar, nele conterá a informação se o benefício foi concedido ou não. 

Vale ressaltar que para aqueles que desejam fugir dos meios online, também é possível realizar o procedimento pelo telefone. Para isto, basta ligar no número 135, será preciso informar o CPF,  número do benefício, nome completo e data de nascimento.

Comentários estão fechados.