Os benefícios por incapacidade – auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez – fazem parte do tipo de benefício dos mais requeridos em nosso escritório. Semanalmente temos vários casos, que vão de simples consultas para esclarecimento de dúvidas, até entradas com processos mais complicados.

Estes processos, geralmente, teriam sido muito facilitados se o segurado houvesse observado alguns detalhes na hora de agendar e realizar administrativamente a perícia médica no INSS, que acontece na própria agência do INSS.

Como evitar problemas na perícia médica no INSS?

Vimos quais são os maiores problemas que nossos clientes, amigos e conhecidos enfrentam na hora de requerer o benefício por incapacidade e elaboramos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora que precisar.

    • Prefira marcar pela internet do que pelo fone 135 para ter comprovação do dia marcado, pois é comum a perícia médica no INSS ser desmarcada, o sistema apresentar erros ou, eventualmente, os médicos peritos faltarem.
    • Exija algum documento comprovante do comparecimento no dia da perícia médica. Pode ser uma ficha da fila de espera ou uma consulta aos sistemas informatizados do INSS que tenham data e hora, pois é comum que os médicos não atendam os segurados e depois marquem que não houve comparecimento do segurado na data marcada.
    • Leve consigo exames e atestados médicos atuais, no máximo dos últimos três meses, bem como as internações e prontuários de atendimento.
    • Leve as Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Recolhimento e, se puder, confira os salários de contribuição constante no sistema CNIS do INSS, a fim de não receber valores menores do que tem direito.
    • Você vai marcar perícia médica no INSS para o Auxilio Doença, mas na verdade está fazendo pedido para 3 tipos diferentes de beneficio: O Auxilio Doença (se ficará incapaz para o trabalho temporariamente), a Aposentadoria por Invalidez (se ficará incapaz permanentemente, ou seja, dois anos ou mais) e o Auxilio Acidente (quando há uma incapacidade parcial mas que ainda possa desempenhar com restrição a sua profissão).
    • Em caso de mau atendimento pelo médico perito, ou perícia realizada em poucos minutos (menos de 5 minutos pelo menos) reclame com o Chefe da Agência, assim como com qualquer outro procedimento duvidoso que o médico possa vir a comete
    • Se não é necessário mostrar partes do corpo para verificar sua doença ou lesão, negue-se.
    • O comunicado de decisão fica disponível no dia seguinte a realização da pericia, você poderá obter o mesmo pela internet ou indo direto a agencia do INSS.

Via http://koetzadvocacia.com.br/

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida