Perícias online do INSS começa nesta segunda-feira

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira (16), as perícias médicas online, que poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2021.
Só serão atendidas pelo sistema de Telemedicina aquelas pessoas que desejam a concessão do auxílio-doença.

O TCU (Tribunal de Contas da União) solicitou ao INSS que o serviço fosse realizado virtualmente. O governo informou que foram realizadas reuniões com o Conselho Federal de Medicina e Associação Nacional de Medicina do Trabalho para aperfeiçoar a o serviço.

A secretaria Especial de Previdência e Trabalho ainda informou que as entidades trabalharam no roteiro de procedimentos. O INSS disponibilizará às empresas, por meio eletrônico, o Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut).

Saiba como vai funcionar

Um médico do trabalho contratado pela empresa acompanhará o funcionário na perícia médica virtual. Sendo que o empregado deverá estar de acordo com o procedimento.
O médico que foi contratado pela empresa deverá realizar todos os testes que serão solicitados pelo perito federal e responder a questionamentos. O médico em momento algum poderá intervir nas perguntas feitas diretamente ao funcionário.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil