Período de convivência de versões do eSocial foi prorrogado

O período de convivência de versões do eSocial foi prorrogado, a versão 2.5 e a versão S-1.0 vão conviver por mais um tempo.

Para os empregadores que ainda não se adaptaram a nova versão do eSocial, o momento é esse, afinal, o Período de convivência de versões do eSocial foi prorrogado até maio deste ano.

O eSocial foi atualizado para nova versão em julho de 2021, para oferecer uma melhor adaptação, ficou estabelecido um período de convivência entre a versão antiga e atual do sistema.

Acompanhe este artigo até o fim e se informe sobre a prorrogação do prazo de convivência de versões do eSocial.

O eSocial

O sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal para unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus funcionários.

O eSocial pretende que empregador envie informações como as que mostraremos a seguir:

  • Cadastramento funcionários;
  • Vínculos trabalhistas;
  • Contribuições previdenciárias;
  • Folha de pagamento.

Além de outras informações. Esse sistema é gerido pela Secretaria de Previdência e Trabalho, Receita Federal do Brasil e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A atualização

O eSocial foi criado visando simplificar a vida do empregador, tornando o cumprimento das obrigações do mesmo com os seus funcionários mais simples, o eSocial é constantemente atualizado para trazer mais facilidades.

A versão 2.5 do eSocial foi atualizada para versão S-1.0 no mês de julho do ano passado (2021). A nova versão simplificará a vida do contribuinte, para gerar mais facilidade no cumprimento das obrigações.

Segundo o Governo Federal, com a nova versão o sistema foi simplificado, diversos campos foram excluídos e uma série de regras (em especial no fechamento da folha) foram flexibilizadas. 

Todas essas mudanças tornaram o sistema do eSocial mais fácil e ágil para os empregadores brasileiros.

Prorrogação do Período de convivência de versões do eSocial

A convivência entre a versão mais antiga do eSocial, a 2.5, e a versão atualizada, a S-1.0, terminaria no mês de março deste ano, porém, isso mudou, agora o período de convivência entre as versões só terminará a partir de 23/05/2022.

A partir de 23 de maio de 2022, somente eventos enviados na versão S-1.0 serão recebidos pelo eSocial.

A maioria dos empregadores já se atualizou e já se adaptou a nova versão, entretanto, alguns empregadores ainda utilizam a versão 2.5, por este motivo o período de convivência de versões do eSocial foi prorrogado.

Quem ainda não se atualizou com a versão simplificada, deve atualizar logo o seu sistema de gestão de folha.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Comentários estão fechados.