Realizada com mais de 900 empresas, pesquisa da Arquivei também aponta que 63% das empresas tem dificuldade em reconhecer “notas frias”

Visando mostrar a importância da gestão inteligente de documentos e notas fiscais, a Arquivei, plataforma para armazenamento, organização e consulta desses dados, fez uma pesquisa com mais de 900 empresas, de diversos tamanhos e segmentos, para entender quais suas principais dificuldades no setor fiscal, referente às NFs e aos documentos de uma forma geral.

A pesquisa revela que 78% dos entrevistados não recebiam todos os documentos e notas fiscais emitidos contra seus CNPJs, o que pode gerar uma desorganização no setor fiscal e, consequentemente, problemas junto ao fisco. Outro dado importante da pesquisa é que 63% das empresas responderam que tinham dificuldade para reconhecer notas indevidas emitidas contra elas, as famosas “notas frias”, e passaram a perceber esse tipo de fraude com o gerenciamento correto dos dados fiscais. Destes, 58% alegam que passaram a notificar à SEFAZ (Secretaria da Fazenda), por meio da “Manifestação do Destinatário da Nota”, sobre o desconhecimento dessas notas fiscais indevidas, reportando a fraude ao órgão responsável.

Mais da metade dos entrevistados afirmaram que cobravam, por telefone ou e-mail, a emissão das notas fiscais de fornecedores e, ainda, aguardavam o recebimento do Danfe – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) -, uma representação gráfica da NFe, já que o documento com validade jurídica é totalmente online, para depois baixarem o XML da nota fiscal eletrônica manualmente pelo site da Secretaria da Fazenda, ainda assim, sem garantia de ter recebido todas notas emitidas contra seu CNPJ.

Outra dificuldade encontrada pelas empresas gira em torno das notas canceladas. O levantamento aponta que 80% dos entrevistados não faziam ideia de quando uma nota fiscal era cancelada. 70% deles citaram que ficavam checando manualmente o site da SEFAZpara garantir que as notas seriam canceladas e admitiram que o processo era falho.

“Estes dados demonstram como as empresas ainda não conseguem gerir de forma adequada seu fluxo de notas e documentos fiscais, tantos os emitidos, como os recebidos. Além de todo o retrabalho e investimento de tempo das equipes, há questões legais que podem comprometer a atuação da empresa”, pontua Christian de Cico, CEO da Arquivei.

Criada em 2014, em São Carlos, interior de São Paulo, a Arquivei, atualmente, processa mais de 6% de todas as notas fiscais emitida por mês no país, e conta com clientes como Riachuelo, Batavo, KraftHeinz, Grupo Boticário, Epson, entre outros.

Sobre a Arquivei

Arquivei é uma empresa que fornece plataforma de armazenamento, organização e consulta de informações de notas fiscais. Criada em 2014, surgiu para suprir uma dificuldade das empresas na gestão mais eficiente de seus dados fiscais. Com sede em São Carlos, interior paulista, a startup também oferece um banco de dados de fácil acesso para todas as áreas da companhia.

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